Cargos: Perito Criminal Federal

 

Nome: Ulisses Kleber

 

Órgão/Cargo: DPF/Perito Criminal Federal

 

Ano de Aprovação: 2004

 

Lotatação: SETOR TÉCNICO CIENTÍFICO/BELÉM/PA

 

Breve histórico de concurseiro:
Me graduei em Eng. Eletrônica no ITA em 1998. Servi no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (FAB) como oficial e era feliz no meu trabalho, mas o salário… 🙁 . Comecei a estudar para a área fiscal, pois vários colegas haviam tido sucesso, mas percebi que esta não era a minha praia. Fiz o concurso de 2001 para Perito da PF e não passei, mas isso serviu como motivação para o concurso de 2004, pois sabia os meus pontos fracos e como superá-los. Tomei posse em Jan/2008 e agradeço a Deus a recompensa por cada noite mal-dormida, cada fim de semana devorando livros e minha ausência da família.


Atividade Diária: Num dia normal, eu chego 08:00hs, leio meus e-mails, boletim de serviço do DPF, etc.. Vejo minhas pendências de exames/laudos e dou prioridade nas mais urgentes. 12:00hs, vou almoçar em casa e levar o garoto ao colégio. 14:00hs, volto ao trabalho e, entre um cafezinho e outro, mais exames/laudos. 18:00hs, vou para casa feliz sabendo que cumpri o meu dever ajudando a fazer justiça neste país tão injusto. Entretanto, não há rotina de trabalho pela própria característica da atividade pericial, nenhuma semana é igual à outra. No ambiente de trabalho, com exceção do Chefe, não há hierarquia entre Peritos, o que cria um ambiente aprazível.

 

Áreas de Atuação: Por formação, minha especialidade é na área de audiovisual e equipamentos eletrônicos, mas há o que chamamos de exames de “clínica geral”, como documentoscopia, veículos, etc. em que todos estão aptos a realizar. Há também a participação em operações policias e outras atividades afins.


Principais Projetos em Andamento: Estamos concluindo a construção do laboratório de audiovisual e equipamentos eletrônicos.

 

Possibilidade Viagens: Para o interior do estado realizar perícias itinerantes, para Brasília participar de cursos, seminários,etc, e para qualquer lugar do país no interesse do DPF.

Atualização: Há cursos específicos por especialidade e o Departamento incentiva programas de mestrado/doutorado com aplicações periciais.

 

Dicas para Aprovação: Falar para uma concurseiro estudar toda a matéria contida no edital seria muito genérico. Tenha em mãos bons livros, apostilas, material didático (com a internet isso é fácil e não digam que eu falei de Emule) e um local adequado para estudar. Relacione por tópico as matérias contidas no edital. Pesquise em todo o site do CESPE (no meu caso) provas afins da área, eu disse todas: sem importar-se com o cargo ou nível superior, técnico, etc. Para cada item de questão de prova, estude o tópico relacionado e anote num caderno seus “bizus” sobre o assunto (seus “bizus” nos dias que antecedem a prova serão de grande valia, pois você não perderá tempo estudando em livros). Reserve alguns dias para resolver as provas como se fosse o dia do exame, marcando tempo, sem ir ao banheiro, atender celular, etc. No caso da PF vale dizer “mente sã, corpo são”, esteja bem fisicamente, não é brincadeira, no dia do exame físico, 3 caras no meu grupo de 15 não conseguiram fazer 2 barras. E por último e mais importante: esteja bem consigo mesmo no dia da prova, tenha certeza de que você estudou, se dedicou e fez tudo o possível para se preparar e ser aprovado, fique tranqüilo e como diz a oração “Segura na mão de Deus e vai…”.

 

Mensagem de Incentivo aos candidatos: Perito Criminal Federal – o melhor cargo público na área de engenharia: a CREDIBILIDADE da instituição, autonomia de trabalho e plano de cargos e salários digno e compatível com a função.

 

 

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Ricardo disse:

    Ulisses parabéns pela conquista, sou formado em proc. de dados e pretendo fazer concurso para perito federal. você poderia dar umas dicas de livros na área de informática para que se possa estudar?
    agradeço desde já pela força.
     
    sds,

  2. Lacerda disse:

    Ulisses

    Seu gagazeiro imundo!  : )

    Entra em contato comigo.

    Lacerda
    PS:  Fico feliz por você! Você merece!

  3. Ricardo Villarroel disse:

    Ulisses, também sou engenheiro eletrônico e vou tentar a área 2 (igual a sua). Você poderia dar alguma dica de bibliografia ou algum livro especifico para estudar pra prova, digamos sobre GSM ou mesmo Antenas. Eu perco muito tempo, mas é inevitavel estudar por livros. Eu tento filtrar ao máximo e focando no concurso. Qualquer dica é importante sobre isso. Obrigado

  4. Edvania Paula disse:

    Ulisses,
               Bom dia, sou uma aluna  de biomedicina da Faculdade Leão Sampaio, do Juazeiro do Norte -CE, fiquei muito contente com os seus depoimentos e me deixou mais confiante, sobre a area que quero(pericia criminal)… pois sempre desejei escutar sobre o dia-a-dia de uma pessoa q já está na profissão q eu tanto almejo… espero sinceramente que um dia possa me sentir uma pessoa realizada, como vc…   

  5. Eliaquim disse:

    Ulisses,

    Acompanho alguns fóruns e algumas pessoas falam que serão pouquíssimas vagas para Perito no próximo concurso (devido ao aproveitamento dos excedentes do concurso de 2004). Qual sua opinião em relação a isso?
    Confesso que essa notícia, juntamente com o fato de aparentemente o concurso estar bem perto, desanima um pouco.

    Obrigado!

  6. Daniel disse:

    Ulisses, muito legal seu depoimento, obrigado! Espero poder escrever um desses em um futuro próximo. Tenho uma pergunta, você tem 2 horas de almoço? é obrigatório fazer esse horário? Prefiro fazer 1 hora e sair mais cedo.
    Outra pergunta é sobre o tempo para exercícios físicos. Já ouvi dizer que 10% do seu tempo, vc pode gastar com exercícios físicos. Gostaria de saber se é assim mesmo? é fácil sair 1 hora mais cedo pra ir pra academia ou algo similar?

    • Walter Cunha disse:

      Seguem as respostas do Ulisses:

      “Respondendo as perguntas..

      1-Tenho uma pergunta, você tem 2 horas de almoço? é obrigatório fazer esse horário? Prefiro fazer 1 hora e sair mais cedo.
      –> Vc tem que cumprir a jornada de 40hs/semanais equivalente a 8hs/dia, preferivelmente de 08:00-12:00 e 14:00-18:00, com intervalo de 2hs de almoço… o que ocorre é que vc tem a flexibilidade de acertar com seu Chefe a sua jornada. Não há problema de almoçar apenas 1h, 30min, ou comer uma quentinha no próprio trabalho, ou sair/chegar 1hora cedo/tarde. O importante é vc deixar claro que vc está cumprindo a jornada… mas também não fica ninguém no seu pé, contando os minutos pra saber se vc está cumprindo o horário certinho, ok… (pelo menos aqui 🙂 !!)

      2-Já ouvi dizer que 10% do seu tempo, vc pode gastar com exercícios físicos. Gostaria de saber se é assim mesmo? é fácil sair 1 hora mais cedo pra ir pra academia ou algo similar?
      –> Há uma Instrução que prevê que o funcionário tem direito a 4hs de exercícios semanais (dentro das 40hs) sendo dois dias de 2hs, assim vc acerta com a Chefia como for melhor.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *