Curso Online

Caros Amigos,

Faz tempo, venho sendo cobrado e planejo fazer cursos online. Inclusive, já tracei alguma diretrizes:

  • Seriam cursos de resoluções.
  • O material seria apresentado em trasparências.
  • Atacaría algum concurso de peso como o de PCF-PF.
  • Eventos semanais.

Porém, preciso saber de vocês:

  • Quais funcionalidades devería haver no ambiente virtual?
  • Como deveria ser a dinâmica (Ex. mostra as questões na aula anterior e a resolução na aula seguinte?
  • Como seria a abordagem? (Ex. Por matéria, por prova? )
  • Outras coisas que acharem pertinentes e dinamizem o processo.

Preciso que os senhores se manifestem através dos comentários para que me ajudem a definir isto melhor. Como incentivo, aqueles que que enviarem sugestões poderão ser convidados a participar do evento piloto, de acordo com a relevância do comentário.

Fico no Aguardo! A hora é essa!

Walter Cunha

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Nívea disse:

    Para mim o ideal seria que os cursos fossem divididos por matéria, assim poderia selecionar só assuntos que interessariam para o concurso que eu fosse prestar, em vez de comprar um curso “completo” no qual estaria pagando por alguns assuntos que talvez nem fossem exigidos, ou algum que tivesse um assunto que já dominasse.
    É essencial que seja disponibilizado um pdf com o resumo das aulas.

  2. Eduardo disse:

    Olá Walter, a idéia de aulas online me agrada bastante…
    – o estilo das palestras online do companyweb é bem legal: mostra a apresentação dos slides e o áudio do professor, ao final é aberto espaço para perguntas, além disso é tudo gravado e disponibilizado para visualizações posteriores. Isso ainda pode ser ampliado para aceitar perguntas durante a aula: o aluno pede permissão (acionando um flag) e, após a liberação do professor, pode fazer sua pergunta; ou então enviar a pergunta escrita para o prof., que, se achá-la pertinente, responde-a durante a aula.
    – Talvez não seja interessante seguir uma prova inteira, então acho que é melhor selecionar cuidadosamente algumas questões que representem bem a matéria e dê bons exemplos do conteúdo cobrado e como é cobrado, visando determinado concurso e estimando um tempo pré-determinado (acho que duas aulas de 1,5 hora por semana está bom). A divulgação dessas questões com antecedência é fundamental.
    – Poderia ficar aberto um chat após a aula, mesmo que o prof. não permaneça online, para interação dos alunos – o ambiente continuaria sendo produtivo após a aula…

  3. Walter Cunha disse:

    Pedro,

    Obrigado pela idéia! Certamente ela é válida. Mas, restaria uma dúvida: o que me levaria então a me esforçar e me privar de fazer outra coisa mais prazerosa (família, praia, comer tapioca, etc), já que eu quase não dou aula presencial? Tenho convite do pessoal do “Eu Vou Passar” e, de fato, os professores não receberem nada, por enquanto, e isso foi justamente o que me fez congelar o aceite. Os professores de lá usam a idéia como divulgação de suas aulas presenciais e o apurado é utilizados pelos Sérgio e pelo João para amortizar os custos de investimento. E no meu caso? 🙂 Estou planejando postar artigos lá no curto prazo, se ainda me aceitarem, mas não posso ficar sem ganhar com os outros materiais produzidos. Mas a idéia não é arrancar as calças do aluinos e incentivar a pirataria. Vou procurar ser justo comigo e com vocês, mas, com certeza, não vai ser o programa “Falta de Material Zero”. 🙂 . Acho que podemos chegar a um denominador comum, mas, se não der, paciência, a amizade será a mesma. 🙂

    Obrigado pela colaboração e Bons Estudos!

  4. Walter Cunha disse:

    Saulo

    Nossas resoluções já são assim. Respondemos as questões e colocamos pequenos e fundamentais resumos sobre o tópico. Mas a idéia é continuar com as transparências e não com textos como os do PC, eu não teria esse fôlego, principalmente no início. Antes de produzir um texto longo, prefiro partir para vídeo-aulas.

  5. Walter Cunha disse:

    Tiago,

    Os materias ficarão abertos para downloads sim, mas serão em PDF (Slides) por enquanto. Mas planejamos futuramente ter vídeo-aulas.

  6. Pedro disse:

    Acho muito interessante a idéia. Só tenho receio do preço…Derepente inviabilize o projeto. O público da TI não é tão grande comparado como uma área jurídica ou administrativa.

    Citando o “Eu vou Passar” acredito que eles não tenham lucro, mal deve dar para pagar os custos de hospedagem/edição com o dinheiro arrecadado. E devido ao baixo preço, não vejo ninguém piratear, nem repassar o material deles. Os demais materiais a venda na internet devido ao alto preço cobrado acaba por incentivar a pirataria dos mesmos.

    Que tal tentar uma parceria com o Eu vou passar e deslanchar o projeto (beneficiente) de vez ?

    É só uma idéia e respeito a sua qualquer que seja.
    🙂

  7. Saulo disse:

    Walter, têm alguns cursos de resolução de exercícios de TI no mercado do tipo questão-resolução e só, com pouca ou quase nenhuma teoria.

    Mas eu não conheço (não me lembro, pelo menos) nenhum curso de exercícios de TI que se aproveite das questões para adentrar na teoria.

    Deu para entender a diferença?

    Se você notar as aulas de exercício do Ponto dos Concursos (já vi algumas de direito) dá pra notar que eles apresentam uma questão, dão a resposta e falam, às vezes, duas ou três páginas sobre o assunto.

    Enfim, é uma aula de exercícios com um conteúdo teórico interessante.

    Abs, Saulo Jansen.

  8. Tiago disse:

    Eu acho interessante que seja possível o aluno ter as aulas a sua disposição para poder ver e rever quantas vezes achar necessário. Entretanto, em relação ao fato de ser online há diversas vantagens. Por isso, a minha sugestão é de que seja adotada uma rotina de aulas online com alguns conteúdos e a maior da matéria disponibilizada em video-aulas. O skype é um grande advento dos dias atuais, com ele é possível estabelecer conferências entre diversas pessoas com video e voz e ainda por cima de graça!

    Abraço

  9. Gilmar disse:

    Quais funcionalidades devería haver no ambiente virtual?
    Acompanhamento de desempenho;

    Como deveria ser a dinâmica (Ex. mostra as questões na aula anterior e a resolução na aula seguinte?
    O exemplo é perfeito!

    Como seria a abordagem? (Ex. Por matéria, por prova? )
    Por matéria, focando determinado concurso. Adorei o exemplo de PCF-PF!

    Outras coisas que acharem pertinentes e dinamizem o processo.
    O mais rápido possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *