Avaliação do Produto: Mapas Mentais

Olá pessoal,

Recentemente, adquiri dois mapas mentais do Mapa e Questões Para Concursos Públicos [1]. O primeiro foi o de Redes e Segurança e o segundo foi de Gerência de Projetos. Neste post vou comentar desde o processo da compra pelo site, passando pelo recebimento do produto até a leitura dos mesmos.

Antes de tudo, achei muito interessante a idéia desses mapas, pois, com eles, é possível obter uma visão ampla dos conceitos de redes e segurança; e gerência de projetos. Uma vantagem de se utilizar esses mapas é que você aprende os conceitos olhando os ícones e na prova você acaba lembrando deles. Mas, também, não adianta focar apenas nos mapas, tem que estudar os conceitos por algum livro, apostila e não esquecer de fazer provas entre outros. O mapa é apenas um suporte para o estudo.

Bom, vamos ao que nos interessa:

Primeiramente, para adquirir um dos mapas é preciso se cadastrar no site. Feito isso, existem várias opções de mapas como: direito, português, informática (específica), entre outros. Depois de escolhido, existem algumas opções de pagamento. Nesse ponto, uma desvantagem é que não se tem a opção de boleto bancário, mas também não é empecilho para adquirir.

Depois do pagamento, recebi em poucas horas os mapas. Foi muito rápido mesmo, e essa foi uma grande vantagem de adquirir o produto.

Os mapas apresentam um índice (outra vantagem), onde é possível por meio de um clique ir para a página que você procura mais rapidamente. Os mapas são bastante claros, tanto nos conceitos, quanto nos ícones e nas setas que interligam os conceitos. Um exemplo, no mapa de Redes e Segurança, quanto aos protocolos de email (POP3, SMTP e IMAP), fica claro o que é cada um e o que fazem. Já o de Gerência de Projetos aborda todos as áreas de conhecimento do PMBOK, além do CMMI, e cada mapa mental te dá uma noção do que se trata. Facilitou bastante para mim, já que eu não sabia quase nada sobre essas matérias.

Para finalizar, gostei muito dos mapas, que só vém a acrescentar no aprendizado para os concursos públicos, ainda mais em uma área de TI na qual os materiais são bastante escassos. Caso tenha uma opinião diferente da minha, ou até mesmo parecida, deixe o seu comentário.

Só uma observação: eu não faço parte da equipe que desenvolve esses mapas mentais, só estou colocando o meu ponto de vista sobre o produto que adquiri.

Onde encontrar os mapas:
[1] mapasequestoes

»crosslinked«

Breno Fernandes

Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em Campo Grande, MS. Atualmente, trabalho em uma empresa como programador onde desenvolvo aplicativos para celulares. O meu objetivo é passar (e vou passar) em um dos Tribunais (TRE, TRT ou TRF).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *