Tuctor – Ferramenta de 3ra Geração para Concursos

Caros,

Venho falar hoje sobre o Tuctor que, na minha opinião, é a primeira ferramenta de 3ra Geração de Preparação para Concursos.

Walter, então quais seriam as ferramentas de primeira e segunda geração?

Esclareço abaixo:

Primeira Geração: são as aulas presenciais tradicionais e os materiais escritos e estáticos, versem eles sobre teoria ou questões. Como materiais estáticos, podemos destacar: livros, apostilas e pdf.  São as ferramentas mais tradicionais de estudos para concursos, chegando a ser sinônimos de estudo para concursos. Independente de sua estratégia, essas ferramentas são essenciais.

Segunda Geração: são os materiais interativos e multimídia. Aqui podemos citar: videoaulas, sites de questões e comunidades de discussão, sejam elas listas de e-mail, fóruns e, atualmente, Redes sociais. Estas ferramentas são mais novas e filhas da WEB 2.o, que proporcionou interação ao ciberespaço. Aqui você pode “simular” uma uma sala de aula, a resolução de uma prova, discutir com os amigos os melhores materiais e professores. Há quem torça o nariz para elas, e há quem se sinta em casa, pois já nasceu na era das redes sociais.

– Bom, Walter, eu já tenho materiais e cursos, tradicionais e interativos, e já tenho como saber quais são os melhores. Então, o que mais me falta?

Simples, vocês vai precisar encaixar o uso dessas ferramentas no seu tempo de preparação até a prova. Como fazer isso de forma otimizada para um máximo rendimento? Ora, esta questão tem sido o verdadeiro adversário de alguns concurseiros durante a sua preparação.

Seguem algumas dúvidas que tiram o sono da gente nessa vida de concurso:

Estudar uma disciplina de uma vez ou várias em paralelo? Como balancear o meu tempo? O que eu preciso estudar mais? Quanto tempo falta para eu cumprir a ementa?

É justamente aí que se encaixam as ferramentas de 3ra Geração.

Terceira Geração: são ferramenta de metaestudo, ou seja, são ferramentas que ajudam a maximizar o rendimento do seu estudo. Estas ferramentas costumam consumir um energia maior no início para “alimentá-las”, mas uma vez alimentadas, rapidamente compensam o tempo investido no início, e passam a gerar muitos dividendos.

O Tuctor é uma ferramenta de 3ra Geração, a primeira que eu conheço aplicada à preparação para concurso. Para quem ainda não entendeu do que se trata, o seu funcionamento segue a mesma tônica das ferramentas de controle financeiro e de controle do tempo. E assim, como em suas ferramentas análogas, para se obter retorno no uso do Tuctor, é necessário paciência e disciplina no início para executar as ações necessárias, ações estas que, com o tempo, torna-se-ão hábitos incorporados ao seu cotidiano.

Se você ficou curioso, segue então o site da ferramenta: http://www.tuctor.com/

A ferramenta foi idealizada pelo Mestre e colega Rogério Neiva (http://goo.gl/iL79E), renomado estudioso da preparação para para Concursos Públicos, inclusivo com o livro publicado Concursos Públicos com Alto Rendimento (http://goo.gl/FSTeM).

Espero que apreciem a dica e que, por favor, postem suas impressões aqui nos comentários.

Bons Estudos!

WC

 

»crosslinked«

Walter Cunha

O professor Walter Cunha é pós-graduado em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA).

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Valter Henrique disse:

    Oi Walter, parece interessante, vou testar, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *