Grupos de Estudos Vale a Pena?

Cara, é bom sim ter um grupo de estudo, mas tem que fazer direito, porque senão vc corre o risco de piorar o rendimento.

Primeiro, isso não é regra, mas o ideal é que seja um grupo de 2 a 3 pessoas, estourando 4, senão começa a bagunça.

Segundo, todos precisam realmente querer passar e estudar com foco, se um começa a enrolar e tal, é melhor sair.

Terceiro,
tem que ser formado por amigos seus, se vc se juntar com caras que vc não conhece bem, pode acontecer de os caras esconderem material de vc, não se dedicarem, não se preocuparem em ajudar, essas coisas. Em um grupo desse vc tem que torcer pra o outro cara do grupo passar tanto quanto vc torce pra vc mesmo, dividir material, apoiar, discutir estratégias juntos, e vai acontecer de o cara passar e vc não, ou o contrário, até pq vai ser difícil mais de um passar no mesmo concurso.

Outra coisa fundamental, 90% do seu estudo vai ser vc sozinho, não tem como estudar teoria junto, o grupo serve pra trocar experiências, material, tirar dúvidas e ter uma base psicológica, apoio mesmo.

O ideal é que cada um estude sozinho e o grupo marque reuniões semanais, 2 a 3 por semana, pra tirar dúvidas, fazer questões juntos no QC, por exemplo, ou fazer uma prova passada específica como simulado, discutir estratégias, mostrar materiais legais, algum dos integrantes explicar um assunto mais complicado a outro que não esteja entendendo muito bem, discutir dicas para determinada banca e tal, essas coisas.

Mais uma coisa fundamental, momentos de descontração. No meu grupo com meus amigos a gente passava uma boa parte do tempo conversando merda, vendo vídeo besta na internet (Partoba), comendo, mas tudo com cuidado, essas coisas são feitas em mini-pausas durante o estudo, e os intervalos tem que ser calculados com bom senso, pra dar aquela relaxada e voltar com mais gás. Qualidade é mais importante que quantidade no estudo, seu objetivo é produzir, aprender, ao invés de ficar com a consciência limpa porque estudava 6 horas por dia religiosamente.

Na minha experiência, o grupo de estudos foi muito bom, eu estudava com mais 2 amigos, eles também participam aqui da lista. Como eu lhe falei, vc tem que querer que o outro cara passe, de verdade, no caso da gente por exemplo, no concurso do MPU 2010, esses meus amigos iam fazer pra capitais do nordeste, mas como minha irmã que trabalha no MPU cantou pra mim que a dica era fazer pra Brasília, eu avisei a eles e convenci que era melhor. Resultado: um desses amigos passou pra Brasília, e eu não. Fiquei feliz pra caraio, e ele ter passado ainda deu moral pra os outros do grupo que não passaram, pq a gente viu que tava num nível parecido e que era só continuar no ritmo. Detalhe, esse amigo nosso continuou indo em todas as reuniões de estudo da gente mesmo já passado e só esperando a chamada. Não deu outra, depois de uns meses eu passei no TRT-RJ ano passado. O nosso amigo que “sobrou” era o melhor de nós 3, pelo menos na minha opinião, e naturalmente ficou um pouco desanimado por ter que estudar sozinho, já que eu vim pro Rio e o outro foi pra Brasília, só que a gente percebeu isso e sempre ficava animando ele, incentivando, até pq era questão de pouco tempo ele passar, e como esperado ele passou agora na Petrobrás e foi chamado, e ficou em 8º no BNDES. O primeiro que passou pra Brasília já vai voltar pra Recife, passou em primeiro no TRE-PE. Eu que tenho que voltar a estudar pra passar na lenda do TRT-PE que pode rolar esse ano. Resumindo, o grupo de estudos é muito bom sim, principalmente se vc tiver cuidado com algumas coisas e tiver sorte de se juntar com uma galera massa.

Mal aew, foi quase um depoimento, huehua, espero ter ajudado.

Abraço,

Lucas Aranha

»crosslinked«

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Gabriela disse:

    Obrigada por compartilhar suas experiências.
     
    Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *