Questões discursivas: CESPE ANATEL 2009 Cargo 8 Questão 1

Fala, galera!

Apresentarei a vocês as respostas das questões discursivas que foram cobradas no concurso da ANATEL deste ano 2009. Inicio com a primeira questão que pediu para falar sobre o papel da ANATEL na Sociedade Brasileira.

TELECOMUNICAÇÕES

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) foi a segunda reguladora a ser criada no país e a primeira a ser instalada. Ela foi concebida para viabilizar o atual modelo de telecomunicações brasileiras, sendo dotada de inovadora personalidade institucional.
A composição de sua direção favorece a transparência, a tomada de decisões de seus membros e evita personalismos. Já as suas características permitem dar respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas, sendo as suas atividades apoiadas nos princípios da universalização e da competição.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

O PAPEL DA ANATEL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • natureza jurídica da ANATEL;
  • características da natureza jurídica da ANATEL;
  • pelo menos três atribuições da ANATEL.

Minha resposta:

A natureza jurídica da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é de uma autarquia em regime especial. Sendo a natureza jurídica da Agência classificada dessa forma, a ANATEL possui algumas características que diferem de autarquias comuns: autonomia administrativa e financeira e ausência de hierarquia em relação ao Ministério ao qual ela está vinculada (no caso da ANATEL, ao Ministério das Comunicações). Essas características permitem à Agência maior autonomia para que ela possa agir com mais eficiência e eficácia no setor que ela regula (Setor de Telecomunicações), dando respostas rápidas a questões operacionais, estruturais e administrativas.

Dentre algumas atribuições da ANATEL, encontram-se a delegação de serviços de telecomunicações (concessão, permissão e autorização) a empresas que queiram atuar no setor; aplicações de sanções para as que estejam delegadas a oferecer serviços públicos e manter políticas para criar maior competitividade no mercado de telecomunicações.

Observações:

  1. Se por acaso meu texto for corrigido, vou postar o espelho da correção;
  2. Vou submeter meu texto à correção também da minha professora de redação e o postarei novamente com as devidas correções.

Por favor, avaliem e mostrem o que eu possa ter errado.

[]s e boa sorte para nós!

1 Comentário

  1. Francisco Ribeiro

    Boa noite Rogério.

    Creio que sua redação foi objetiva e sintética. Aliás, como se esperava dada as condições da prova.

    O que me causa estranheza é que as notas dos reprovados não foi divulgada; nem de prova objetiva ou discursiva.

    Solicitei ao CESPE informações a respeito e não obtive retorno.

    Na prova objetiva acertei 75% das questões, mas não tive acesso as notas da prova discursiva. Também não consigo ao menos entrar com um recurso. Ao tentar aparece a mensagem :

    “Candidato não-habilitado a impetrar recurso contra o resultado provisório na prova discursiva.”

    Sabe algo a respeito ?

    Boa sorte,

    Francisco.

    »crosslinked«

Deixe uma resposta