Atribuições dos Auditores de TI da RFB

Marcia de Paula escreveu:
Sempre tive dúvidas sobre o que os Auditores da área específica de T.I. realmente fazem no dia-a-dia.. Alguém sabe?
M.

Segue um breve resumo:

  1. Não existe distinção entre as funções de Analistas e Auditores na TI (Prato cheio para confusão…);
  2. Você faz TUDO e NADA. TUDO que envolver TI e quase NADA específico;
  3. Programar? Esqueça! Você vai ser gestor, sua função é gerenciar alguns sistemas diretamente e a atuação do pessoal do SERPRO em outros;
  4. Quanto maior a arrecadação, mais organizada é a TI. A 3RF (CE, PI e MA) corresponde a 1% e SP a mais de 50%, já deu para notar o tamanho da diferença;
  5. Sempre rolam viagens e cursos, mas a mobilidade depende de quão central você está. Não espere que estando lotado em Bacabal, vão lembrar de você quando surgir uma rara oportunidade internacional;
  6. Você faz praticamente o que quer, esse é o grande diferencial da RFB, talvez por isso digam que é o melhor órgão. Por ser muito grande, você normalmente escolhe onde atuar e em que momento (também depende da centralização e do seu chefe). Se quiser papel, tem. Se quiser participar de operação, vai, etc.
  7. Falando mais especificamente de mim. Estou lotado na Superintendência, nível administrativo imediatamente inferior ao Órgão central. Sendo assim, é fácil conseguir viagens nacionais (quando se quer, pois a diária é uma miséria), estou envolvido em praticamente em todos os projetos de infra-estrutura da 3 Região Fiscal junto com outro Analista.
  8. Atualmente, estou gerenciando o projeto de troca de todos os ativos (em andamento), tentando engatar o projeto de revitalização do cabeamento (dificuldades licitatórias), sou responsável por responder consultas nacionais sobre certificação digital e fui designado para o grupo de trabalho (GT) do BSC-TI da RFB.
  9. Por último, não falta infra-estrutura de trabalho, basta motivar devidamente os pedidos. 😉

Então, o que vocês estão esperando?

Vém pra Receita vocês também. Vém! 😉

Bons Estudos!

WC

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Márcia disse:

    Que surpresa! Minha pergunta veio parar aqui.. =) De qualquer forma muitíssimo obrigada pela resposta! 😉

    M.

  2. Rapaz,

    Eu não tenho nada concreto, mas apostaria em vagas de TI para Analista. Já para Auditor, acho mais difícil, mas não impossível.

    Mas são só suposições!

    Bons Estudos!

    WC

  3. Andre disse:

    Walter,

    E como está a expectativa para vagas de TI, Auditor e/ou Analista ?

    Abraço

    André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *