EVP: CESPE 143 TCU-TI 2009 Redes: Switches Camada 3 x Roteadores

fonte: http://fwd4.me/b2O

143 De maneira geral, switches de camada 3 são funcional e operacionalmente equivalentes a roteadores.

Comentários:

A resposta trivial é porque um switch é um switch e um roteador é um roteador. 😉

A questão toda é: o que é ser equivalente? Equivalência é uma relação bidirecional que exige pelo menos uma referência: “equivalente quanto ao que?”. Felizmente, dessa vez, o CESPE colocou a referência (não é sempre assim…):

Funcionalmente – desempenham as mesmas funções. Se você analisar só a ida, vai achar que a afirmação está correta, pois o switch camada 3 roteia, sim; porém, se você analisar a volta, verá que não está correto mesmo, pois o roteador não comuta. Portanto, ERRADAO!

Já seria suficiente para matar a questão, não é? Mas não podemos nos furtar de analisar tudo.

Operacionalmente – mesma performance na execução de uma tarefa. No caso, não podemos nem cogitar a comutação, ok? Analisemos, então, apenas a roteamento. Ora, o switch, “de maneira geral”, como tirado do próprio cabeçalho, é um equipamento muito mais robusto que os roteadores, portanto, com maior throughput e mais caro, naturalmente. Portanto, mais ERRADO ainda.

Resposta: ERRADO, conforme gabarito oficial.

Bons Estudos!

Walter Cunha
[email protected]

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *