Posicionamento do CESPE – Normalização

Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/posicionamento-do-cespe

TRT21. 2010. Analista de Sistemas:
  • [51] A chave candidata, conjunto de um ou mais atributos tomados coletivamente, permite identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades. (Correta)
  • [61] A primeira forma normal estabelece que os atributos da relação contêm apenas valores atômicos. (Correta)
  • [62] A dependência funcional é uma associação que se estabelece entre dois ou mais atributos de uma relação e define-se do seguinte modo: se A e B são atributos ou conjuntos de atributos, da relação R, diz-se que B é funcionalmente dependente de A se cada um dos valores de A em R tem associado a si um e um só valor de B em R. (Correta)
MPU. 2010. Técnico em Informática:
  • [123] Uma relação que não esteja normalizada possibilita a redundância de dados, o que pode levar à inconsistência de tais dados. (Correta)
  • [124] Uma relação que não está na segunda forma normal, mas que está na primeira forma normal, sempre pode ser decomposta em uma coleção de relações, estando cada uma delas na segunda forma normal. (Correta)
  • [128] Quando se promove a evolução de um modelo conceitual de dados para um modelo lógico relacional, utilizar chaves estrangeiras é uma maneira de se implementar relacionamentos que tenham sido identificados entre entidades. (Correta)
Banco da Amazônica. 2010. Tecnologia da Informação:
  • [65] Na descrição formal do modelo relacional, existe preocupação com a semântica formal do modelo, para a qual são adotados termos como relação, tupla e atributos. Essa descrição pode ser feita apenas com elementos textuais. (Correta)
EMBASA. 2010. Analista de Tecnologia da Informação:
  • [59] A normalização é o mecanismo formal para a análise de esquemas de relações em banco de dados, com base nas suas chaves e nas dependências funcionais entre seus atributos. (Correta)
  • [60] Por meio das formas normais, é possível evitar anomalias em projetos de bancos de dados. (Correta)
EMBASA. 2010. Técnico em Programação de Computadores:
  • [84] Os bancos de dados relacionais lidam com associações, criando uma chave para outra tabela. A normalização força todas as associações da relação a terem um único valor, o que implica em inversões da estrutura de dados entre objetos e tabelas. (Correta)

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *