Aos concurseiros de Tecnologia da Informação (TI) – Preparatório APO – MPOG

Olá, pessoal!

Para aqueles que estão se preparando para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – APO – do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, acaba de ser lançado o curso de Informática em Exercícios – TI – do Ponto dos Concursos, com foco neste certame.

Serão 07 aulas nas quais pretendemos apresentar mais de 150 questões a fim de familiarizar você com o estilo de questões normalmente utilizado pela banca examinadora ESAF. Os seguintes temas serão contemplados:

-Gestão e Governança de TI,

-Engenharia de Software,

-Desenvolvimento de Sistemas,

-Segurança da Informação,

-Banco de Dados

-Gestão da Informação.

O curso será iniciado em 26/01/2010, indo até 26/02/2010.

A seguir, uma questão demonstrativa, sobre ITIL, retirada do curso. Aproveitem!!

========Questão======

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida pelo CCTA no final dos anos 80 e consiste em uma série de melhores práticas para a administração e gerência de TI (Tecnologia da Informação). Quais dos seguintes elementos listados a seguir não é um livro da nova estrutura da ITIL V3?

a)Desenho de serviço

b)Estratégia de serviço

c)Transição de serviço

d)Otimização de serviço

Resolução

A ITIL (IT Infrastructure Library) é uma biblioteca composta das boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI. Foi criada pelo governo britânico em 1980 e tornou-se padrão de fato no mercado a partir de 1990. A ITIL não se trata de uma metodologia e sim de um conjunto de boas práticas adotadas em várias organizações (ITSMFI, 2009).

Conforme destaca Tiexames (2009) a ITIL na versão 2 (V2) é composta de 7 livros principais. Na ITIL V3, os livros foram todos reescritos e o conteúdo disponibilizado em 5 livros principais.

Portanto, o núcleo da ITIL na V3 é composto por 5 livros, e cada um deles está relacionado a um ESTÁGIO do ciclo de vida do serviço, contendo orientações para uma abordagem integrada do gerenciamento de serviços (FERNANDES e ABREU, 2008).

Os 5 livros são:

  • Estratégia de serviço: prevê e conceitua um conjunto de serviços que ajuda o negócio a alcançar seus objetivos (TIEXAMES, 2009).
  • Desenho de serviço: fornece orientação para o desenho e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de serviços (FERNANDES e ABREU, 2008), detalhando os seguintes processos:
    • gerenciamento do catálogo de serviços;
    • gerenciamento do nível de serviço;
    • gerenciamento da capacidade;
    • gerenciamento da disponibilidade;
    • gerenciamento da continuidade do serviço;
    • gerenciamento da segurança da informação;
    • gerenciamento de fornecedor.
  • Transição de serviço: move os serviços para o ambiente de produção (TIEXAMES, 2009).
  • Operação de serviço: gerencia os serviços em produção para assegurar que seus objetivos de utilidade e garantia sejam alcançados (TIEXAMES, 2009).
  • Melhoria de serviço continuada: avalia os serviços e identifica formas de melhorar sua utilidade e garantia no suporte aos objetivos do negócio (TIEXAMES, 2009).

Um forte abraço,

Profa Patrícia Lima Quintão

»crosslinked«

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Joao Paulo Lindgren disse:

    Gostei bastante das aulas, as resoluções são ilustradas e a professora parece dominar bem os assuntos.
    Agora o melhor são as dúvidas postadas no fórum, a professora consegue fazer bons resumos com conteúdo bastante sucinto.
    Gostei também de ter questões de outras bancas, pois acaba servindo para outros concursos.

  2. roberto disse:

    Bom, a aula 1 não foi muito boa. A dois está melhor. Agora só para lembrar que a banca é a Esaf e portanto seria melhor adicionar questões dessa banca e não da cesgranrio ou cespe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *