Questão Comentada: Governança Cespe MPU 2010 Perito Q.110

110 Um exemplo de componente informativo é o glossário de termos do CMMI.

Esta é uma questão interessante e relativamente recente, visto que incidiu na última prova do Ministério Público da União, no cargo de Analista de Informática/Perito. Apesar de ser uma questão curta e aparentemente fácil, não é, visto que contempla algo que parece natural porém é definido como uma exceção no documento oficial do CMMI. Do Guia do CMMI 1.2:

“O glossário de termos do CMMI não deve ser considerado um componente
requerido, esperado ou informativo dos modelos CMMI. Recomenda-se que os termos contidos na seção Glossário sejam interpretados no contexto dos componentes do modelo nos quais eles apareçam.” Segue a conceituação de cada um dos três componentes do CMMI 1.2.

Requeridos: Metas específicas e metas genéricas; O alcance de metas é usado como base para determinar a capacidade de áreas de processo e a maturidade organizacional.

Esperados: Práticas específicas e práticas genéricas; Espera-se que as práticas (ou alternativas aceitáveis) estejam presentes para que as metas possam ser alcançadas. Orientam a implementação de melhorias de processos e a realização de avaliações.

Informativos: Subpráticas, produtos de trabalho, etc. Fornecem detalhes que ajudam a compreender as metas e práticas e como elas podem ser realizadas. Pelo exposto na definição deste termo é natural a conclusão que o Glossário de Termos seja um componente informativo, porém, como mostrado na transcrição do documento oficial do CMMI, este não é nenhum dos três tipos de componentes.

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *