Eclipse Helios

Concurseiros,

A partir do último dia 22 de junho a fundação eclipse lançou a nova versão de desenvolvimento denominado Helios (alternativamente página da última versão de produção, em inglês).

Pode não ser tão claro para os que não atuam na área de desenvolvimento de software, mas o conhecimento do projeto Eclipse é hoje muito importante para quem pretende ingressar em cargos de desenvolvimento na área pública, em informática, as versões do projeto Eclipse são sempre focadas em aspectos tecnologicamente muito relevantes além de serem essencialmente focados em projetos de código aberto, o que é uma premissa atual do governo federal.

Ao todo são
39 projetos de software que juntos geram um total de 33 milhões de linhas de código, divididos em 12 pacotes diferentes (http://www.eclipse.org/downloads/) específicos para as diferentes necessidades de desenvolvedores.

Todos os projetos lançados na versão Helios tem sua real importância, não caberia falar de cada um deles (selecionei somente dois que descrevo abaixo) e ao leitor e concurseiro interessado em teconologia próxima para concursos sugiro uma visita a por exemplo o próprio sítio de projetos.(http://www.eclipse.org/helios/projects.php).

Como novidades da versão Helios temos novidades como Eclipse Marketplace um portal aberto a comunidade que auxilia na procura de soluções desenvolvidas e/ou baseadas na atual versão do Eclipse.

Também muito importante citar é a adoção pelo projeto Eclipse do projeto EGit, com suporte beta ao GIT, que, embora ainda em fase de “Incubação” como definido no próprio sítio merece atenção pois é uma aposta para ferramentas de controle de versão a serem adotados futuramente.

Isto é basicamente o começo, sem se aprofundar em projetos para SOA, C, C++, ferramentas para UML, gerenciamento de tarefas, linguagens, arquitetura,…

Enfim, para quem almeja uma vaga na área de desenvolvimento, é certo que a atualização de sua versão do Eclipse seria de bom grado, mesmo para os adoradores de NetBeans.

Bons estudos!

»crosslinked«

Mauricio Antonio Ferste

Graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1997) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atualmente funcionário do SERPRO (www.serpro.gov.br), atua no desenvolvimento de sistemas. Professor atuante na FAMEC (http://www.famec.com.br), no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9368615800123473).

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. David Feitosa disse:

    Ainda vai demorar MUITO pro Helios entrar em prova.

    Muito da área de TI do governo é fechado em versões antigas.

    Mais fácil cair Demoiselle na prova! Hehehe

     

    Mas bem que eu gostaria que rolasse algo novo. Eu baixei a versão nova. Acho um porre esse negócio de esperar por versão, embora eu entenda.

     

    Saindo Java 7 ai e o povo ainda pensa com as coisas do 4 na cabeça…

    • Mauricio Antonio Ferste disse:

      O que desejo com este post é chamar a atenção para o Helios como uma nova vertente do Eclipse, concordo que pode levar algum tempo para uma homologação para uma nova versão no governo, quanto tempo exatamente é difícil dizer.

      Entretanto, as diversas tecnologias que acompanham não podem ao meu ver ficar sem atenção e já são realidades para muitas provas, e se você tem chance de uma plataforma perfeitamente direcionada a estas tecnologias, por que não usar?

      Quanto ao framework Demoiselle, concordo, é uma grande possibilidade para um novo concurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *