Técnicas de Estudo: O que é escala evolutiva?

Ando aplicando alguns conhecimentos de gestão de TI a meus estudos. Quando falo em escala evolutiva é o mesmo que esses modelos tipo cobit e cmmi tem. Um conjunto de patamares em que posiciono cada matéria. Em una analogia direta com cmmi é que nem a escala continua. Cada matéria tem um nível especifico de maturidade. Aliás, mais que isso! Cada assunto tem um nível especifico. Por que assunto? Por que com matéria o grão é exagerado. Falta detalhe. Com assunto eu posso dividir conforme a conveniência.

Por exemplo essa semana eu pretendia terminar uma iteração de redes. Sim. Iteração. Sou um cara de desenvolvimento. Antes de vestir a camisa do concurseiro era desenvolvedor C++. Então, dá pra aplicar algumas lições do lado mais técnico, mais prático também. Voltando… Minha escala de redes tem assuntos como: Camada de enlace, camada física, transmissão de dados.
Porra, transmissão de dados é camada fisica! Sim. Mas é um assunto de quando em quando cobrado. E muitas vezes eu piso no tomate. Então ele merece um nível de maturidade próprio.

A escala que eu criei tem 10 níveis. Tem níveis pra quando não sei nada, pra quando comecei a estudar, etc. Estabeleci critérios claros para passar de um nível para outro. Isso traz várias vantagens. Por exemplo, eu tenho um critério objetivo pra mudar de assunto. Não mudo de assunto porque eu acho que estou bom. Eu mudo de assunto porque existe uma regra pra isso. Algo que precisa ser atingido pra ter uma transição de estado. Iguai a escala por estágios do cmmi. Não?
Outra vantagem é que quando vou fazer a prova eu posso associar uma nota média a meu estudo e saber se estou ou não bem preparado.

Na hora de planejar o estudo, é a mesma coisa. No meu blog, por exemplo, você vê quais eram as minhas metas de processo e de atividade da semana. Tudo baseado nessa escala evolutiva. “Exercicios II” é um nível especifico de maturidade. Veja: http://albertoriosjr.blogspot.com/2011/09/semanario-de-um-concurseiro-04092011.html

E pra controlar tudo isso? Fiz uma planilha. Ela me diz quanto tempo dediquei a cada assunto, em que escala está, o que preciso fazer pra melhorar, etc.


[]’s
Alberto Rios Júnior

»crosslinked«

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *