Questão Comentada: FCC – Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE) – Raciocínio Lógico

Segue resolução de uma questão interessante de raciocínio lógico da Fundação Carlos Chagas (FCC), com vistas aos estudos relacionados aos concursos dos tribunais do trabalho (Pará e Piauí) elaborados por esta banca, que se aproximam. Vamos à questão:

Assinale a alternativa que completa a série seguinte:

J J A S O N D ?

(A) J

(B) L

(C) M

(D) N

(E) O

Antes de ler a resolução, por favor, tentem respondê-la. Estou fazendo este pedido porque, sinceramente, eu demorei muitos minutos para ter a sacada da questão, logicamente, após conhecer o gabarito.

Comentários: as letras são referentes a
sequência de meses: Junho, Julho, Agosto, Stembro, Outubro, Novembro, Dezembro E JANEIRO. Achei interessante esta questão porque nesses futuros concursos, na disciplina de raciocínio lógico, o mesmo conhecimento pode ser abordado acerca dos dias da semana: Q Q S S D S T.

Gabarito: Letra A.

»crosslinked«

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. jose inacio disse:

    Bom dia, tudo bem Leonardo é justamente esse o problema, a questao nao pode deixar margem pra mais de uma interpretação,a minha lógica é só uma das que podem ser seguidas pra resolver a questão, o candidato nao pode partir do presuposto: ” advinhe o que o elaborador esta pensando… “, as quesotes têm que ser claras e com resposta única e justamente por está dúbia poderia ser recorrida sim.. mas como eu não fiz a prova fica o alerta para sempre marcarmos a menos errada, rsrs…
    []’s e bom estudos.
     

  2. José Inácio, não posso negar que há uma lógica no seu raciocínio; porém, outra coisa inegável é que a lógica seguida pelos meus comentários chegaram a uma resposta mais consistente, além de corresponder ao gabarito definitivo da banca Fundação Carlos Chagas (FCC): letra A, referente ao complemento J.
     
    Por exemplo, pelo seu raciocínio, poderia ser qualquer vogal: A, E, I, ou U. Este não leva a uma resposta exata. O raciocínio considerado pela FCC, em contraponto, nos leva a uma resposta única, que seria a letra correspondente ao mês janeiro – J.
     
    José Inácio, eu acho que um recurso mais consistente seria caso a banca desse como gabarito a letra E e o candidato marcasse a letra A. De fato, seria um recurso totalmente válido. Eu, pelo menos, vejo algumas brechas na sua lógica.

  3. jose inacio disse:

    bom amigo até pode ser esse gabarito, mas com certeza se trata de uma questao para se entrar com recurso.
    vamos lá.. JJASOND
    seguindo a lógica
    consoante consoante, vogal, consoante, vogal, consoante consoante, … aqui pela lógica seguida teria que ser uma vogal, correspondente a letra O da alternativa E.
    caso nao concorde pode expressar sua opiniao.
     

  4. Jhonathas disse:

    Essas questões de lógica da FCC pelo que tenho notado, são mais faceis que as do CESPE.
    Aconselho a resolver questões de lógica do CESPE. Pois assim você vai estar bem mais preparado, já resolvi bastante questão.
    Tinha uma que era pra saber a proxima palavra.
    Pá – Fale – Andei ; e a próxima tinha que ser uma palavra que tinha a vogal A,E,I,O ….(que nas opções tinha Anceio) Enfim sempre existe um padrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *