Livro – Técnicas Para Gerenciamento de Projetos de Software

Pessoal,

O livro possui qualidades. Seu ponto forte, em minha opinião, é abordar temas ainda pouco explorados nos  como FDD, XP, SCRUM e APM. Lembro-me no momento apenas do livro de Engenharia de Software do Pressman em sua 6a. edição que traz em seu conteúdo alguns dos itens que mencionei.

http://www.brasport.com.br/index.php?Escolha=8&Livro=L00236

Como pontos fracos eu citaria o capítulo sobre o PMBOK, pois trata-se apenas de um resumo do material oficial, poderia o livro realizar um alinhamento do PMBOK com o gerenciamento de projetos de software através do estudo de caso de alguma empresa, por exemplo, que utilize as disciplinas do PMBOK no desenvolvimento de projetos de software.

O capítulo do UP possui um erro crítico, foi adicionado uma quinta fase. Além das conhecidas fases de iniciação, elaboração, construção e transição, o livro incorpora uma fase chamada de “Distribuição” na página 230. De onde vem isso ???? : ))

Como qualquer material de estudo devemos estar alertas quanto aos eventuais erros. Ao ler sobre um tema, sempre é bom comparar as palavras do autor soba  luz de um livro de referência máxima sobre o assunto (Unified Process), no caso:
The Unified Software Development Process escrito por: Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh

Vale a pena ler a obra de forma seletiva, principalmente nos capítulos que citei positivamente. Os processos de metodologias ágeis estão sendo cada vez mais abordados pelas bancas examinadoras.

Bons estudos

Jaime Correia

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *