Análise de tráfego: driblando o código da Matrix

Muitos daqui – como bons nerds – já dedicaram algumas horas assistindo o filme Matrix, e tenho certeza que eu não fui o único a perceber que quando os amigos do Neo (Keanu Reeves) observam a ação dentro da Matrix, o fazem através de uma interface com caracteres malucos na cor verde que ficam descendo na tela. Pois bem, essa é a impressão que muitos têm quando iniciam a análise de logs. A diferença é que no filme eles entendem tudo, já você na vida real, coitado, não entende nada 🙂

Em se tratando de concurso público, antes de você iniciar a análise de log propriamente dita, busque elementos nas questões que contrariem os conceitos e fundamentos da informática para marcá-la como ERRADA, somente na ausência desses elementos você iniciará a análise.

Exemplificando…

Prova Nacional – Perito Criminal Federal – 2004

(figura omitida propositalmente)

A figura acima ilustra parte da janela de um analisador de rede mostrando os dados de uma conexão TCP entre os hosts A (10.0.0.20) e B (164.0.0.130). Considerando que estes hosts tenham apenas os endereços IP mencionados, julgue os itens a seguir.

82 – Os endereços MAC dos hosts A e B são respectivamente 00:01:F4:96:50:7F E 00:80:5F:31:D9:7C

Pode marcar ERRADO sem sequer olhar para a imagem

Explicação:

1.       As máquinas possuem endereços lógicos pertencentes a classes distintas, logo estão separadas por pelo menos um roteador.

2.       Se existe pelo menos
uma roteador entre elas, os endereços MAC podem pertencer a:

  • Máquina A e Roteador
  • Roteador e Máquina B
  • Roteador e Roteador (caso exista mais de um roteador)

Durante o trânsito do quadro, à medida que chegam aos roteadores, os endereços MAC de origem e destino se alteram para refletir o novo emissor (máquina atual) e novo destinatário (próxima máquina). Dessa forma, a máquina A nunca será a antecessora imediata da máquina B nem vice-versa, não tendo como os endereços MAC pertencerem a ambas máquinas simultaneamente.

Abraços e até breve.

»crosslinked«

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Gustavo G disse:

    Minha nossa, é mesmo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *