Questão (ESAF/2008/AFRF/TI) no curso de Informática em Exercícios do Ponto dos Concursos

Bem, pessoal, aproveitando a proximidade do concurso para Assistente-Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda (24/05/2009), irei comentar hoje uma das mais de 250 questões que estão inseridas no curso on-line que estou ministrando no Ponto dos Concursos.

O curso já está com quase todas as aulas disponíveis para download, e apresenta em sua maioria questões da ESAF. Para quem se interessar, ainda dá tempo de efetivar a matrícula (Vide http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=148)!

Vamos à questão!!
(ESAF/2005/AFRF/TI) Analise as seguintes afirmações relacionadas aos componentes funcionais (hardware) de um computador:

I. Em uma placa-mãe, as entradas padrão PCI servem para se encaixar os cabos que ligam unidades de CD/DVD. Esses cabos, chamados de flat cables, podem ser de 40 ou 80 vias. Cada cabo pode suportar até duas unidades de CD/DVD.

II. O endereçamento consiste na capacidade do processador de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits pode acessar duas células por vez.

III. O clock interno indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, num Pentium 4 de 2,6 GHz, o “2,6 GHz” indica o clock interno, geralmente obtido por meio de um multiplicador do clock externo. O clock externo é o que indica a freqüência de trabalho do barramento de comunicação com a placa-mãe.

IV. O setor de BOOT de um HD contém um pequeno software chamado Post, que é responsável por controlar o uso do hardware do computador, manter as informações relativas à hora e data e testar os componentes de hardware após o computador ser ligado.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a) I e II
b) II e IV
c) III e IV
d) I e III
e) II e III

Resolução

Item I. O item descreve as características do barramento IDE, e não do PCI. O IDE é usado para conectar as unidades de armazenamento internas (HD, drive de CD, gravadores de CD, drives de DVD, etc) à placa-mãe do computador.

O barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) é utilizado para ligar placas de expansão, dentre as quais podemos citar placas de: som, modem.
(A afirmativa do Item I é FALSA).

Item II. Vamos aos conceitos principais relacionados a esse item:

Barramento de endereços: transfere os endereços das posições de memória que serão acessadas pela CPU.

Barramento de controle: por ele são transferidos os sinais de controle que a CPU envia para os demais componentes do micro ou vice-versa.

Barramento de dados: é a parte do barramento de sistema responsável por transferir dados e instruções pertencentes aos programas que estão sendo executados no computador naquele instante (muita atenção aqui!!).

Ponto bom para lembrar (ESAF): Nossos computadores não possuem barramentos de instruções (não, pelo menos, um exclusivamente para instruções). Nossos processadores possuem um único barramento para dados e instruções, que é o barramento de dados.

A largura do barramento de dados determina quantos dados serão trazidos da RAM, ou levados até ela, simultaneamente.

No item II foi dito que o barramento de dados possui 16 bits de largura, logo poderá transmitir ao mesmo tempo 2 bytes, ou seja, os dados de 2 posições de memória (2 células, já que cada célula da memória RAM tem espaço para apenas um byte) por vez!
(A afirmativa do Item II é VERDADEIRA).

Item III. O clock é uma forma de indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo. Sua medição é feita em Hz. Os processadores possuem dois clocks, um interno e um externo.
• O clock interno (ou clock da CPU) indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, se ele trabalha a 800 MHz, sua capacidade é de 800 milhões de operações de ciclo por segundo.
O clock interno geralmente é obtido através de um multiplicador do clock externo. Por exemplo, se o clock externo for de 66 MHz, o multiplicador terá de ser de 3x para fazer com o que processador funcione a 200 MHz (66 x 3).
• O clock externo: é a freqüência com a qual o processador comunica-se com o resto do computador. Também conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, é o que indica a freqüência de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicação com a placa-mãe (na verdade, chipset, memória, etc). Por exemplo, o processador Pentium Extreme Edition 840 trabalha com clock externo de 800 MHz.
(Maiores informações:
http://www.infowester.com/printversion/processadores1.php
http://www.infowester.com/printversion/nomenintel.php)
(A afirmativa do Item III é VERDADEIRA).

Item IV. A afirmativa está confusa, misturou conceitos…

O setor de boot de um HD é a primeira área de dados do disco rígido (HD), que contém, normalmente, o carregador do sistema operacional.

POST (Power on self test -Teste automático de ligação): é o teste automático de diagnóstico que o Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS) realiza no momento em que o computador é ligado e o sistema é iniciado, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Durante o autoteste, que é efetuado pelo computador toda vez que o micro é ligado, são verificados se os componentes do sistema, como o teclado, a memória RAM, as unidades de disco e outros equipamentos de hardware estão conectados corretamente e se estão aptos para funcionar.  Se for detectado algum problema durante o POST (uma falha no teste) o código de teste que falhou fica sendo apresentado no display e, dependendo do BIOS instalado, mostra uma mensagem de erro, como uma série de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe.

Alguns dos testes do POST incluem:
1. Indentifica a configuração instalada;
2. Inicializa todos os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
3. Inicializa a placa de vídeo;
4. Testa memória, teclado;
5. Carrega o sistema operacional para memória;
6. Entrega o controle do microprocessador ao sistema operacional.
(A afirmativa do Item IV é FALSA).

GABARITO: letra E.

Até a próxima!!

Grande abraço,

Patrícia L. Quintão

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *