Depoimento: Samuel Melo 2do Lugar TCU 2010

Antes de tudo, agradeço a Deus por tudo o que está acontecendo em minha vida. Para mim, fé e estudo são os componentes principais para o alcance dos nossos objetivos.

Bom, até o meio do ano de 2009, trabalhava na Universidade de Fortaleza (Unifor). Conversando com minha namorada (minha grande inspiração), resolvi sair e comecei meus estudos para concursos. No começo eu pensava em ser um AFRFB-TI, mas à medida que o tempo passava, minha atenção se voltava cada vez mais para o concurso do TCU. Resolvi colocar o foco dos meus estudos no TCU 2010.

No início, comecei fazendo cursinhos de Direito e Português. Fui coletando a
bibliografia (a tradicional – Pressman, Kurose, Stallings, materiais oficiais de
COBIT, CMMI, etc.) e aprimorando os métodos de estudo, lendo muito depoimento de pessoas que já tinham passado em outros concursos (como o já tradicional Alex Meirelles, por exemplo) e, também, contando com o apoio dos auditores do TCU Monique Monteiro e Carlos Bornhofen, que tiravam todas as minhas dúvidas em relação ao órgão. Além disso, toda a ajuda do pessoal da TIMasters foi muito importante também, em especial o Rogério Araújo e a Helen Queiroz, pelos materiais cedidos. Estudei muito as matérias de conhecimentos gerais do concurso do TCU 2009, procurando ficar com uma boa base dessas matérias antes de iniciar os estudos das matérias de TI que caíram no concurso do ano passado. Também fiz os concursos do BACEN e MPOG esse ano como preparação. Apesar de não ter sido aprovado em nenhum dos dois, tive um desempenho razoável que me fez acreditar que eu estava no caminho certo.

Nesse ponto dos meus estudos (março-abril desse ano) veio uma grande novidade para os concurseiros de Fortaleza: o ITnerante. Posso dizer que
essa iniciativa do professor Walter Cunha foi decisiva na minha aprovação. Agradeço muito aos professores que estiveram aqui na terrinha e por estarem sempre disponíveis para tirar dúvidas (Walter, Pedrosa, Jaime e Gleyson). Além disso, também contei com um “coaching” feito pelo Walter, junto com o Jaime, durante a preparação do TCU.
Para as discursivas, fiz dois cursos online: um do Ponto e outro do
Cathedra.Durante os estudos em casa, procurei seguir uma dica tradicional de
resolver muitas provas anteriores do CESPE. Um detalhe importante foi que,
quando saiu o edital do TCU 2010, peguei a planilha de estudos que o Luiz (1º
lugar do BACEN) fez e adaptei para meu uso. Isso ajudou bastante a me policiar e saber realmente se o meu estudo estava rendendo. À medida que a prova ia se
aproximando, procurava intensificar os estudos. Nesse ponto, chegava a 9 horas por dia de HBC. Fiz a minha parte para estar bem preparado nos dias das provas. A outra parte Deus faz!

Depois de voltar de Brasília, só restava esperar (dias intermináveis). Como
todos sabem, o resultado saiu antes do previsto (dia 3 de setembro) e foi uma
loucura. O Walter me ligou pra avisar e eu quase não acreditei! Todo o esforço e
dedicação estavam recompensados! A emoção era muito grande! Depois disso, uma merecida comemoração com a família era tudo o que eu queria. Enfim pessoal, estou muito feliz e realizado por poder fazer parte do corpo técnico do TCU, sei que todos que estão entrando irão se juntar a grandes profissionais que lá já estão.

Bem, é isso. Gostaria de dar os parabéns aos futuros colegas de TCU! À todos que estão na luta pelo concurso que desejam, tenham perseverança nos estudos e fé em Deus! Como último recado, queria dizer que, assim como recebi ajuda de muitas pessoas, estarei sempre disponível para quem precisar! Contem comigo! Que Deus abençoe a todos.

Abraços,

Samuel Melo Montenegro.

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *