(CESPE/PCF – A3 2001) – Arquitetura dos Computadores

Saudações a todos.

Conforme havia prometido no post de apresentação, semanalmente comentarei um item de questões das provas para Perito Criminal Federal – Área 3.

Começo com a questão 22 item 1:

Questão 22– A programação dos primeiros computadores digitais era realizada em linguagem de máquina, o que restringia a poucos iniciados a quantidade de programadores, devido à necessidade de conhecimento profundo dos detalhes da arquitetura da máquina. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse assunto.

1 A criação dos chamados programas montadores, ou assemblers, simplificou a tarefa de programação de uma máquina, permitindo que se utilize uma linguagem simbólica, ou assembly, para a construção de programas a serem posteriormente convertidos para a linguagem de máquina pelo montador. Em função de sua ainda estreita relação com a arquitetura da máquina, as linguagens assembly são também específicas para cada tipo de CPU.

R: Farei uma pequena explanação para melhor entendimento. Espero que gostem e aprovem, ok?

Tradutores podem ser divididos em dois grupos, dependendo da relação existente entre a linguagem-fonte e a linguagem-alvo:

· Montador ( Assembler ): quando a linguagem-fonte (chamada linguagem de montagem ou ( assembly language) ) for uma representação simbólica para uma linguagem de máquina.

· Compilador: quando a linguagem-fonte for uma linguagem de alto nível (Java, C, …) e a linguagem alvo for uma linguagem de máquina ou uma representação simbólica dessa linguagem. Por exemplo, na compilação de um programa em linguagem C podemos optar por gerar o código de máquina e também o código montador (assembler).

Portanto, após os conceitos, percebemos que, a simplificação da tarefa de programação , ou seja, a facilidade de programar em linguagem de montagem ( Assembly language ), está no fato da utilização de nomes e endereços simbólicos em vez de binários, octais e hexadecimais. Assim, o programador de Assembly Language, só precisará lembrar-se dos nomes simbólicos.

Por último e respondendo a afirmação do item 1 da questão, vale a pena explicitar que , um programa em linguagem de montagem ( Assembly language ) só pode ser executado em uma família de máquinas (CPU’s ), pois as rotinas em linguagem assembly não são portáveis entre máquinas com unidades centrais de processamentos (CPU’s) diferentes. Ao passo que um programa escrito em linguagem de alto nível tem a capacidade de ser executado em muitas máquinas (CPU’s)

Bilbiografia:

  1. Organização Estruturada de Computadores A. S. Tanenbaum, 5a Edição, 2007
  2. C.Completo.e.Total.3ed.

Gabarito: C

Bons estudos e até a próxima…

»crosslinked«

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. thiago disse:

    Muito boa a explicação! Parabéns…Estarei acompanhando as questões resolvidas.

    Att,

    Thiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *