Bibliografia TCU – Prof Oscar Lima

Pessoal, ainda não tive tempo de ver bem o edital, mas, dando uma passada rápida, posso sugerir as bibliografias abaixo. Assim que der, farei uma análise mais detalhada.
DIREITO CIVIL:
Sinopses da Saraiva, vol. 1, vol. 5, vol. 6-tomo I e vol. 6-tomo II. Notem que não é necessário ler tudo desses volumes, só o que constar do edital. No livro 6-tomo I, por exemplo, parece-me que não é preciso ler sobre os contratos em espécie, o que reduz em muito o n.º de páginas a serem lidas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL:
Sinopses da Saraiva, vol. 11, e Hely Lopes Meirelles – Mandado de Segurança e outras ações. Não conheço esse livro que falaram do Misael Montenegro Filho (Editora Método). Se for bom e abranger todo o edital, será uma boa.

DIREITO PENAL:
Sinopses da Saraiva, vol. 7, e leis secas. Quanto à Lei 8.429/92, há um artigo meu sobre o assunto no site da Editora Ferreira. Se sentir dificuldade em entender alguns pontos do vol. 7 (às vezes isso acontece), o livro do Fernando Capez é bom para sanar dúvidas pontuais. Na verdade, ele é muito bom, mas com a falta de tempo fica inviável estudar por ele, já que o livro não é pequeno.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS:
1 Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis de acordo com a Deliberação CVM n.º 539, de 14/3/2008.

LER A DELIBERAÇÃO. VOU DAR UMA OLHADA MELHOR NELA DEPOIS E VERIFICAR OS PRINCIPAIS PONTOS.

2 Diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira. O papel da informação não-financeira no processo gerencial. Balanced Scorecard. Conceitos fundamentais em custos. Custo de oportunidade, custos imputados e custos perdidos.

VOU PESQUISAR UMA BIBLIOGRAFIA DE CONTABILIDADE GERENCIAL. A CONTABILIDADE GERENCIAL É A VOLTADA PARA OS USUÁRIOS INTERNOS DA EMPRESA, SEUS ADMINISTRADORES, PARA O AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS. A CONTABILIDADE FINANCEIRA É A NOSSA VELHA CONHECIDA CONTABILIDADE COMERCIAL OU GERAL, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA OS USUÁRIOS EXTERNOS.

3 Demonstrações Financeiras de acordo com os art. 176 a 188 da Lei n.o 6404/76 (texto atualizado).

RICARDO FERREIRA – CONTABILIDADE AVANÇADA E INTERMEDIÁRIA (ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS DA LEI 11.638/07!)
ED LUIZ FERRARI – ANÁLISE DE BALANÇOS
VER AINDA MEUS ARTIGOS NO SITE DA EDITORA FERREIRA SOBRE DFC E DVA.

4 Avaliação de investimentos em coligadas e controladas de acordo com os art. 248 a 250 da Lei n.º 6.404/76 e Instrução CVM n.º 247, de 27/3/96 (texto consolidado).

RICARDO FERREIRA – CONTABILIDADE AVANÇADA E INTERMEDIÁRIA (A INSTRUÇÃO DA CVM ESTÁ NO LIVRO) (ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS DA LEI 11.638/07!)

5 Análise do retorno sobre o capital empregado: componentes do retorno sobre o capital empregado, retorno sobre o ativo, alavancagem financeira e retorno sobre o patrimônio líquido.

RICARDO FERREIRA – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
ED LUIZ FERRARI – ANÁLISE DE BALANÇOS

6 Análise da rentabilidade. A equação de DuPont e seus componentes: margem operacional e giro do ativo operacional, análise da formação da margem operacional. Análise da qualidade do lucro líquido.

VOU PESQUISAR UMA BIBLIOGRAFIA. A EQUAÇÃO DUPONT É A FORMA DE CALCULAR O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO POR MEIO DA MULTIPLICAÇÃO DA MARGEM PELO GIRO. A QUALIDADE DO LUCRO LÍQUIDO TEM A VER COM O PRAZO DE REALIZAÇÃO FINANCEIRA DO LUCRO REALIZADO ECONOMICAMENTE.

7 Análise de liquidez: análise do fluxo de caixa, análise do ciclo operacional e análise do ciclo financeiro. Análise do índice de cobertura das despesas financeiras líquidas.

VOU PESQUISAR UMA BIBLIOGRAFIA. SOBRE CICLO OPERACIONAL E CICLO FINANCEIRO, EU FALO ALGUMA COISA EM MINHA AULA INTITULADA “ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO”, NO SITE DA EDITORA FERREIRA.

8 Análise horizontal e vertical. Análise de tendências. Grupos de comparação. Limitações da análise por indicadores.

RICARDO FERREIRA – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
ED LUIZ FERRARI – ANÁLISE DE BALANÇOS

Assim que eu tiver um tempinho para analisar de forma mais detida o edital e pesquisar algumas bibliografias, voltarei com novas sugestões.

Bons estudos a todos. Rumo ao TCU!!

Oscar Lima

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *