Resumos: ITIL v2 & ITIL v3 – Uma visão comparativa – Parte I

Visão comparativa entre ITIL v2 e ITIL v3.

As mudanças entre as versões são substanciais, a abordagem dos processos e o modo de pensar em ITIL com certeza mudou. Na nova versão, os processos estão agrupados por “módulos” e seguem uma sequência lógica para o entendimento das boas práticas. A grande mudança foi separar os processos através de um ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria de serviço continuada.

Na ITIL V2, falava-se em
alinhamento com o negócio, hoje, na V3, existe a integração com o negócio, isto pela demanda e pela necessidade das empresas que ao passar dos tempos passaram cada vez mais depender de TI. Conseguimos pensar hoje em algum produto novo que não tenha a participação de TI em alguma fase do negócio?

Um dos fatores Importantes na ITIL V3 é o Portfólio de Serviços que engloba todos os serviços prestados, controla status e separa serviços obsoletos, novos e em funcionamento. Outro fator importante é o Gerenciamento de Demanda que visa reduzir o risco do negócio, gerenciar os custos e equilibrar o fornecimento com a demanda de recursos.

Houve melhorias na Operação do Serviço, criando o Comprimento de Serviço, mudanças de baixo impacto ou simplesmente requisição de serviços pode ser tratada por este processo e não como na V2 que era realizado pelo Gerenciamento de Incidentes.

Outro ponto importante incorporado aos processos na ITIL V3 é o Gerenciamento de Segurança que garante a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação, que tem a tarefa de produzir e manter as Políticas de Segurança.

Esta questão de ITIL V2 e ITIL V3 tem a tendência de sumir com o tempo, o que vai prosseguir é a biblioteca ITIL, o que vai interessar é o padrão a ser seguido e as boas práticas do mercado.

Confira na Área de Downloads do Blog um resumo completo das versões e uma comparação geral para incremento dos nossos estudos!!

Bons Estudos!

Helen

»crosslinked«

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. gileade da conceição silva disse:

    Qual a diferença entre mudança padrão e requisição de serviço?

    Att: Gileade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *