Caminho das Pedras: Certificação RUP

Prezados concurseiros! Como estão? Espero que bem.

Já fazia algum tempo que não aparecia por aqui, pois estive bem ocupado com as aulas presenciais da equipe ITnerante e, claro, com a gravação das Vídeo Aulas de Gestão e Governança de TI. Prometo não ficar mais tanto tempo afastado dos nossos artigos costumeiros!

Hoje eu quero falar sobre a Certificação RUP. Mas você pode perguntar: o que isso tem a ver com concursos? Muito simples: ao estudar para certificações profissionais (ITIL, COBIT, UML, RUP, etc.) você acaba se aprofundando no assunto, revisando conceitos que são cobrados em provas de seleção e, de lambuja, ainda leva uma certificação debaixo do braço!

Portanto, se você está interessado em se aprofundar no RUP, assunto BASTANTE cobrado em concursos, uma ótima oportunidade é estudar para sua prova de certificação, elaborada pela IBM.

Vamos ao Caminho das Pedras para Certificação RUP, então!

Aviso: as dicas que vou dar neste artigo são, essencialmente, uma tradução de um ÓTIMO material que encontrei na rede na época em que eu estava estudando para a prova. Ao longo do artigo vou fazer alguns comentários próprios entre parênteses em itálico. Você pode encontrar o material original aqui: http://www.admiraalit.nl/index.htm

********************************************************************************************

Para obter a certificação RUP 7.0 da IBM, você precisa passar no teste 839. Para estudar para este teste, a melhor coisa que você pode fazer é seguir um programa de estudos especial (oficial da IBM), mas para o estudante caseiro, aqui vão algumas diretrizes.

O Exame

O exame consiste de 52 questões de múltipla escolha que você precisa responder em 75 minutos. Se você tiver 33 acertos ou mais, você pode auto-intitular um IBM-certified Solution Developer for the Rational Unified Process Version 7.0. Não é permitido o uso de livros ou outras fontes de informação que não o seu próprio cérebro. Todas as questões têm 4 possíveis respostas, das quais você deve selecionar uma, duas ou três. Você também pode marcar questões para revisões posteriores. As questões são divididas em cinco categorias:

1. Princípios do Desenvolvimento Iterativo (8 questões)

2. Produtos de trabalho do Desenvolvimento Iterativo (8 questões)

3. Elementos de Método básicos e os seus relacionamentos (8 questões)

4. Elementos de Processo básicos e seus relacionamentos (8 questões)

5. Conteúdo básico das Disciplinas (20 questões)

As categorias 1 e 2 tratam dos “Princípios Chaves para Desenvolvimento Orientado a Negócios”. As categorias 3 e 4 se referem à “Unified Method Architecture (UMA)”. Ambos os assuntos são novos no RUP 7.0, comparado à versão de 2003. As questões na categoria 5
testam o seu conhecimento acerca das Disciplinas, que não mudaram muito nesta versão do RUP.

Download do produto

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o Rational Method Composer no site da IBM. Ela é uma ferramenta para modificar e adaptar o RUP às suas necessidades, ou para construir o seu próprio processo de desenvolvimento do rascunho. Ela inclui um site pronto para uso que representa o RUP 7.5 completo (ou outra versão, dependendo de qual você baixou). Este site cobre todas as informações que você precisa para o teste 839.

Você pode baixar uma versão trial de www.ibm.com/software. Clique em ‘Downloads’ (coluna da esquerda), depois em ‘Trials and demos’, depois na letra R e aí em Rational Method Composer, seguindo as instruções de instalação. Você não precisa instalar as ITUP
Libraries ou Rational Enterprise Deployment. Depois da instalação, você pode iniciar o site RUP em ..\IBM\RMC75\rmc\RUP\LargeProjects\index.htm. Esta parte do projeto é utilizável mesmo após o período de testes trial. Certifique-se que você tem a versão mais atual da JRE instalada no seu sistema e permita a sua execução no seu browser.

Leia o material

O web site do RUP 7 contém mais de 5,600 arquivos fornecendo uma vasta quantidade de informação. Baseado na minha própria experiência, eu compilei uma lista de páginas que forma um subconjunto suficiente para completar o teste com sucesso.

Categorias 1 + 2

Clique na aba “Introdução” e selecione “Princípios Chaves para Desenvolvimento Orientado a Negócios”. A visão geral dos princípios irá aparecer. Leia isso e estude todos os seis princípios (existe uma página para cada princípio). Certifique-se que você tem decorados todos os seus nomes e benefícios.

No princípio-chave “Demonstrar o Valor Iterativamente” há um link para “Materiais de Suporte: Desenvolvimento Iterativo”. Leia este material.

Finalmente, você deve saber os nomes e objetivos dos produtos de trabalho de Gerenciamento de Projetos, na aba “Equipe”, selecionando “Produtos de Trabalho”, depois “Domínios do RUP” e então “Gerenciamento de Projetos”. Preste atenção especial
ao Plano de Desenvolvimento de Software. Também estude os cinco artefatos incluídos aí: Plano de Métricas, Plano de Aceitação de Produtos, Plano de Garantia de Qualidade, Plano de Gerenciamento de Riscos, Plano de Resolução de Problemas.

Categorias 3 + 4

Clique na aba “Introdução” e selecione “Princípios de Arquitetura de Método”. Estude esta página e as seguintes páginas referenciadas:

  • Capacidades Principais da UMA (Unified Method Architecture)
  • Conceitos de Conteúdo do Método
    •  Produto de Trabalho
    •  Função
    •  Tarefa
  • Orientação (tente entender o diagrama, sem decorá-lo)
    •  Todos os tipos de orientação (lista de verificação, conceito, etc.)
  • Conceitos do Processo
    •  Atividade
    •  Padrão de Capacidade
    •  Processo de Entrega
    •  Descritor
  • Conceitos Organizacionais

Não é tão fácil entender a UMA, visto que é altamente teórica. O que ajuda é navegar pelas atividades, tarefas, etc., do RUP para se familiarizar com a terminologia e os seus relacionamentos. Observe como um Processo de Entrega é dividido em fases, fases divididas
em atividades, etc. Descubra como Padrões de Capacidade são usados para formar Processos de Entrega.

Categoria 5

O restante das questões testam o seu conhecimento acerca das Disciplinas do RUP. Certifique-se que você sabe quais disciplinas existem, os seus objetivos e como elas se relacionam. Essa informação é fornecida pelas páginas principais das disciplinas: clique na aba “Equipe”
selecione “Disciplinas” e selecione cada disciplina individualmente. Você não precisa aprender a lista de tarefas literalmente, mas essas listas contribuem para um melhor entendimento do escopo da disciplina. A página principal da disciplina “Gerenciamento de Projetos” tem um link para a tarefa “Identificar e Avaliar Riscos”. Siga este link e expanda todos os passos.

A página principal da disciplina “Gerenciamento de Configuração e Mudanças” tem um link para o conceito de “Gerenciamento de Configuração e de Controle de Mudanças”. Siga esta link.

O quê mais?

Existem outras páginas no RUP que são valiosas para o exame também:

 

Na barra superior, você pode abrir o Glossário. Alguns termos importantes: Baseline, Arquitetura Executável, Ciclo de Vida, Release, Stakeholder, Caso de Uso.

Leia o Livro

O livro “Rational Unified Process Reference and Certification Guide – Solution Designer” dos autores Ahmad K Shuja e Jochen Krebs fornece muita informação necessária ao exame do RUP 7.0. Um problema é que o livro tem, aproximadamente, 300 páginas e contém muita informação que não é relevante para o teste. Você não encontrará questões sobre arquitetura de software (capítulo 7) e, sobre a maioria das disciplinas, tirando Gerenciamento de Projetos, você só precisa saber o propósito. Meu conselho é focar nas páginas listadas acima e usar o livro como um guia de referência se você quiser aprender mais sobre certos tópicos (nota: eu achei o livro bem útil).

Pratique

Depois de ter estudado o material, fazer simulados ajuda bastante. O livro oficial contém um simulado ao seu final, e você pode encontrar outros em http://rup.admiraal.ws. (nota: outro lugar interessante é o www.examcollection.com)

É isso, pessoal! Espero que essas dicas sejam valiosas na sua preparação para a Certificação RUP que, como já comentei, irá lhe ajudar BASTANTE em provas de seleção de concursos também, visto é um assunto muito cobrado.

Nos vemos por aí!. Bons estudos,

Um abraço

Fernando Pedrosa
Materiais – Vídeo Aulas e Questões Comentadas

Analista de Finanças e Controle – Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda
Certified: ScrumMaster – ITILCOBITRUPUMLJava Programmer/Associate  – ISO 27002

»crosslinked«

nandopedrosa

Analista de Finanças e Controle - Ministério da Fazenda/Coordenação de Sistemas Graduação: Universidade Federal de Pernambuco Certificações: ITIL Foundation Certified Java Programmer Certified Java Associate Certified Aprovações: Concurso Ano Cargo Posição Organizadora PBGÁS 2007 Analista de Sistemas 1 FCC SERPRO 2008 Administração de TI 1 CESPE COPERGÁS 2008 Analista de Sistemas 1 UPENET INMETRO 2007 Analista de Sistemas 2 CESPE STN 2008 AFC-TI 2 ESAF STJ 2008 Analista Judiciário 3 CESPE TRF-5 2008 Analista Judiciário 5 FCC TRF-5 2008 Técnico Judiciário 5 FCC TCU 2008 ACE-TI 7 CESPE TJ-PE 2007 Analista Judiciário 11 FCC BNDES 2008 Analista de Sistemas 27 CESGRANRIO

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Juliana disse:

    Sabem onde tirar a certificação em Brasília?

  2. izac disse:

    Sabe quando sai o calendario de provas 2014?

  3. izac disse:

    Sabe quando sai o calendario de provas 2014?

  4. Rammses disse:

    Valeu pelo post, venho preparando-me para fazer a prova. Este post muito me ajudou.

  5. joao carlos de c. fortes disse:

    nossa….otimo post. caminho das pedras mesmo. tao fazendo uma promocao na ibm da prova de certificação por 30 dolares aqui em brasilia. tem as outras tmb como uml, soa, xml…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *