Cargos: Analista de Sistemas dos Correios

Nome: Márcio José da Silva

Órgão/Cargo: Correios/Analista de SistemasDesenvolvimento

Ano de Aprovação: 2005

Lotação: Brasília/Administração Central

Breve histórico de concurseiro: formei em Processamento de Dados no ano de 2002, mas já trabalhava com programação, usando Delphi. Depois de formado trabalhei na Politec e depois na TCS – TATA Consultancy Services, onde aprendi muito, trabalhando em projetos  Java para o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Claro, TAM (projeto de 1 ano no centro de desenvolvimento do  TATA – Uruguai).

Após a convocação para os Correios em 2006,
descansei por um ano da rotina de trabalho que estava levando e resolvi estudar para os concursos  que eu sonhava, até então não havia estudado para concursos, fazia provas, mas não estudava.  Bati na trave algumas vezes, deu aquele desanimo, mas to na luta ainda.

Atividade Diária:

A jornada de nos correios é de 8 horas, chego às 8h e saio 18h com duas horas de almoço que eu uso para fazer atividade física (sou corredor de rua e participo de algumas provas de 10k e 21k). Como moro perto do trabalho, chego às 18h30minh em casa e vou estudar. Quando estou com ritmo legal, consigo estudar 6hs, no entanto eu prezo pela qualidade dos estudos e não pelas horas de estudo.

Na minha rotina de trabalho, eu sou desenvolvedor/projetista/professor. Desenvolvo Java JEE, faço alguns trabalhos como projetista e sou professor da Universidade dos Correios em cursos de Java e Orientação a Objetos e JEE que são realizados que são sob demanda. Quando a empresa tem necessidade de treinamento em Java, geralmente tem alguns cursos que temos professores capacitados para isso. Mas é tudo bem formatado e recebemos horas/aula para isso.

Além de trabalhar nos correios, na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã eu ministro aulas para o curso de Sistemas de Informação em uma faculdade particular. Ministro as disciplinas de Programação para Web, Programação OO e Programação JEE.

No momento ainda estou fazendo o trabalho final em uma pós-graduação em Engenharia de Software na Católica de Brasília. Agora as aulas já terminaram e sobrou mais tempo para estudar.

Áreas de Atuação: Desenvolvimento Java e participo de grupos de trabalho para definição de arquitetura de software, treinamentos e qualidade de software dos Correios.

Principais Projetos em Andamento: Um projeto de GED voltado para a realidade da ECT e grupos de trabalho para definição da arquitetura e padronização do desenvolvimento de software.

Possibilidade Viagens: Geralmente viajo a trabalho e treinamento para São Paulo/SP

Atualização: Estou terminando uma pós em Engenharia de Software com o incentivo da ECT, fiz todos os cursos de TI do Cathedra e geralmente rola algum curso pela empresa na minha área (Desenvolvimento e Análise) e alguma coisa de Infra como Servidor Websphere, Linux.

Dicas para Aprovação: Não me considero um exemplo de sucesso em concurso, mas as vezes que fui melhor foram as que eu estava mais descansado porque não estudei na semana da prova. Geralmente eu estudo em ciclos e sigo as dicas do livro do Willian Douglas.

Bibliografia Utilizada: Eu tenho uma biblioteca com alguns dos clássicos:

Tanembaum: redes, sistemas operacionais e organização de comp.

Date: banco de dados.

UML o guia

Criptografia –  Stallings

Sistemas operacionais do  silberschatz

RUP – Kruchten

Redes do Kurose

Direito Adm/Const do Vicente Paulo

Direito Constitucional do Pedro Lenza – comecei a ler a pouco tempo e estou gostando muito

De Java e Desenvolvimento eu não tenho nada impresso, consegui algumas certificações somente com livros eu baixei na net.

Geralmente estudo nos livros o que está no edital que estou estudando naquele momento e resolvo questões de prova buscando nos livros que eu não sei daquela questão. Também explico mentalmente a questão como se estivesse ensinando para alguém (é um pouco maluco, mas funciona para mim).

Próximos Concursos: estou pensando se faço o BACEN, vou casar uma semana antes e tenho uma viagem programada para o dia da prova.

Mensagem de Incentivo aos candidatos:

“Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço”

Dave Weinbaum

»crosslinked«

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. John_Pagonne disse:

    Valeu pela descrição do cargo. Estou mais ou menos na mesma levada que voce, gostaria de saber se o salário dos correios é competitivo e quais benefícios tem. Existe plano de carreira? Concurso interno?
    Obrigado

  2. juliano rodrigues disse:

    olá.
    sou carteiro na ECT e acabei de concluir o curso de desenvolvimento de software para internet vi um pouco de tudo incluindo java e poo.
    vou tentar o concurso dos correios agora na area de TI.
    quero muito passar pois ser carteiro ninguem merece.heheheh.
    valeu pelo incentivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *