[Questão] – RUP – Transpetro – Analista de Sistemas

Fonte: http://www.itnerante.com.br/group/engenhariadesoftware/forum/topics/quest-o-rup-transpetro

Olá pessoal! Hoje temos mais uma dúvida respondida por mim, relativa a RUP, na prova da Transpetro:

 

29 O Processo Unificado divide a realização de um projeto para desenvolvimento de um sistema de software em fases. Em cada uma dessas fases, são executadas atividades de diversas disciplinas em diferentes proporções. No desenvolvimento de um sistema de software complexo, esse processo recomenda
(A) construir uma arquitetura executável ao final da fase de construção, para validar as regras do negócio e os requisitos funcionais do sistema.
(B) criar um modelo de casos de uso durante a fase de elaboração, para documentar as regras do negócio e os requisitos não funcionais do sistema.

 

(C) usar a abordagem de desenvolvimento iterativa e incremental, para dividir as atividades em iterações em que cada iteração gera um incremento do software.
(D) ordenar os riscos envolvidos no projeto, para que os riscos menos críticos sejam considerados logo na fase de iniciação e os mais críticos nas fases finais.
(E) entregar a primeira versão do sistema logo após a fase de transição, para evitar os problemas existentes no modelo de ciclo de vida em cascata tradicional.

 

Gabarito: Letra C

 

Minha resposta:

 

Prezado Vando, os principais conceitos da estrutura do RUP são os seguintes:
Fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição, cada uma tendo objetivos diferente a serem alcançados. Cada fase termina com um Marco.
Iterações: as fases são divididas em uma ou mais iterações. Uma iteração é basicamente uma passagem pela sequência de disciplinas do projeto, não necessariamente executando todas elas.
Disciplinas/Fluxo de Atividades:  são um conjunto de atividades (fluxo de trabalho) relacionadas a uma “área de interesse” do projeto. São elas: Modelagem de Negócios, Requisitos, Análise e projeto, Implementação, Testes, Implantação, Ambiente, Gerenciamento de Projeto, Gerenc. de configuração e mudanças,

 

Atividades/Tarefas: Unidade de trabalho desempenhada por um papel. Se localizam no contexto de uma Disciplina.

 

Artefatos/Produtos de Trabalho: São o resultado de um processo de trabalho. Utilizados como entradas e/ou saídas na execução das atividades

 

Papéis: Definem o comportamento e as responsabilidades no processo. Atenção: não necessariamente representam pessoas, mas sim suas responsabilidades.

 

Resumindo: Papéis executam Atividades que geram Artefatos.

 

A letra C está totalmente correta quando diz que as fases são divididas em iterações (ver o “gráfico das baleias”: http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm), e cada iteração, por executa disciplinas, por consequência executa as atividades contidas dentro dessas disciplinas.
Espero ter clareado um pouco.

 

Abrs
Fernando Pedrosa

»crosslinked«

nandopedrosa

Analista de Finanças e Controle - Ministério da Fazenda/Coordenação de Sistemas Graduação: Universidade Federal de Pernambuco Certificações: ITIL Foundation Certified Java Programmer Certified Java Associate Certified Aprovações: Concurso Ano Cargo Posição Organizadora PBGÁS 2007 Analista de Sistemas 1 FCC SERPRO 2008 Administração de TI 1 CESPE COPERGÁS 2008 Analista de Sistemas 1 UPENET INMETRO 2007 Analista de Sistemas 2 CESPE STN 2008 AFC-TI 2 ESAF STJ 2008 Analista Judiciário 3 CESPE TRF-5 2008 Analista Judiciário 5 FCC TRF-5 2008 Técnico Judiciário 5 FCC TCU 2008 ACE-TI 7 CESPE TJ-PE 2007 Analista Judiciário 11 FCC BNDES 2008 Analista de Sistemas 27 CESGRANRIO

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *