EVP: (ESAF/STN 2005/AFC- TI) Questão 04 – Rede de Computadores

 

Caros Alunos,

 

Alguns avisos:

 

*Saiu o edital do SERPRO (CESPE), o qual, ainda mais depois do novo aumento, tende a ser um dos concursos mais atrativos do ano. Estamos preparando um material focado nesse concurso. Aguardem!

*A partir de agora, uma vez que dei o meu recado, vamos começar a resolver várias questões e intercalar alguns artigos de estratégia no meio (no máximo 1/5). Sintam-se à vontade, de enviar as dúvidas!

 

Vamos ao que interessa, então!

 

(STN 2005/AFC- TI) Questão 04 – Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos gerais de informática:

I. Em uma rede um Hub funciona como um servidor que hospeda os arquivos ou recursos (modem, impressora, etc.) que serão acessados pelos demais micros da rede.

II. O processo denominado Dual Boot permite a instalação de dois ou mais sistemas operacionais diferentes no mesmo computador. Em geral é instalado um gerenciador do boot, que pergunta qual sistema deve ser inicializado cada vez que o computador é ligado.

III. Fast Ethernet é a especificação para redes Ethernet de 100 Megabits. As placas Fast Ethernet não mantém compatibilidade com as placas antigas e suas exigências de cabeamento tornaram-se mais rígidas, sendo suportados apenas cabos coaxiais e os cabos de par trançado categoria 3.

IV. Um Driver é um conjunto de rotinas que permitem ao sistema operacional acessar um determinado periférico. Ele funciona como uma espécie de tradutor entre o dispositivo e o sistema operacional ou programas que o estejam utilizando.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a) I e II            b) II e III        c) III e IV        d) I e III        e) II e IV

 

Comentarios:

I – Absurda. HUB – ativo que tem por função básica apenas interligar os computadores de uma rede local. Recebe dados vindos de um computador e os transmite a todas as outras máquinas a ele conectadas

II – Perfeita! Muito usado para acomodar Linux e Windows no mesmo computador.

III – Falsa. As tecnologias da família de protocolos Ethernet guardam compatibilidade entre si e com cabos de coaxiais. Além disso, os de categoria 3 são incapazes de suportar o padrão Fast (100Mbps).

IV – Perfeita. Definição correta de driveR!.

 

Por hoje é só! Agurado suas duvidas e comentarios!

 

Walter Cunha

[email protected]

http://www.waltercunha.com/blog

 

 

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *