Artigo: Protocolo de Janela Deslizante

O protocolo de janela deslizante é um protocolo para controle de fluxo dos quadros enviados e recebidos de uma estação para outra. Cada quadro enviado contém um número de seqüência, que varia de 0 a um valor máximo. O valor máximo, geralmente vai até 2n -1, de forma que o número possa caber em um campo de n bits.

O transmissor mantém um conjunto de números de seqüência que correspondem aos quadros que ele pode enviar (janela de transmissão). O receptor também possui um conjunto de números de seqüência que correspondem aos quadros que ela espera receber (janela de recepção).

Vejamos o exemplo a seguir do livro do Stallings:
“Dadas 2 estações A e B, tem-se que A representa a estação transmissora, capaz de transmitir w quadros de uma só vez sem receber nenhum tipo de reconhecimento do recebimento destes quadros, e B a estação receptora, capaz de receber até w quadros de uma só vez sem enviar nenhum reconhecimento. A estação B reconhece um quadro enviando um reconhecimento (RR) com o índice do próximo quadro desejado. Esse reconhecimento indica que a estação B está pronta para receber os próximos quadros a partir do índice em questão. A estação A mantém uma lista com os índices dos quadros que pode enviar, enquanto a estação B mantém uma lista com os índices dos quadros que espera receber.”


janela-deslizante

A figura mostra as janelas do transmissor e do receptor com índices de 0 a 7. Desta forma, os próximos quadros reutilizarão os índices a partir de 0. Neste caso, o tamanho máximo da janela é 23-1, que é 4, pois são utilizados 3 bits para representar os números de seqüência.

A letra (a) da figura demonstra a perspectiva do transmissor. O retângulo sombreado diz respeito aos quadros a serem enviados. Cada vez que um quadro é enviado, o retângulo sombreado é diminuído da esquerda para a direita. Quando ocorre o reconhecimento (ACK) de um quadro recebido pelo receptor, o retângulo aumenta da esquerda para a direita. Os quadros antes da barra vertical são os quadros enviados e confirmados, não necessitando de armazenamento em buffer. O quadro de índice 3, após a barra vertical, indica o quadro transmitido, mas ainda não confirmado e que precisa estar em buffer caso precise ser reenviado.

Na letra (b) mostra a perspectiva do receptor. O retângulo sombreado representa os quadros a serem recebidos. À medida que os quadros vão sendo reconhecidos (ACK), o retângulo diminui da esquerda para a direita. À medida que os quadros são recebidos, o retângulo aumenta da esquerda para a direita.

Fontes:

Esta é uma breve explicação do protocolo de janelas deslizantes.

Espero que tenham entendido.


Jonatan.

»crosslinked«

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. rhino disse:

    Jonatan, ótimo post!
    Só não entendi porque o tamanho máximo da janela do exemplo é 4. Porque não se poderia usar uma janela com os 8?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *