Scrum – TRT/RJ – FCC – Q??

Fonte:  http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/scrum-trt1-fcc-q?xg_source=activity

(este texto foi originalmente publicado na lista Timasters)

Prezados,

Quanto à questão que versava sobre Scrum, na prova do TRT-RJ, acredito que a mesma não é passível de recurso, segundo o Scrum Guide – Guia Oficial (utilizado nos treinamentos de Certificação Scrum Master e escritos pelos criadores da metodologia, Ken Schwaber e Jeff Sutherland). Vou negritar as partes importantes, e justificar a minha posição:

A Reunião de Planejamento da Sprint é o
momento no qual a iteração é planejada. É fixada em oito horas de duração para uma Sprint de um mês. Para Sprints mais curtas, aloca-se para essa reunião aproximadamente 5% do tamanho total da Sprint, e ela consiste de duas partes. A primeira parte, um evento com duração fixa de quatro horas, é o momento no qual é decidido o que será feito na Sprint. A segunda parte, outro evento com duração fixa de quatro horas, é o momento no qual o Time entende como desenvolverá essa funcionalidade em um incremento do produto durante a Sprint.

Há duas partes na Reunião de Planejamento da Sprint: a parte do “o quê?” e a parte do “como?”. Alguns Times Scrum juntam as duas. Na primeira parte, o TimeScrum trata da questão do “o quê?”. Aqui, o Product Owner apresenta ao Time o que é mais prioritário no Backlog do Produto. Eles trabalham em conjunto para definir qual funcionalidade deverá ser desenvolvida durante a próxima Sprint.

Na segunda parte da Reunião de Planejamento da Sprint, o Time trata a questão do “como?”. Durante as quatro horas seguintes da Reunião de Planejamento da Sprint, o Time define como transformará o Backlog do Produto selecionado durante a Reunião de Planejamento (o quê) em um incremento pronto. O Time geralmente começa projetando o trabalho. Enquanto projeta, o time identifica tarefas. Essas tarefas são pedaços detalhados do trabalho necessário para converter o Backlog do Produto em software funcional. As tarefas devem ser decompostas para que possam ser feitas em menos de um dia. Essa lista de tarefas é chamada de Backlog da Sprint. O time se auto-organiza para se encarregar e se responsabilizar pelo trabalho contido no Backlog da Sprint, tanto durante a Reunião de Planejamento da Sprint quanto no próprio momento da execução da Sprint.

Agora vamos ao enunciado da questão:

No SCRUM, o processo de desenvolvimento inicia com uma reunião de planejamento na qual o Product Owner e a equipe decidem, em conjunto, o que deverá ser implementado do Product Backlog. Assim, a equipe planeja seu trabalho, definindo o Sprint Backlog, na

O próprio enunciado da questão citou a primeira parte da reunião: No SCRUM, o processo de desenvolvimento inicia com uma reunião de planejamento na qual o Product Owner e a equipe decidem, em conjunto, o que deverá ser implementado do Product Backlog = primeira parte.

Assim, a equipe planeja seu trabalho, definindo o Sprint Backlog, na = que parte? Resposta: na segunda parte da reunião, onde são definidas as tarefas que vão fazer parte do Backlog da Sprint (Sprint Backlog), de acordo com o Scrum Guide.

A questão infelizmente cobrou um conhecimento muito detalhado, mas não está errada.

Forte abraço.

»crosslinked«

nandopedrosa

Analista de Finanças e Controle - Ministério da Fazenda/Coordenação de Sistemas Graduação: Universidade Federal de Pernambuco Certificações: ITIL Foundation Certified Java Programmer Certified Java Associate Certified Aprovações: Concurso Ano Cargo Posição Organizadora PBGÁS 2007 Analista de Sistemas 1 FCC SERPRO 2008 Administração de TI 1 CESPE COPERGÁS 2008 Analista de Sistemas 1 UPENET INMETRO 2007 Analista de Sistemas 2 CESPE STN 2008 AFC-TI 2 ESAF STJ 2008 Analista Judiciário 3 CESPE TRF-5 2008 Analista Judiciário 5 FCC TRF-5 2008 Técnico Judiciário 5 FCC TCU 2008 ACE-TI 7 CESPE TJ-PE 2007 Analista Judiciário 11 FCC BNDES 2008 Analista de Sistemas 27 CESGRANRIO

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *