CMMI Parte V – Gerenciamento de PROCESSOS

No post anterior a parte IV vimos o Gerenciamento de PROJETOS, vamos iniciar agora com o Gerenciamento de PROCESSOS.

O Gerenciamento de Processos só aparece no CMMI no Nível 3:

  • Foco no Processo Organizacional
  • Definição do Processo Organizacional
  • Treinamento Organizacional

Vamos detalhá-los, sempre pelos objetivos e metas específicas de cada um, vamos lá:

1 – Foco no processo organizacional
Objetivo: estabelecer a capacidade de melhoria de processos, baseada na compreensão de pontos fortes e pontos fracos do processo padrão.
META 1 – Determinar as oportunidades de melhoria de processo
META 2 – Planejar e implementar as atividades de melhoria de processos.

2 – Definição do Processo Organizacional (Onde de fato eu construo o meu padrão)
Objetivo: Estabelecer e manter um conjunto útil de ativos dos processos organizacionais. O que são Ativos de Processos? São os artefatos relacionados à descrição, implementação e melhoria de processos (políticias, indicadores, descrições, ferramentas, etc.)
META1 – Estabelecer ativos de processos organizacionais

3 – Treinamento Organizacional
Objetivo: Desenvolver habilidades e conhecimentos das pessoas para que elas desempenhem seus papéis de forma eficiente e efetiva.
META 1 – Estabelecer a capacidade de treinamento, montar a estrutura de treinamento.
META 2 – Prover o treinamento necessário, o conhecimento certo para cada um exercer o seu papel.

Continuo a evoluir para o Nível 4, preciso conhecer esse processo em termos quantitativos temos então teremos o

4 – Desempenho do Processo Organizacional

Objetivo: Estabelecer e manter compreensão quantitativa do desempenho do processo padrão da organização e suportar a definição de objetivos quantitativos de desempenho e qualidade para o gerenciamento quantitativo dos projetos.GQP = onde eu vou ver onde o projeto esta ou não alcançando as suas metas.

META 1 – Estabelecer modelos e linhs de base de desempenho do processo, os meus parâmetros que retratam o desempenho.

Evoluo para o Nível 5:

5 – Inovação e Implantação Organizacional
Objetivo: Selecionar e implementar melhorias incrementais e inovações que melhorem de forma mensurável os processos e tecnologias da organização, em suporte aos objetivos do negócio.
META 1 – Selecionar melhorias
META 2 – Implementar melhorias

Quando se fala em gerencia de processos, temos uma área bem reduzida, mas com grandes desafios.
É importante entender a finalidade de cada processo então fica mais tranquilo compreender como ele se relaciona, OK? Lembram-se da tabela que postei na parte IV? Separação por nível, objetivos e metas. Faça a sua também para este processo!

Próxima categoria: PROCESSOS DE ENGENHARIA
Apenas um processo nível 2 e todos os outros o nível 3
Aqui sim temos os processos para engenharia de software de Sistemas, porque o conceito básico do CMMI é que só se alcança maturidade via GESTÃO, por isso no nível 2 temos apenas Gerencia de Requisitos que é o próprio Escopo. No nível 3 é que aparecem os demais requisitos de Engenharia.

–> A lógica é, Engenharia só é requisito em um processo quando eu for definir um padrão.
Enquanto eu estiver no nível 2 o foco é gerenciar projetos individuais então o processo que eu estou utilizando de Engenharia não é tão importante. O importante é capacidade de gerenciar cada processo dentro de cada projeto. Já no nível 3 quando eu vou criar um padrão aí sim esse padrão tem que ser mais robusto e se incluem os requisitos da área de Engenharia. OK?
Vamos ver quais são e entendê-los:

1- Gerenciamento de Requisitos
Objetivo: Gerenciar os requisitos de produtos e componentes de produtos e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos de produtos do projeto. Isto é, garantir que o trabalho que eu faço está corente com os requisitos, ao escopo definido.
META 1 – Gerenciar requistos

Indo para o nível 3 teremos:
2 – Desenvolvimentos de Requisitos
–>Cuidado com esta diferença entre os nomes (Gerenciamento e Desenvolvimento) e os níveis de cada um. Como vamos guardar? Nível 2 o foco é Gerenciar e só no nível 3 teremos o Desenvolvimento porque as atividades e Engenharia só aparecem no nível 3.
Objetivo: Produzir e analisar requisitos de cliente, produto e componente de produto. O processo é sistemático para as metas serem alcançadas.
META 1 – Desenvolver requisitos de cliente
META 2 – Desenvolver requisitos de produto
Meta 3 – Analisar e validar requisitos, para garantir que estejam completos.
Muito bem, terminei a Engenharia de Requisitos, o CMMI coloca que o próximo processo é SOLUÇÃO TÉCNICA, que seráno item 3.

3- Solução Técnica
A Análise, Projeto e Desenvolvimento tá tudo aqui dentro.
Objetivo: Desenhar, Desenvolver e implementar as soluções (produtos, componentes e processos para atender os requisitos estabelecidos).
META 1 – Selecionar soluções de componentes do produto.
META 2 – Desenvolver o desenho.
E por fim

4 – Integração de Protudos
Objetivo: montar o produto a partir dos componenetes, garantir que o produto integrado funciona adequadamente e entregar o produto para o cliente. É o final da cadeia.
META 1 – preparar a integração de produto
META 2 – Assegurar a compatibilidade de interfaces. Como um quebra cabeça, uma vez que vários componentes foram desenvolvidos, precisam agora se juntar.
META 3 – Montar os componentes do produto e entregar o produto.
Além desses que formam por assim dizer a cadeia produtiva de Engenharia de Sistemas temos dois outros processos que também são do nível 3 que vão focar na Qualidade.

5 – Verificação
Objetivo: assegurar que os produtos atendem aos requisitos especificados, ou seja, podemos fazer uma associação com o conceito de Teste.
META 1 – Preparar a verificação
META 2 – Realizar revisão por pares (um faz o outro revisa)
META 3 – Verificar produtos selecionados (componentes que precisam ser testados, não precisa ser todos).

6 – Validação
Objetivo: demonstrar que o produto ou componente atende ao seu objetivo esperado quando colocado no ambiente esperado é que tradicionamente chamamos de homologação.
META 1 – preparar a validação
META 2- Validar produtos ou componentes.

–>Lembram-se da prova da APEX/2009 estes dois conceitos foram cobrados, assim mesmo, apenas a diferença entre Validar e Verificar com uma ‘sopa de letrinhas’.
Muito bem, podemos dizer que esses processos de Engenharia eles funcionam num fluxo, diferentemente dos demais, ou seja:
GERENCIAMENTO DE REQUISITOS –>É aqui o início para–>Desenvolvimento de Requisitos–> Solução Técnica (construir componentes a partir dos requisitos) –>Integração de Produtos e por fim dando sustenção os dois processos: Verificação e Validação.

Então temos até aqui os 6 processos da categoria de Engenharia. No próximo post teremos o último que é Processo de Suporte e fecharemos o assunto CMMI, ok?

Até lá! Ânimo e altivez!

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *