CAPTCHA, que é isso ???

Olá concurseiro.

Vamos a uma questão interessante?

Primeiramente veja o seguinte teste, extraído de uma prova de concurso recente…

O CAPTCHA, muito utilizado em aplicações via Internet, tem a finalidade de:

(A) confirmar a identidade do usuário.

(B) controlar a expiração da sessão do usuário, caso o mesmo possua cookies desabilitados em seu navegador.

(C) confirmar que o formulário está sendo preenchido por um usuário humano e não por um computador.

(D) testar a aptidão visual do usuário para decidir sobre a folha de estilo CSS a ser utilizada nas páginas subseqüentes.

(E) criptografar os dados enviados através do formulário para impedir que os mesmos sejam interceptados em curso.

Simples e Direto:  CAPTCHA é
um gerador de testes que podem ser resolvidos por humanos, mais não ainda por computadores, ao menos de forma satizfatória, um exemplo simples é a leitura de valores distorcidos que muitas vezes é solicitada em sítios na internet (traduzido do projeto oficial http://recaptcha.net/captcha.html).

Exemplo de um CAPTCHA.

Exemplo de um CAPTCHA.

CAPTCHA é um acrônimo da expressão “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart” (teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos).

São utilizados para impedir que softwares automatizados execute ações que degradam a qualidade do serviço de um sistema dado, devido à despesa do abuso ou do recurso. Embora CAPTCHAs sejam utilizados mais frequentemente como uma resposta a proteção de interesses comerciais, a noção que existem para parar somente spammers é um erro, ou uma simples redução.

Considerando o colocado acima vamos a resposta, fica fácil dizer que a resposta certa é a C, pois envolve o preenchimento possível por um humano e não por computador…

Se desejar, veja mais em:

http://www.captcha.net/

http://simplecaptcha.sourceforge.net/

http://www.standards-schmandards.com/2005/captcha/

Bons estudos.

»crosslinked«

Mauricio Antonio Ferste

Graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atualmente funcionário do SERPRO (www.serpro.gov.br), atua no desenvolvimento de sistemas. Professor atuante na FAMEC (http://www.famec.com.br), no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9368615800123473).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *