Questão de hardware e arquitetura: CGU-TI 2006 (ESAF)

Comentada sobre a dúvida de um aluno:

Comprei a coletânea Hardware e Arquitetura da ESAF e na seguinte questão:
(SLIDE 55)

(ESAF CGU-TI_2006) 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de hardware:
I. ADSL (Assimetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de acesso rápido que usa as LANs para permitir acesso à Internet. Em geral, as velocidades variam de 256 kbps a 2 Mbps, dependendo da velocidade do adaptador de rede utilizado no computador. A principal vantagem é usar apenas a LAN, não sendo necessário o uso do sistema telefônico.
II. O overclock é uma técnica que permite aumentar a freqüência de operação do processador alterando-se a freqüência de barramento da placa-mãe ou, em alguns casos, o multiplicador.
III. O AGP 8X é uma versão recente do barramento AGP,que apesar de manter a
freqüência de operação de 66MHz passou a ser capaz de realizar 8 transferências por ciclo, atingindo uma taxa de 2133 MB/s. Tem uma característica especial que é a utilização da memória RAM compartilhada como memória de vídeo.
IV. ALU (Arithmetic Logic Unit ou Unidade Lógica e Aritmética) é a parte do processador principal, denominada co-processador aritmético, encarregada de controlar os cálculos de números inteiros.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

Na resposta diz que a afirmativa IV esta incorreta por que a ULA é encarregada de controlar os números inteiros.
Andei pesquisando e parece que isto está certo, o erro da questão estaria no denomidade co-processado aritmético, que é o UPF, este sim encarregado de realizar operações com pontos flutuantes

Pelo o que eu lembro da faculdade,a ULA realiza operações com inteiros, mas a questão do co-processador eu não sei.
Como a unica fonte que encontrei foi a wikipédia, tenho receio de estar errado, por isso gostaria de uma explicação melhor 🙂

Desde já agradeço, Abraços!

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_l%C3%B3gica_e_aritm%C3%A9tica#ULA_vs._UPF
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_ponto_flutuante

GABARITO: B

COMENTÁRIO:

O item IV está errado porque “mistura” a ULA com o Co-processador matemático, componentes distintos de uma arquitetura. A ULA efetivamente realiza operações com inteiros, mas ela é uma UNIDADE, indispensável, dentro da CPU. O Co-Processador, estrutura introduzida pelos mainframes e atualmente também nos nossos desktops, tem função SUPLEMENTAR, pode ou não estar contido dentro da CPU (exemplo, nos mainframes o coprocessador fica fora da CPU, em algumas plataformas Silicon dentro da própria CPU) e tem uma função matemática mais elaborada, para trabalhar operações com float, por exemplo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço,

Fagury

»crosslinked«

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. thiago fagury disse:

    Lendo o meu próprio texto não tinha visto esta interpretação =)
    De qualquer forma, acho que está claro na explicação que a ULA é uma unidade inerente ao projeto de qualquer CPU, enquanto o Co-processador matemático, não. E que estas, entre si, são diferentes. É a única distinção que efetivamente precisa ser feita. É isso que invalida a questão! Ainda, não existe no texto o termo “plataforma mainframe”, mas plataformas Silicon (Graphics), o que pode ser lido como “máquinas do  padrão/ da família/ do tipo Silicon Graphics”.
    Obrigado pela participação e pelo feedback!

  2. Bla disse:

    O “co-processador” é normalmente denominado FPU – Floating Point Unit. A distinção entre “co-processador” e “unidade” é absolutamente inválida em qualquer arquitetura real contemporânea.
     
    E desde quando existe uma “plataforma Mainframe”? Tem mainframe de todo o tipo de plataforma diferente, meo.
     
    Eu hein.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *