Nova Colaboradora: Terezinha Rego – Mapas Mentais

ATENÇÂO! O cupom “TIMASTERS” proporciona 15% de desconto no Mapas e Questões (http://goo.gl/k33rq)

 

Olá Pessoal, estudo para concursos há algum tempo associando mapas mentais e questões anteriores. Aqui no blog vou colocar algumas questões dos assuntos RFB com mapas mentais relativos.

Fazendo minha apresentação: meu nome é Terezinha comecei a pensar em fazer concursos em 2001, logo depois que me formei.

Em 2001 fiz o concurso para fiscal prefeitura de Natal,
não acertei nada de contabilidade e me dei mal nas outras.

Entrei num cursinho e comecei a me preparar para fisco RN. Meu principal método de estudo era: ler a teoria, fazer o mapa mental, resolver questão, atualizar o mapa mental.

Fiz alguns concursos que não passei, mas estava chegando mais perto.

Em 2002, saiu o concurso para fisco/AL, como estava estudo para essa área fui fazer para testar. Era prova Cespe (uma errada anula uma certa). Fiz a prova super tranquila, só fiz o sabia, o que não tinha estudado, nem li o enunciado. Resultado foi que passei, como era ano eleição, chamaram rapidinho para não perder os prazos. No mesmo ano fui chamada para Petrobrás, um concurso que tinha feito no ano anterior e nem lembrava mais.

Como queria voltar para Natal, fiz mais um monte de concursos. Os para tribunais, acontecia algo interessante, até passava para analista, mas ficava lá atrás. Para técnico, teoricamente mais fácil, às vezes nem passava. Conclusão, parei de fazer prova para técnico.

Passei no fisco/RN em 2003, mas o concurso foi anulado. Em 2004, quando saiu o novo concurso, por algumas questões pessoais não estudei direito e acabei ficando no ponte de corte.

Em 2005 fiz o fisco/PB, apesar de não ter ficado nas vagas, espero ser chamada na próxima turma do curso de formação.

No final de 2007 criei o blog Mapas&Questões (www.mapasequestoes.blogspot.com) para compartilhas minha experiência estudando com questões e mapas mentais. O retorno foi muito maior do que eu esperava e no começo de 2008 criamos o site Mapas&Questões (www.mapasequestoes.com.br)

Hoje estou na Sefaz/AL, com esperanças de ser chamada para PB e pensando se vou fazer Receita Federal.

O que aprendi:

# Também se aprende a estudar. Técnicas como leitura dinâmica, fotoleitura, mapas mentais, flash cards…escolha algumas que se adaptam melhor a você e aplique.

# Foco. Fazer todos os concursos que aparecem pela frente só estressa. Escolha uma área, de preferência ligado a sua formação e se dedique a ela.

# Faça questões. Muitas. Sempre. As provas são muito repetitivas. Além disso, assim você conhece melhor o examinador e não tem surpresas na hora da prova.

# Analise seus resultados. Quantos porcento você está acertando em cada prova? Em uma deteminada matéria, que assunto você acerta menos? A partir desses dados (numéricos e objetivos) ajustava o horário para disciplinas que mais precisava.

# Não desistir. Pode ser clichê, mas: “não se faz concurso para passar, se faz ATÉ passar”.

»crosslinked«

Terezinha

Bacharel em Ciência da Computação (UFRN), servidora pública estadual na Secretaria Executiva de Fazenda de Alagoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *