Concursos Públicos de TI – Mitos e Verdades

Uma das opções mais atraentes para o profissional da área de TI é o ingresso no serviço público. Isto porque, em inúmeros casos, os salários iniciais e benefícios oferecidos pelas carreiras de estado são muito superiores aos recebidos pelos profissionais de TI na iniciativa privada. Os salários iniciais já superam a casa dos R$ 10.000 em muitos casos, algo inimaginável para profissionais juniores ou sem certificações mais complexas.

Além disso, a não exigência de experiência prévia, certificações e indicações de terceiros, tornam a disputa pelas vagas em empregos públicos em TI mais democráticas e acessíveis para profissionais de perfis e idades diversos. Certamente, no mundo dos concursos públicos de TI, o investimento necessário para concorrer a boas vagas é muito menor do que na iniciativa privada. Enquanto em um você pode comprar livros e apostilas com poucos reais, em outro você precisa se submeter a inúmeros cursos e exames de certificação que podem custar milhares de reais.

Um grande mito relacionado aos serviços públicos na área de TI é que
“não existem desafios”. Esta certamente é uma grande falácia. Atualmente, as melhorias em tecnologia da informação representam o carro chefe em inúmeros órgãos públicos e empresas estatais, ao passo que a administração pública reconheceu que não é possível melhorar os níveis de serviços prestados a sociedade sem o amparo de sistemas de informação atualizados.

Com isso, tem se tornado iniciativa comum nós órgãos públicos e empresas estatais, o estabelecimento de programas de capacitação profissional – técnica e gerencial – em TI, além da criação de programas de modernização dos sistemas de informação de tais organizações. Tratam-se de projetos de implantação de sistemas de gestão, migração de plataforma alta para baixa, implementação de melhorias em segurança da informação, aumento da integração entre os órgãos e empresas estatais, programas de modernização das rede, entre outros.

Por fim, merecem destaque os inúmeros programas de melhoria em governança de TI, com o aumento da aderência a padrões de mercado como ITIL, Cobit, e normas ISO. Como podemos ver, desafios é o que não faltam!

A grande diversidade dos desafios em TI que são encontrados no serviço público refletem-se nos concursos públicos, nos quais os conhecimentos exigidos são cada vez mais amplos, o que para muitos bons profissionais de TI representa um desafio, à medida que suas formações são essencialmente especialistas. O conhecimento exigido dos candidatos em concursos é, em certa medida, mais generalista do que especialista, pois, de antemão, os profissionais que ingressam no emprego público devem ser capazes de compreender a área de TI sobre um espectro mais amplo, além de possuir capacidade de lidar com tarefas diversas.

Portanto, se você ainda possuía alguma dúvida sobre o quão desafiadora pode ser a carreira pública na área de Tecnologia de Informação, esperamos tê-lo ajudado a acreditar que os concursos nesta área podem ser uma boa alternativa.

Abraços,

Diogo B. Gobira
Grupo Handbook de TI para Concursos
http://timasters.ning.com/profiles/blogs/handbook-de-ti-apostilas-de

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *