Webmail: afinal, é IMAP ou HTTP?

Pode parecer óbvio para alguns, mas vez por outra essa discussão vem à tona e não raro ver pessoas sendo “engolidas” pelas questões de concurso. O problema reside no fato dos browsers, via de regra, usarem o HTTP (80), enquanto os softwares comerciais de e-mail – agentes do usuário – usarem os protocolos POP ou IMAP nas portas 110 e 143, respectivamente.

Para resolver de vez esse tipo de aflição lembre-se:
O browser está substituindo o agente do usuário, ou seja, “o Internet Explorer está agindo no lugar do Outlook Express”. Trata-se de uma mera substituição da aplicação e não do protocolo (que roda por baixo). Dessa forma, quando estiver usando webmail lembre-se que o protocolo usado para acessar sua caixa postal e manipulá-la no lado servidor ainda é o IMAP (143).

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Wil disse:

    Afinal é http ou IMAP ? não ficou claro pra mim…
    O que entendi foi… http para acessar o webmail e imap para receber a mensagem do servidor de email para o servidor do webmail?
    na prova cespe do correios caiu:
    no serviço de email por meio de browser web, o protocolo http é usado para acessar uma mensagem na caixa posta, e o protocolo smtp, necessariamente, para enviar uma mensagem para a caixa postal.
    Certo ou errado?

    »crosslinked«

  2. Luiz Gustavo disse:

    Gustavo, muito pelo contrário! Você foi o causador de uma produtiva discussão! Você pode ter certeza que este assunto para mim está agora muito mais aprofundado.
    Agradeço a todos que colaboraram e a você pela elucidação do assunto!

  3. Carlos Müller disse:

    Como o Walter disse pouco acima: muito boa a discussão!! Parabéns a todos que contribuíram. Tenham certeza de que ajudaram muitas pessoas!!

  4. Welkson Renny de Medeiros disse:

    Questões sobre o assunto:
    REDES – CESGRANRIO – INFRAESTRUTURA – 2010 – Q2
    O analista de suporte de uma empresa decidiu disponibilizar
    para os usuários do email corporativo uma interface de
    webmail. Assim, para que o cliente possa enviar uma mensagem
    de email, via webmail de sua estação de trabalho,
    usará uma aplicação que implemente o protocolo
    (A) HTTP.
    (B) IMAP.
    (C) POP3.
    (D) SMTP.
    (E) WMAIL.
    Gabarito: A
     
    FCC – TRE-RS – 2010 – Q.34
    O computador de um provedor de acesso a internet (ISP), encarregado de disponibilizar as mensagens dos inter-nautas, mantendo as mensagens no provedor sem move-las para o computador de destino, é um servidor:

    a) Webmail
    b) POP3
    C) PROXY
    D) SMTP
    E) DNS
    Gabarito: A
     
    Essas 2 questões foram copiadas do TImasters e estão bem documentadas… é só procurar no histórico da lista.
    Abraços,
    Welkson Renny

    • Gustavo Vilar - p3r1t0f3d3r4l disse:

      CESPEE – CHESF – 2002 – Q18
      A respeito da configurao de e-mail e dos protocolos associados, assinale a opção INCORRETA

       

      A. O POP3 É um protocolo utilizado tanto para o envio quanto para o recebimento de mensagens de e-mail.

      B. O IMAP permite que sejam lidas mensagens utilizando-se um navegador comum, desde que utilizado um webmail.

      C. Em uma rede de computadores, um servidor de e-mail pode ser configurado para o recebimento de e-mail de diferentes domnios da Internet.

      D. Sempre que possível, deve-se deixar, no servidor de e-mail, uma cpia de um e-mail recebido, quando o cliente de correio eletrônico for o Outlook Express ou o Eudora Light.

      E. O IMAP e o POP3 podem ser utilizados em um mesmo servidor de correio eletrônico, pois nenhum desses protocolos influencia o funcionamento do outro.

      Gabarito: A
      Conclusão, B, C, D e E estão corretas.

      Quanto às questões por você apresentadas, não tenho nada a discordar: A primeira questão referencia a interface de webmail; a segunda questão, por eliminação, só pode ser letra A, pois não há a opção IMAP.

      Reconheço que sou eu o causador do problema de entendimento, haja vista minha intenção era referenciar o protocolo que “colocava a mão” nas pastas do usuário no lado servidor.

  5. Ruan Delgado Gomes disse:

    Olá,
    de acordo com o livro do Kurose, não se usa IMAP para o webmail. No livro, temos a seguinte explicação e que justifica a resposta correta para a questão postada por Luiz Gustavo:
    Quando um destinatário quer acessar uma mensagem em sua caixa postal, ela é enviada do servidor de correio para o browser usando o protocolo HTTP, e não os protocolos POP3 e IMAP.
    Quando um remetente quer enviar uma mensagem de e-mail, esta é enviada do browser do usuário para seu servidor de correio por HTTP, e não por SMTP.
    Portanto, no webmail, pela definição de Kurose, não se utiliza IMAP nem POP3.
    Porém, ele considera que o usuário, através do browser, acessa diretamente um servidor de e-mail, que implementa o protocolo HTTP.
    No caso de o browser se conectar com um servidor de aplicação, e este se conectar com um servidor de e-mail, ai sim poderia existir uma comunicação via IMAP ou POP3 entre o servidor de aplicação e o servidor de correio.
    Entretanto, esse último caso não tira a veracidade da afirmação presente na questão. Além disso, como na questão é definida uma comunicação do usuário final para o servidor, não se utiliza IMAP de qualquer forma, pois IMAP é utilizado apenas como um protocolo de acesso ao correio. Para enviar mensagens do usuário final para o servidor de correio utiliza-se SMPT, ou HTTP no caso do webmail.

  6. Walter Cunha disse:

    Alto nível a discussão. Gostaria de ver mais discussões dessas por aqui. 🙂

  7. Gustavo Vilar - p3r1t0f3d3r4l disse:

    Luiz,
    O Daniel detalhou melhor o processo num comentário logo acima, ou seja, entre tua máquina e o servidor de aplicação usa-se HTTP, entretanto, o protocolo usado pelo servidor de aplicação e o servidor de e-mail não será o HTTP, mas sim um protocolo específico para manipulação de e-mail, via de regra o IMAP.
    No dia da prova eu também marcaria ERRADO por me entender de acordo com o parágrafo acima.
    O grande problema é avaliar qual nível de detalhe a banca deseja do candidato: Se você é pouco detalhista…erra, se é detalhista demais, vai começar a ver chefre em cabeça de cavalo e erra também.
    Moral da história: O HTTP é usado, mas não é ele quem trabalha a troca de mensagem entre servidor de aplicação e o servidor de e-mail. Eu tentaria um recurso nesses termos, indicando que a questão oferece um duplo entendimento sobre o uso do protocolo.

  8. Luiz Gustavo disse:

    Espere um pouco! Como eu li este post antes da prova se ele foi postado dia 24/01??? Será que estou ficando louco ou o blog está com problemas de data??

  9. Luiz Gustavo disse:

    Vejam só uma questão da Previc que abordou este tema e foi considerada correta. Caso considerem a questão errada por favor ajudem-me a redigir um recurso pois coincidentemente eu li este post antes da prova e errei a questão!
    Obrigado.

    Questão:
    27 Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico.
     
     

  10. Daniel disse:

    Está errado.
    Não pode-se afirmar, categóricamente, que IMAP está sendo utilizado.
    O cliente de e-mail conecta diretamente ao servidor de e-mails. O navegador, por sua vez, conecta indiretamente ao servidor de e-mails através do servidor de aplicação.
    Como aliás é sempre o caso com toda aplicação web servida para um navegador: quem faz todo o trabalho é o servidor de aplicação, em nome do cliente.
    Até este ponto acredito que não há dúvidas.
    No caso de um webmail, o navegador envia requisições ao servidor de aplicação, e este sim, faz as conexões necessárias, seja via POP, seja IMAP, seja o que for, com o servidor de e-mails, para, logo em seguida, montar uma resposta em HTML para ser exibida pelo navegador. Não necessáriamente IMAP. Nem POP. Pode-se inclusive ser uma arquitetura proprietária como BigTable do Google usada como storage para GMail e acessada por mecanismos desenvolvidos por eles mesmos.

    • Gustavo Vilar - p3r1t0f3d3r4l disse:

      Prezado Daniel,
      Talvez eu não tenha sido suficientemente claro, e vou me valer de sua explicação para complementar a minha. De fato entre o cliente e o servidor de aplicação é o protocolo HTTP quem normalmente atua. Entre o servidor de  aplicação e o servidor de e-mail entram os protocolos de e-mail propriamente ditos.
      O foco que tentei dar na explicação é que o protocolo usado para gerenciar as pastas no servidor de e-mail é o IMAP e não o HTTP. Caso o POP seja utilizado, este só terá acesso ao maildrop (pasta padrão de entrada), não acessando as pastas que, por ventura, o usuário tenha criado.

      • Daniel disse:

        Pois então, vamos focar no ponto chave:

        O que o servidor de aplicação utiliza: não necessáriamente será IMAP.
        Nem precisa ser. A não ser que você estabeleça que devam ser seguidas apenas RFCs X e Y que estabelecem determinados padrões. Para você, cliente, interessa apenas que a camada mais externa, a que comunica com você, siga o seu padrão de comunicação. Seu navegador entende HTML, CSS, JS, etcs. O que o servidor vai fazer com isso, não lhe interessa muito.

        Mesmo para acessar as pastas. Volto ao exemplo do Google. Através de seu navegador, utilizando o webmail GMail, você acessa os “labels” que são a primitiva próxima que o Google tem para pastas, e o servidor deles não está usando IMAP para acessá-las.

        Acredito que faltou um enunciado de questão para clarear. Webmail é uma palavra muito genérica. Existem inúmeras implementações deste serviço. E ainda outras inúmeras implementações do serviço de “e-mail server” própriamente dito.

        O Google mesmo tem uma bastante “exotérica” e que nos é transparente. Para nós não faz diferença como eles armazenam ou acessam os dados, apenas que eles sigam padrões na camada que comunica conosco: seja o navegador, ou cliente POP, ou cliente IMAP.

        É uma questão de arquitetura. E uma das partes mais interessantes da TI é justamente poder ter diferentes arquiteturas que se comunicam, sem necessáriamente serem obrigadas a seguir implementações internas (ex.: protocolo utilizado pelo servidor) iguais.

  11. Bruno disse:

    Muito boa a dica, Gustavo.
    Obrigado.
     

  12. dario disse:

    Legal a dica. Alguém sabe me dizer se vai sair, realmente, concurso para a Polícia Federal, este ano, e se vai ter vaga pra TI? Obrigado.

  1. janeiro 24, 2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Claudio Salmito and TIMasters, TIMasters. TIMasters said: Post: Webmail: afinal, é IMAP ou HTTP?: Pode parecer óbvio para alguns, mas vez por outra… http://goo.gl/fb/StIH5 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *