Aragon – O Retorno do Rei

Caros Colegas,

Quem diria, heim? Depois de ter sido hostilizado sistematicamente na timasters,  só deu Aragon no MPU 2010. Pelo menos, uma dezena de questões praticamente “copy/paste”. Foi o verdadeiro Retorno do Rei!

Eu conheci o Aragon logo que comecei a estudar para concurso de TI.  Notei que, na maioria deles, era cobrada uma disciplina indigesta que eu nunca havia visto na faculdade: Governança de Tecnologia da Informação.  Pior, a disciplina era composta por vários modelos, cada um mais complexo de assimilar que o outro. Por onde estudar, então?

Resolvi procurar nas livrarias “alguma coisa resumida e abrangente”, como todo bom e velho concurseiro iniciante. Nas minhas zapeadas pela net, dei de cara com o Aragon ainda na sua versão azul, ou seja, quando ele ainda era um mero strider.

Já nessa época, ele se mostrou extremamente útil, uma vez que resumia as principais referências de governança em resumos compactos e objetivos. É claro que, para enxergar isso, você precisava aguentar toda a primeira metade do livro, na qual ele descrevia um modelo genérico, enfim, uma via crúcis para àqueles com perfil extremamente técnico. Muitos desistiam no meio do caminho…

Comecei, então a alardear sua existência e suas qualidades nas primeiras versões do Blog e logo ele a desaparecer paulatinamente das prateleiras. Quando tentei entrar em contato com autor de modo a conseguir alguns exemplares para sorteio via APC (É o novo!), ele me relatou que o livro havia sido descoberto pelo mundo dos concursos e assim estava providenciando uma nova versão ampliada e revisada, a atual de capa laranja.

Eu sempre defendi essa publicação (vide timasters), mas, ultimamente, ele vinha sendo menosprezado em várias threads da lista, ainda mais por ainda abordar a versão de 2004 do PMBoK.  Contudo, sabem o que é mais o engraçado disso tudo? É que ele nunca para nas livrarias, ou seja, quando ele aparece em estoque, não demora dois dias para se esgotar. Depois dessa prova do MPU, então…Alegre

Então, é isso, pessoal, longa vida ao Rei!

[]´s

WC

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *