Dúvida ITIL: Disponibilidade x Continuidade

fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/duvida-itil-disponibilidade-x

Amigos, como vão? Espero que bem.

Aqui vai a dúvida de um aluno sobre ITIL, com a minha devida resposta. Espero que os ajude

O processo que deve ser implementado para oferecer garantias à prestação de serviços de TI, após uma interrupção de serviço, é o processo de Gerenciamento

  • b) da Disponibilidade.
  • c) do Nível de Serviço.
  • d) de Serviços.
  • e) de Configuração.
AI VEM… PORQUE NÃO É DISPONIBILIDADE PQ NÃO SEI SE A AFIRMATIVA DA QUESTÃO FOI BEM CLARA, MAS TB DÁ PARA INDUZIR A LETRA B (DISPONIBILIDADE) TAMBÉM.

Minha resposta:

O Gerenciamento de Disponibilidade lida com aumentar a confiabilidade do serviço , isto é, que ele esteja “no ar” (disponível) quando os usuários precisarem acessá-lo. Perceba que o foco aqui é tentar aumentar as chances de que o serviço fique disponível o máximo de tempo possível através de uma análise das necessidades de disponibilidade do Negócio, do próprio Serviço e da Infraestutura de TI por trás.

Já o Gerenciamento de Continuidade lida com o risco de um desastre,  um evento que interrompa a disponibilidade, ou seja, “tire o serviço do ar”. Aqui, o objetivo é ter uma política bem definida de Planos de Continuidade (como eu faço para recuperar os meus serviços) e Planos de Contingência (como eu faço para ter um nível mínimo de serviço, mesmo com boa parte dele “fora do ar”).
Então, Ger. de Disponibilidade é mais proativo, visa a evitar que o serviço seja interrompido.
Enquanto que o Ger. de Continuidade é muito mais reativo, ou seja, atua depois que o serviço foi interrompido por alguma razão, visando recuperá-lo.
Como a questão falou em serviço que já foi interrompido, o Processo adequado para lidar com a recuperação e a prestação de níveis mínimos de serviço é  o processo de Gerenciamento de Continuidade.
Forte abraço!
Analista de Finanças e Controle – Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda.
ISO 27002 Foundations Certified
IBM Certified Solution Designer – RUP V7.0
OMG Certified UML 2.2 Professional
ITIL V3 Foundations Certified
COBIT 4.1 Foundations Certified
Java Programmer Certified
Java Associate Certified

»crosslinked«

nandopedrosa

Analista de Finanças e Controle - Ministério da Fazenda/Coordenação de Sistemas Graduação: Universidade Federal de Pernambuco Certificações: ITIL Foundation Certified Java Programmer Certified Java Associate Certified Aprovações: Concurso Ano Cargo Posição Organizadora PBGÁS 2007 Analista de Sistemas 1 FCC SERPRO 2008 Administração de TI 1 CESPE COPERGÁS 2008 Analista de Sistemas 1 UPENET INMETRO 2007 Analista de Sistemas 2 CESPE STN 2008 AFC-TI 2 ESAF STJ 2008 Analista Judiciário 3 CESPE TRF-5 2008 Analista Judiciário 5 FCC TRF-5 2008 Técnico Judiciário 5 FCC TCU 2008 ACE-TI 7 CESPE TJ-PE 2007 Analista Judiciário 11 FCC BNDES 2008 Analista de Sistemas 27 CESGRANRIO

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *