Nome: Jonatan Silva

Órgão/Cargo: Banco do Nordeste do Brasil / Especialista Técnico – Consultor Interno

Ano de Aprovação: 2006

Lotação: Ambiente de Sistemas de Informação – Célula de Sistemas Administrativos Fortaleza/Ceará

Breve histórico de concurseiro: Formei-me no Curso de Ciências da Computação da Universidade Estatual do Ceará – UECE em 2006. Apenas estagiava na área, não havia me formado ainda e decidi largar tudo. Passei 2 meses estudando e passei no BNB, Dataprev (concurso anterior), na Etice (órgão estadual) e no Serpro (concurso anterior. cadastro de reserva). Decidi trabalhar no BNB pelo motivo de o expediente ser de 6 horas e o salário ser relativamente bom.

Atividade Diária: Minha célula é responsável pelo
sistema de pagamento a fornecedores, folha de pagamento e sistemas do Jurídico, entre outros. Atualmente trabalho no sistema de controle de Movimentações Financeiras dos processos judiciais em que o Banco é parte. Minhas atividades diárias são realizar análise de requisitos, análise e design de casos de uso, acompanhar testes e acompanhar a implantação dos sistemas. O desenvolvimento é realizado por empresa terceirizada. Passaremos a utilizar o esquema de Fábrica de Software. O ambiente de trabalho é ótimo. Tudo é muito organizado e todos têm o seu papel bem definido. Utilizamos o RUP com adaptações.

Áreas de Atuação: Trabalho como analista de sistemas, mas há possibilidade de trabalhar como arquiteto de software, analista de qualidade e processo, segurança ou infra-estrutura.

Principais Projetos em Andamento: Por ser um banco, os principais projetos são relacionados a empréstimos, que não é o caso da minha célula. Meu projeto (Módulo Financeiro do Jurídico) é considerado prioritário por envolver muito dinheiro e ser uma recomendação do BACEN.

Possibilidade Viagens: Remota. Toda a área de TI é centralizada. A única possibilidade de viajar é para treinamento e depende muito da área em que você trabalha. Geralmente o Banco contrata uma empresa para dar cursos na própria sede do banco. Quem trabalha com arquitetura, há maior possibilidade de viajar.

Atualização: Há patrocínio para especialização, mestrado e doutorado. Para quem acaba de entrar, recebe uma “penca” de cursos da IBM.

Dicas para Aprovação: Bem, este concurso foi uma mãe. Muita gente não estudou e passou. Apenas atingir o perfil garantiu a vaga. Eram 40 vagas inicialmente e foram chamados 200 até agora.

Bibliografia Utilizada: Tanembaun e Google J Apesar de o edital exigir uma quantidade enorme de assuntos, a prova não foi difícil. Estou me organizando mais agora e comprando as principais bibliografias.

Próximos Concursos: PF

Mensagem de Incentivo aos candidatos: São 6 horas e salário relativamente bom. Dá para se dedicar a outras coisas, como a família e outros concursos. Existem diversas tecnologias, desde COBOL e Mantis a JAVA e .NET.

»crosslinked«

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *