Bibliografia? Tá contigo, Professor! :)

Caros Alunos,

Gostaria de fazer um alerta. Não adianta mandar a ementa do concurso para mim acompanhada de uma pergunta genérica sobre a bibliografia esperando ganhar tudo mastigado. No máximo, vai conseguir uma resposta também genérica.
Primeiro, porque meu tempo é escasso (conta uma nova…). Segundo, porque preciso sentir firmeza do aluno para ver se ele está interessado realmente e, assim, ganhar empolgação para me dedicar à resposta. Afinal, se nem ele estiver muito preocupado com o concurso, imagine eu… 🙂 Às vezes, tenho a nítida sensação de que alguns alunos acham que eu sou um processador no qual você insere o edital e a bibliografia sai prontinha. Por enquanto isso AINDA não é possível, mas estou elaborando ferramentas para automatizar ao máximo as indicações de bibliografias e compensar minha falta de tempo. Como exemplo de alguns embriões dessas ferramentas, podemos citar as enquetes, os favoritos e os Livros de TI selecionados. Porém, vou procurar automatizar o processo ainda mais. Aguardem! – “Professor, e como eu posso transmitir essa tal firmeza da qual o senhor falou?” Respondo. Por exemplo: fazendo uma pergunta específica de cada vez sobre determinado tópico (mesmo que a ementa do edital venha junto) mostrando que pelo menos você o leu; perguntando se a bibliografia que você já tem é a mais indicada ou se eu indicaria outra, mostrando que você já pesquisou;  ou seja, interagindo. O que não pode é o famoso “Venha a nós e nada de vosso reino”. Espero que entendam esse meu pedido, pois prefiro não responder determinados questionamentos os quais demandariam um verdadeira tese de doutorado, do que respondê-los de forma insatisfatória.

Bons Estudos!

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *