Artigo: ESTEGANOGRAFIA

Pessoal,

Meu nome é Sócrates Filho, tenho 29 anos e estou lançando um curso de Segurança da Informação, voltado para os concursos da PF e do TCU, no Ponto dos Concursos.

Segue uma palhinha para vocês!

2. ESTEGANOGRAFIA

Esteganografia é o estudo e uso de técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra. É o ramo particular da criptologia (ciência que estuda técnicas de criptografia) que faz com que uma mensagem seja camuflada.

Vale lembrar que há uma grande diferença entre a criptografia e a esteganografia. 
A primeira oculta o significado da mensagem, fazendo com que ela se torne incompreensível a terceiros.  A segunda oculta a existência da mensagem, fazendo com que ela passe despercebida.

A esteganografia utiliza áreas de dados não utilizadas e suas principais aplicações no mercado são:

– Esconder informações dentro de outras informações;
– Aplicação de Marcas D’água (Watermarks) – inclusão de informações escondidas em softwares para determinar se um produto é original ou não;
– Impressões Digitais (Digital Fingerprints) – Inclusão de códigos secretos em cada cópia de um produto (como um número de série), para saber se o material foi distribuído ilegalmente.

A esteganografia, nos softwares, utiliza áreas de dados insignificantes ou não usadas, e pode usar textos, imagens, arquivos de áudio e vídeo, para esconder as mensagens. Um exemplo de esteganografia é a inclusão de mensagens e figuras em outras imagens, utilizando o bit menos significativo (LSB – Least Significant Bit) de cada pixel em uma imagem, de forma que as alterações dos dados sejam imperceptíveis a olho nu.


Um exercício sobre esteganografia caiu no concurso da PF em 2004:

(Polícia Federal 2004 Regional – Perito: Área 3 – CESPE)

116) A esteganografia pode ser utilizada com o objetivo de disfarçar a existência de determinadas informações. Atualmente, a esteganografia utiliza o BMS (bit mais significativo) para embutir informações, o que degrada, contudo, a informação hospedeira, pois modifica seu conteúdo.

R: Errado – A esteganografia utiliza o bit menos significativo.

Um abraço e até mais!

Sócrates

Curso de Segurança da Informação, voltado para os concursos da PF e do TCU, no Ponto dos Concursos

http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=154

»crosslinked«

Sócrates Filho

Analista de Finanças e Controle da CGU; Futuro Auditor Federal de Controle Externo do TCU; Professor do Ponto dos Concursos na área de TI.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Erivaldo disse:

    Sócrates boa tarde
       O link ta quebrado
     

  2. Gilgleidson disse:

    Sócrates,

    o curso seria indicado para AFRF – Área de TI também?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *