Analista TRE-MA (Republicação)

 

Nome: Fábio Ribeiro Santiago

Órgão/Cargo: TRE-MA / Analista Judiciário – Análise de Sistemas

Ano de Aprovação: 2006

Lotação: Seção de Banco de Dados/São Luis/MA

Formação: Formado em Ciências da Computação pela UECE (Universidade Estadual do Ceará ) e atualmente fazendo especialização à distância em Engenharia de Software com ênfase em Software Livre pela UFLA ( Universidade Federal de Lavras – MG )

Breve histórico de concurseiro: Fiz muitos concursos, mas, muitos mesmo!
Em muitos não atingi nem o perfil. Em muitos, eu fiquei bem colocado. Fiz concursos da área de TI e concursos fora da área também ( talvez tenha errado ao adotar essa estratégia de sair da área ). A lista abaixo são dos concursos em que fui realmente chamado para tomar posse.
07º lugar ANS ( Agência Nacional de Saúde )
03º lugar no SERPRO/CE – Tomei posse e trabalhei durante 7 meses.
06º lugar TRE/MA – Tomei posse em 2006 e estou até hoje.
02º lugar Técnico Receita Federal/5ª. Região
01º lugar TRE/AP


Atividade Diária:
Trabalho atualmente na seção de Banco de Dados e todos os TREs utilizam ORACLE. Criamos as contas de usuários, Analisamos os modelos de dados dos sistemas desenvolvidos pela Seção de Análise e Desenvolvimento antes de entrarem em produção, Elaboramos consultas, Apoiamos a seção de Estatísticas Eleitorais, Somos responsáveis pela elaboração e implementação da política de backup. Somos responsáveis pelo monitoramento dos recursos do Banco de Dados com relação a performance, crescimento dos dados, etc.

Atividades durante eleição: O TRE tem um funcionamento diferente durante os períodos eleitorais. Nos anos eleitorais, mais ou menos de Julho a Novembro, todos os servidores desempenham outras funções, algumas, não estão nem relacionadas com TI. Nas últimas duas eleições, trabalhei coordenando técnicos de transmissão satélite. Desempenhei atividades que jamais tinha desempenhado, como planejar e ministrar treinamentos, atuar na logística de equipamentos, acompanhar testes de campo. Você tem que cuidar de todos os detalhes, desde a compra de pilhas para as lanternas que serão distribuídas até o suporte que será dado no dia da eleição.
Áreas de Atuação: Administração de Dados.

Principais Projetos em Andamento: Há um projeto para digitalização de todos os processos, que irá envolver diretamente a seção de banco de dados. Também temos projetos para implementação de um datawarehouse.
Possibilidade Viagens: existe, dependendo de onde você atua. No período eleitoral, se você quiser fazer parte do grupo de instaladores, poderá percorrer boa parte do Maranhão. São viagens de 9, 10, até 15 dias, mas o trabalho é duro.
Atualização: Incentivo financeiro de 7,5% do vencimento para especialização, 10% para mestrado, 12% para doutorado; Não há muita oferta de treinamentos na área de TI. Temos que correr atrás, preparar um projeto básico, e convencer o setor financeiro a aprovar o projeto básico.

Dicas para Aprovação: Existem muitas. Tem gente sobrevivendo só de dar dicas para aprovação em concursos. J A minha é: Procure se conhecer e se planejar para tirar maior proveito nos estudos. Monte uma estratégia para cada concurso que pretende fazer. A estratégia adotada para correr os 100 metros é diferente da estratégia adotada para correr os 800 metros. Procure se conhecer e montar a melhor estratégia.


Mensagem de incentivo aos candidatos:
Na área de TI, considero os tribunais os cargos de nível 2. Você tem estabilidade, ganha bem, e, no caso do TRE, em anos não eleitorais, você trabalha em média 6 horas por dia. A remoção é muito complicada e ainda falta ser regulamentada. Isso é um fator que pesa pra quem não quer morar longe da família. E quais são os cargos de nível 1 ? Na minha opinião, Perito da PF, Auditor da Receita e Analista do TCU. Nesses, pode pendurar as chuteiras.

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Rodrigo Macedo disse:

    Muito legal.. Você lembra quantas vagas era para analista no tempo que fez o concurso? E quantos candidatos foram nomedos da lista de aprovados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *