Cobit: Dicas de como resolver questões envolvendo Processos, Objetivos e Indicadores Estratégicos.

Conteúdo baseado no material – Coletânea de Gestão e Governança de TI – TCU, disponível em: http://www.provasdeti.com.br/coletanea-governanca-2008-2009-p-93.html.

Diversas bancas de concurso cobram repetidas questões relacionadas a 3 itens específicos do CobiT: Processos, Indicadores Estratégicos e Objetivos de Controle dos processos.

Vou tentar ajudar vocês a resolverem esses tipos de questões mesmo não tendo memorizado todos os indicadores, objetivos e processos que possam cair na prova:

1) PROCESSOS

Primeiramente vamos falar sobre os Processos. O CobiT define 34 processos em 4 domínios, portanto a primeira informação que você deve armazenar para levar para prova é que o CobiT define 34 processos em 4 domínios (PO-10, AI-7, DS-13 e ME-4).

Depois disso,
você deve, no mínimo, saber qual é o foco de cada um dos domínios, o que ele agrega de valor ao CobiT.  Para que esses conceitos não fiquem soltos no ar, você deve amarrar o foco desses domínios com os respectivos processos, mesmo que você não consiga memorizar todos os processos do CobiT, você deve tentar memorizar os principais objetivos dos respectivos domínios.

Como todo concurseiro tem que saber um pouco de tudo, vamos tentar criar agrupamentos de processos que estejam relacionados a focos específicos, para facilitar a memorização:

PO: 6 grandes focos

  1. Direção Estratégica
  2. Infra
  3. Se conhecendo melhor
  4. Gastos
  5. Comunicação
  6. Apoio a todo o processo

AI: 4 grandes focos:

  1. O que a TI quer?
  2. Como comprar e vender?
  3. Como viabilizar e adquirir?
  4. Como fazer mudanças?

DS: 5 grandes focos

  1. Requisitos
  2. Terceirização
  3. Qualidade e Garantias
  4. Custos e Usuários
  5. Serviços

ME: 3 grandes focos

  1. Desempenho geral da TI
  2. Verificações internas e externas
  3. Governança de TI

Depois de memorizar os focos principais desses domínios, podemos associá-los aos seus respectivos processos, criando um esquema que deve ser revisado na semana da prova, segue um esquema para facilitar (clique na imagem para ampliar):

2- OBJETIVOS

O CobiT define 4 tipos de objetivos em sua estrutura, são os seguintes:

  1. Objetivos de Negócios – objetivos da organização;
  2. Objetivos de TI – o que o negócio espera da TI;
  3. Objetivos dos Processos – quais entregas são necessárias para processo suportar TI;
  4. Objetivos das Atividades – o que precisa ser feito em cada processo para se obter sucesso (antigo fatores críticos de sucesso da versão 3 do CobiT).

Esses objetivos são definidos em Cascata, de um contexto mais amplo (Negócio) para um contexto mais específico (atividades), passando pelos contextos de TI e processos.

O esquema a seguir mostra como é feita a definição desses elementos e como eles são medidos através dos indicadores estratégicos que serão explicados no item 3, mais abaixo. Observem que os objetivos do negócio saem um pouco do escopo do CobiT e não são tratados pelos indicadores estratégicos dele, uma vez que ele não se preocupa em medir tais objetivos (clique na imagem para ampliar):

O CobiT apresenta, para cada processo, uma estrutura informando quais objetivos de TI, de processos e de atividades ele está relacionado. Segue um esquema para facilitar a leitura dos processos do CobiT (clique na imagem para ampliar):

3- INDICADORES ESTRATÉGICOS

CobiT define 2 tipos de indicadores estratégicos: Indicadores de performance (antigo KPI) e medidas de resultado (antigo KGI). A diferença fundamental entre eles é que enquanto os Indicadores de performance tem o foco no futuro, as Medidas de resultado avaliam o passado, aquilo que já foi executado.

Segue um esquema para facilitar a memorização dos conceitos desses indicadores estratégicos (clique na imagem para ampliar):

QUESTÕES DE EXEMPLO:

Com essas informações em mãos, podemos resolver diversas questões dos mais variados concursos, como exemplo podemos citar:

1) TCU 2008, q.185 Os elementos da tabela podem ser chamados de indicadores Estratégicos.

Teo and Ang. Critical success factors in the alignment of is plans with business plans.
International Journal of Information Management, 19(1): 173-185, 1999 (com adaptações).

Conforme explicado no item 2, os fatores críticos de sucesso são conhecidos no CobiT 4 como Objetivos das atividades, e são utilizados para definir o que de mais importante precisa ser feito no processo para que ele alcance seus objetivos. Eles não tem relação direta com o conceito de indicadores estratégicos (explicados no item 3).


2) TCU 2008, q.187 Entre os objetivos de controle de alto nível do domínio PO do COBIT 4, o que mais contribui para o atendimento do elemento 1 da tabela é PO01 – Defina um Plano Estratégico de TI.

Como explicado no item 1, o domínio PO é o que está mais relacionado com os aspectos estratégicos da TI, o que nos leva a focar somente nos 10 processos do PO. Dentre os 6 grandes focos do PO (explicado no item 1), o que melhor se enquadra no elemento Compromisso da alta gestão com o uso estratégico da TI é o primeiro foco: Direção estratégica, como esse foco só tem o processo PO1, a questão está correta. Observem que não precisei memorizar os 4 Objetivos das atividades do PO1, para saber que ele é que tem esse objetivo.


3) TCU 2008, q.191 O elemento 7 da tabela, ao ser associado a um sistema de indicadores no estilo do BSC adotado no modelo COBIT, estaria mais adequadamente vinculado ao estabelecimento de KPI (key performance indicators) que ao de KGI (key goal indicators).

Conforme explicado no item 3, os indicadores de performance nos dão uma visão de futuro, buscando verificar se os processos conseguirão atender os objetivos estabelecidos, como o item 7 diz respeito a aptidões da TI em identificar formas criativas de usar estrategicamente a TI, concluímos que esse é um fator crítico relacionado a atividades que impactarão no futuro, quer dizer, o indicador que pode ser utilizado nesse caso é o indicador de performance (antigo KPI).

4) TCU 2009, q.193 Constituem métricas que apoiam diretamente o alcance do objetivo de controle sobre processos de TI: o percentual de papéis da organização de TI com posição e responsabilidades documentadas; e a quantidade de unidades organizacionais não apoiadas pela organização de TI, mas que deveriam sê-lo, conforme apresenta a estratégia organizacional. Tal objetivo de controle pertence ao domínio de planejamento e organização do COBIT.

Conforme explicado no item 1, o domínio PO é o que melhor se enquadra ao atendimento desse objetivo de controle, pois dentre os 6 grandes focos do PO (explicado no item 1), o que melhor se enquadra ao atendimento desse objetivo de controle é o foco : Se conhecendo melhor, esse foco possui somente um processo – PO4 – Processos, organização e relacionamentos de TI, que realmente possui um objetivo de controle relacionado ao percentual de papéis da organização de TI com posição e responsabilidades documentadas e a quantidade de unidades organizacionais não apoiadas pela organização de TI, mas que deveriam sê-lo. Portanto questão correta.

Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas com relação ao entendimento do CobiT, quaisquer sugestões ou correções sobre o que foi escrito nesse post, por favor entre em contato comigo ( http://heriooliveira.wordpress.com).

»crosslinked«

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Carlos disse:

    Esse esquema serviria para Cobit 5?

  2. Leo disse:

    Gostaria que você explicasse por que colocou “requisitos” e “qualidade” no domínio DS. Na minha opinião deveriam estar no domínio PO.
    Obrigado!

  3. COBIT é uma poderosa arma para termos qualidade na TI de uma organização, se implementarmos alguns domínios, como certeza a TI será bem vista e valorizada. Material bem interessante, bem explicado, obrigado por compartilhar.

  4. Lily disse:

    Prezado Professor,

    Eu já estudo COBIT há algum tempo e sempre tive dificuldades em memorizar domínios e processos.

    Esse seu post foi a minha salvação, me ajudou 100%, era TUDO o que eu precisava para memorizar definitivamente.

    Muitissimo obrigada.

    Professor, eu adquiri o material de coletâneas de Governança de TI, mas não achei nada parecido com o seu esquema do COBIT para PmBOK, CMMI e ITIL. Eu gostei tanto e me ajudou tanto que queria te pedir, implorar, suplicar piedosamente, clementemente que tenha misericórdia de publicar o mesmo roteiro para tais assuntos.

    Exagerei?  🙂 Desculpe, mas preciso muito.

    Obrigada!!!

    • Geiza disse:

      Adorei os esclarecimento!!!! Faço pos-graduação em Governaça de TI  e, confesso não havia entendido quase nada sobre o Cobit até a leitura  dessas dicas. Origada!

  1. maio 23, 2011

    […] Cobit: Dicas de como resolver questões envolvendo Processos, Objetivos e Indicadores Estratégicos….. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *