Cargos: AFC-CGU

Nome: Gledson Bezerra de Oliveira Rabelo
Órgão/Cargo: Analista de Finanças e Controle/Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Sistemas
Ano de Aprovação: 2006
Lotação: CGU/Brasília/DF
Breve histórico de concurseiro: SERPRO/ 10º lugar CGU/TI 2006.

Áreas de Atuação: As áreas de atuação são tão diversificadas que em algum momento você encontrará algo que sente prazer em fazer :).
Podemos dizer que existem quatro áreas em que o pessoal de TI pode atuar: Desenvolvimento de Sistemas, Infra-Estrutura de TI, Auditoria de TI ou o Setor de Inteligência da organização. Apesar de muitas vezes a escolha da área na qual você irá atuar não depender exclusivamente de sua vontade, conheço vários colegas que depois conseguiram mudar de área. Irei aproveitar que trabalho no desenvolvimento de sistemas para detalhar um pouco as sub-áreas de atuação: Desenvolvimento Java, .NET ou PHP; Desenvolvimento de Portais Corporativos (Zope/Plone); Especificação de Requisitos; Gerenciamento de Dados, Banco de Dados e Business Inteligence; Arquitetura de Sistemas; Gerenciamento e Definição do Processo de Software.

Atividade Diária: A atividade diária é o trabalho com o desenvolvimento de novos sistemas e a manutenção de sistemas existentes, algumas vezes também é necessário atender usuários, mas, nesse caso, trata-se apenas de suporte de segundo nível, pois existe uma central de atendimentos terceirizada. Essa atividade pode variar um pouco com a sua área de atuação, por exemplo, o pessoal de requisitos programa menos, o pessoal de banco de dados praticamente não programa. No meu caso específico, trabalho principalmente no desenvolvimento e na manutenção da arquitetura de software e na pesquisa de novas soluções e ferramentas para melhorar o ambiente de desenvolvimento. Um dos fatores que considero mais motivantes nas atividades do pessoal da área de desenvolvimento (e acredito que nas outras áreas também seja assim) é a liberdade para inovação: se você tem uma idéia nova para melhorar o trabalho de todos, ela não será simplesmente ignorada com uma frase ‘já temos o padrão’. Sempre gostei de trabalhar em empresas/órgãos em que eu pudesse sentir que realmente estava contribuindo e melhorando o trabalho dos demais, isso eu encontrei na CGU.
Principais Projetos em Andamento: Vou listar alguns dos projetos atuais (ou que serão executados em um futuro próximo), os quais considero bem interessantes: Definição do Processo de Desenvolvimento; Implantação do BI; Definição e Migração para Arquitetura Java; Integração com demais órgãos da AP através de Web Services (TI Controle); Processo Eletrônico.

Possibilidade Viagens: Para o pessoal de desenvolvimento, as viagens são raras. Já para o pessoal de Auditoria de TI, pode ocorrer uma ou outra viagem, mas não com grande freqüência.
Atualização: Apesar de eu achar que o órgão ainda tem que melhorar nesse aspecto, as oportunidades de participação em eventos como congressos, feiras, etc são bem recebidas, você mesmo pode propor e negociar sua participação. No tocante a mestrado, doutorado, existe um programa em que a CGU pode te liberar (parcial ou totalmente) e bancar sua pós-graduação. Apesar de não serem muitas vagas, não é impossível conseguir esse benefício. Neste ano, um colega de trabalho do desenvolvimento de sistemas conseguiu ir fazer seu doutorado nos EUA recebendo a remuneração do cargo.
Dicas para Aprovação: Como é um concurso que abrange várias disciplinas, é recomendável ter um bom conhecimento de todas elas, ou seja, estude bastante AFO, direito, português, etc; não fique apenas na informática!
Bibliografia Utilizada: Use as dicas bibliográficas do Walter!!! (http://waltercunha.com/blog/index.php/ranking/)
Mensagem de Incentivo aos candidatos: Se realmente a medida provisória dos reajustes salariais for cumprida pelo governo, a CGU terá um dos melhores salários da Administração Pública, o inicial chegará em torno dos R$ 14.000,00 em 2010. Outra boa notícia é que está sendo discutida a implantação do horário de 7 horas corridas com banco de horas, nos moldes do TCU.

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. agosto 25, 2015

    Stavanger-Catering.No

    Cargos: AFC-CGU – TI & Informática para Concursos Públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *