Dicas para os concurseiros iniciantes

Começou sua carreira de concurseiro agora ou há pouco tempo e não sabe o que estudar, por onde estudar, como estudar e onde encontrar suas respostas?

Então seus problemas acabaram!!

Resolvi colocar nesse post não tudo, mas o que eu considero o essencial e a base para que vocês possam voar sozinhos. (Ah se eu tivesse encontrado algo parecido consolidado em um único local, meu conhecimento seria infinitamente maior do que ele é hoje…)

Algumas dicas:

1) Aprenda a estudar direito! Quase todo mundo sai da faculdade com péssimos hábitos como o de estudar somente nas vésperas de provas. Um bom começo é ler o depoimento do Alex Meirelles e do Deme: http://meirellesedeme.googlepages.com/DicasdeEstudo-AlexandreMeirelles-8aversao.doc, considerado o manual do concurseiro pelo mestre Vicente Paulo. Há também um tópico interessante sobre como estudar para concursos de TI no forum concurseiros: http://www.forumconcurseiros.com/phpBB3/viewtopic.php?f=293&t=34807. Lembrando que o método ideal de estudo é aquele que funciona para você! Se não ficar satifeito apenas com as dicas do Alex, o livro do William Doulgas é bastante completo nesse aspecto. Se o achar muito volumoso, há uma edição mais compacta e direta também.

2) Parafraseando Gustavo Barchet, o seu objetivo em provas objetivas não é aprender engenharia de software, redes, banco de dados, governança de TI, PMBoK, etc e  nem resolver questões desses assuntos, e sim “resolver questões DA FORMA COMO ELAS SÃO ELABORADAS PELA ENTIDADE EM QUESTÃO.” Resolver questões é a única maneira que temos para saber quais são os assuntos mais cobrados por determinada banca e também com qual nível de profundidade devemos estudar determinada disciplina. O Jaime Correa fez um estudo analítico de assuntos por prova mapeando a quantidade de questões de determinados assuntos que caíram em algumas provas realizadas pela ESAF em http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/files/ (“Estudo Analitico ESAF.xls”). Com ele já dá para ter uma boa idéia do que a ESAF cobra mais em suas provas, se alguém quiser ajudar fazendo esse mapeamento de outras provas da ESAF e de outras bancas, a ajuda será muito bem-vinda. 🙂 Para ler mais sobre o método de estudos do Gustavo Barchet é só baixar esse arquivo. Há aulas sobre técnicas também no site do EVP e no VP.

3) Sempre visite o http://www.forumconcurseiros.com/phpBB3/ e o http://concursos.correioweb.com.br/forum/. Há muita coisa interessante nesses fóruns e sempre encontramos pessoas dispostas a ajudar. No FC há um subfórum específico para concursos de TI e há também subfóruns para discussão de bibliografias de disciplinas diferentes das de TI.

4) – Aprenda com quem já passou para não cometer os mesmos erros e ainda aprender com os seus acertos: http://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas.asp?menu=entrevistas (Neste há a entrevista Alessandra Requena que passou em 2° lugar para o cargo de ACE-TI no concurso do TCU em 2007), http://www.forumconcurseiros.com/phpBB3/viewforum.php?f=48&sid=b79966d1dfe42d356de83ad58fa07d26 e http://www.obcursos.com.br/portal/OBPortal2008/home/chegueila.php

5) Use RSS. Essa parte aqui é obrigatória. Com essa ferramenta você une todas as notícias de todos os sites que dão suporte a ele em um único local. Em vez de você visitar inúmeros sites para saber as novidades, precisará olhar apenas em um único local que só mostrará as atualizações desses sites. Mais detalhes aqui.

6) Use o Gmail caso esteja cadastrado em algum grupo de e-mails movimentado como a timasters (se é da área de TI, está cadastrado na timasters, não é? 🙂 ), eu garanto que você otimizará o seu tempo e muito. Se não tiver uma conta, crie apenas para fazer um teste e verá a grande diferença. Mais detalhes aqui.

7) Sobre por onde estudar eu vou ser bem enfático: FUJA DE APOSTILAS! Elas são boas apenas para ajustar a altura do monitor ou para servir de apoio para livros de verdade e mais nada. Era o tempo em que se passava em concursos apenas estudando por apostilas. Para os livros de TI, há uma lista bem completa aqui mesmo e você ainda pode ver o resultado das enquetes sobre os melhores livros de cada assunto. Para livros de outras disciplinas, o melhor é pesquisar no fórum concurseiros além de ver o resultado das enquetes aqui também. O Alex Meirelles e o Deme já fizeram uma lista fantástica para a área fiscal: Bibliografias Recomendadas – Alex Meirelles. Só lembrando que os cursos do ponto dos concursos não podem ser considerados apostilas, ok? Seu nível é tão alto que muita gente prefere estudar por eles e mesmo assim ainda passa nos concursos top.

8) Material específico de TI e outras disciplinas para concursos além dos livros que eu os considero de alta qualidade:

– Provas comentadas do Walter e Jaime: http://www.provasdeti.com.br/
Mapas mentais de TI e alguns direitos específicos para concursos: http://www.mapasequestoes.com.br/
– Handbook de TI para concursos: http://www.candidatoreal.com/handbookdeti.html

– Aulas online do cathedranet
– Curso da LFG de TI para concursos
– Material elaborado pelo Prof. Gledson abrangendo alguns tópicos como governança de TI, planejamento estratégico, etc (ele pode ser encontrado no fórum concurseiros)

http://www.euvoupassar.com.br/ (Vídeo-aulas de altíssima qualidade)
http://www.unilearn.com.br/ (Cursos completos online de algumas disciplinas com altíssima qualidade também)
http://www.pontodosconcursos.com.br/ (Cursos em PDF com excelente qualidade, equiparam-se a livros)

9) Há um programa (superprovas) que reúne centenas de milhares de questões de diversas disciplinas, inclusive TI, a um custo de apenas 60R$ anuais. Ele não engloba todas as provas e também nem sempre classifica bem algumas questões mas por esse custo eu acredito que valha a pena. Você pode baixar uma versão de teste para ver se te apraz ou não.

10) Por fim, uma lista com inúmeros sítios úteis: http://www.forumconcurseiros.com/phpBB3/viewtopic.php?f=5&t=21800&start=50. Há também uma lista muito boa também aqui no blog. Aqui vão os meus preferidos:

http://www.pciconcursos.com.br/
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,9654,00.html
http://www.radardosconcursos.com.br/
http://memorizacao.blogspot.com
http://www.folhadirigida.com.br
(Constituição Federal, leis, decretos, etc. encontra tudo aqui)
http://concurseirosolitario.blogspot.com

Acredito que já falei demais por hoje não? Se quiser contribuir também nos comentários, suas dicas serão bem-vindas!

Wiler

»crosslinked«

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Eron disse:

    Ola!
    Gostaria de saber qual é o CARGO TI que tem maior número de concursos x vagas para TI, e qual BANCA EXAMINADORA é a que mais efetua provas de concurso… também gostaria de saber se o curso tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas é aceito para tais.
    Obrigado! 🙂 ótimo site, parabéns!!

  2. Rogério disse:

    Muito obrigado pelas dicas! Fico feliz em saber que pessoas ainda compartilham conhecimento com o próximo. Parabéns.
    Abraço!

  3. Altair disse:

    Boa noite , sou iniciante em concursos e gostaria de saber quais são os melhores livros para se estudar para vaga de analista de sistemas- engenharia de software…. e só mais uma dúvida …. possuo um espaço no meu dia onde só possuo 4 horas de estudo… quero estudar 2 materias por dia … o que acham?? me ajudem … e desculpe pelas perguntas amadoras pois sou iniciante…

  4. Victor disse:

    Para questões, melhor o http://www.qualconcurso.com.br que é grátis!

  5. Andre Almeida disse:

    Para quem vai fazer prova da banca Cespe/UnB vale a pena ver as dicas http://www.segredosdacespe.com.br

  6. Dani disse:

    Muito bom! Também gostaria de indicar o site: http://www.atepassar.com

  7. Sol disse:

    Só achei que faltou falar do site  http://www.questoesdeconcursos.com.br  
     
    Tem milhares de questões de todas as matérias para resolução online, muito útil para ir resolvendo nas horas vagas no trabalho ou em qualquer lugar que tenha um computador.
    Abçs!

  8. ROSILENE PEREIRA disse:

    LENDO ESSE TIPO DE MATÉRIA ME SENTI CONFIANTE EM CONTINUAR OS ESTUDOS. VALEU

  9. Danyel disse:

    Boa noite professor, sou aluno do site euvoupassar.com.br gostei muito da bateria de aulas de exercícios de redes. O que gostaria de saber é se existe a possibilidade de colocar meu site no seu blog como parceiro e eu colocar o seu também no meu.

    Agradeço-lhe pela atenção.

  10. Diógenes Pansera disse:

    Wiler, muito obrigado pelas dicas, era isso que e precisava para “alavancar meus estudos”!
    Vou fazer o concurso do Banrisul-TI-2009 (aqui no RS). Como estou desempregado, estou procurando livros para me aprofundar p/ concuros na área de TI.
    Eu prcurei pelas bibliografias na Internet, mas achei pouca coisa e as apostilas só existem para outros cargos!
    Um abraço e tudo de bom p/ ti!
     
     
     

  11. Diego disse:

    Valeu Amigo pelas dicas…abraços tudo de bom

  12. i_bruno disse:

    Fabuloso
    muito consistente e inteligente
    muito obrigado pela gentileza

  13. Fernando Thiago disse:

    Perfeito.

  14. Ricardo Oliveira disse:

    Boa. Vou voltar agora pros concursos, e isso dá uma boa idéia.

  15. dax disse:

    olá, sou concurseiro há mais de um ano, com ótimas colocações nos concursos da PETRO-2008/2, UFSC-2008, TJSC-2008, MPRS-2008, TRT12-2008 e SERPRO-2008

    As dicas me parecem todas muito boas e pertinentes, principalmente evitar as apostilas. Uma coisa que vale a pena reforçar é a leitura do livro do William Douglas, a completa. Para quem pretende iniciar um projeto de longo prazo para passar nos concursos mais disputados, o livro do William não tomará muito tempo, proporcionalmente.

    • Mariana disse:

      Grande Wiler, o cara está em muitas listas de aprovados logo nos primeiros lugares, não o conheço pessoalmente, mas conheço uma prima dele e muito depois fui associar o nome à pessoa. Depois de ter lido essas dicas em 2010, eu já sabia de algumas e outras foram muito boas pra evoluir bem mais. Reler e se (re)avaliar é bem útil. Um dia quero ser o Wiler RSrsrs..Valew mesmo!

  1. julho 27, 2010

    […] concursos, além desse foi referencia para meu artigo também o texto do professor Walter Cunha – “Dicas para os concurseiros iniciantes”. As principais dicas que relato aqui são as quais também me identifiquei, caso você sinta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *