EDITÔMETRO MAPIATOR TABAJARA

Poste nos comentários desta página a EMENTA do edital do seu concurso e o Blog mapeará automaticamente os assuntos com as videoaulas do PortalProvas correspondentes.

Atenção! O MAPEAMENTO É EVOLUTIVO, ou seja, pode ser que na hora não haja muitos links, mas, com certeza, numa próxima consulta, outros links estarão disponíveis.

No causo de inexistência de Videoaula sobre o assunto, você pode também deixar sua sugestão de bibliografia (livro ou site) para referência, que elas serão analisadas e, se pertinentes, incorporadas.

Peço apenas o cuidados de OLHAR ANTES SE O SEU EDITAL JÁ FOI POSTADO (Crtl + F), uma vez que editais replicados serão excluídos. Para tanto, você sempre deve COLOCAR COMO CABEÇALHO DA EMENTA O NOME, CARGO E BANCA DO CONCURSO para perfeita identificação. Na falta dessas informações, a ementa submetida não será publicada!

Façam bom proveito!

»crosslinked«

347 Resultados

  1. NIVIA disse:

    HEMOCENTRO – IADES
    P) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (CÓDIGO 116).
    1 Gerenciamento de dados e operações. 1.1 Administração de sistemas operacionais: Windows, Linux, virtualização e clustering. 1.2 Administração de sistemas de informação. Tomcat, JBoss AS. 1.3 Administração de dados. Abstração e modelagem de dados e metadados, normalização, performance, projeto e modelagem de banco de dados relacional, conceitos da modelagem dimensional. 1.4 SQL. Definição de dados (DDL). Manipulação de dados (DML). Controle de dados (DCL). Transação de dados (DTL). Expressões regulares. Gatilho (trigger). Visão (view). Organização de arquivos. 1.5 Administração de bancos de dados.
    2 Administração de rede de dados. 2.1 Fundamentos. 2.2 Modelagem. 2.3 Topologias. 2.4 Protocolo TCP/IP. 2.5 WAN e LAN. 2.6 Modelo OSI. 2.7 Redes sem fio (wireless). 2.8 Roteadores e switches. 2.9 Performance. 2.10 Monitoramento. 2.11 Meios de transmissão. 2.12 Firewall. 2.13 DMZ.
    3 Linguagens de programação. 3.1 Java: construção de programas, estrutura de linguagem, J2EE, SWT, eclipse, EJBQL. 3.2 PL/SQL: estrutura da linguagem, stored procedures, tratamento de erros, cursores, SQL dinâmico, package, function, array. 3.3 PostgreSQL.
    4 Desenvolvimento para web. 4.1 HTML. 4.2 CSS3. 4.3 Javascript. 4.4 XML: estrutura da linguagem, transformação XSLT, DTD e XML schema. 4.5 Web services.
    5 Engenharia de software. 5.1 Conceitos. 5.2 Ciclo de vida. 5.3 Ciclo de desenvolvimento. 5.4 Modelos de processo de software. 5.5 Métodos e modelos de desenvolvimento. 5.6 Modelagem. 5.7 Processos de software. 5.8 Requisitos, qualidade do software, métricas e prototipagem. 5.9 Métricas de processo e projeto. 5.10 Análise de pontos de função. 5.11 Arquitetura de aplicações para o ambiente web. 5.12 Mudança de software.
    6 Programação Orientada a Objetos. 6.1 Conceitos gerais. 6.2 UML. 6.3 Diagramas: casos de uso, sequência, classes, estados, atividades, análise e deployment.
    7 Testes de software. 7.1 Tipos de testes. 7.2 Planos de testes. 7.3 JUnit.
    8 Governança de TI. 8.1 Conceito. 8.2 Fundamentos de COBIT 4: conceito; domínios; processos; métricas. 8.3 Noções de BSC (Balanced ScoreCard). 8.4 Noções de planejamento estratégico.
    9 Boas práticas de TI. 9.1 Conceito. 9.2 Fundamentos de ITIL. 9.2.1 Conceito. 9.2.2 Estrutura. 9.2.3 Processos. 9.2.4 Funções.
    10 Gerenciamento de projetos. 10.1 Conceito. 10.2 Estrutura analítica do projeto (EAP). 10.3 Fundamentos do guia PMBOK 3: conceito, áreas de conhecimento e processos.
    11 Noções de gerenciamento de processos. 11.1 Conceito. 11.2 Terminologia: atividade, tarefa, responsável e proprietário.
    12 Gerenciamento de segurança da informação. 12.1 Fundamentos. 12.2 Conceitos de segurança. 12.3 Mecanismos de segurança. 12.4 Ameaças à segurança. 12.5 Nível de segurança. 12.6 Segurança lógica. 12.7 Políticas de segurança. 12.8 Noções da ISO/IEC 27002. 12.9 Criptografia: principais mecanismos simétricos e assimétricos, confidencialidade, integridade, autenticidade e irretratabilidade. OK
    13 Noções sobre SOA (Service Oriented Architeture).

  2. naira arruda disse:

    INFORMÁTICA: Web: fundamentos, projetos, design, interação, programação, segurança, comércio eletrônico, técnicas avançadas. Recursos Multimídia: Rede de Computadores. Segurança em redes. JAVA WEB Desenvolvimento de software: métodos ágeis. Sistemas operacionais: teoria, implementação, administraçãoe evolução. Linguagens de quarta geração, programação estruturada e orientada a objetos, interface gráfica. Sistemas de Informação: engenharia da informação, modelagem de dados (modelo E-R), modelagem de procedimentos, dicionário de dados, conceito e projeto de banco de dados relacionais. Sistemas de Computação: sistemas centralizados, descentralizados e distribuídos, arquitetura cliente/servidor: conceitos e características, tipos e implementações de modelos em arquitetura cliente/servidor, conceitos de conectividade, distribuição de dados, lógica e apresentação. Desenvolvimento de Aplicações: princípios de engenharia de software (análise e projeto: conceitos, princípios e métodos, produto e processo de software, modelos de ciclo de vida de software, planejamento e gerência de projetos, métrica de software). Modelos de desenvolvimento, análise e técnicas de levantamento de requisitos. Análise e projetos estruturados. Análise e projetos orientados a objetos. Conceitos básicos de UML (UnifiedModelingLanguage). Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet. Arquitetura em três camadas. Arquitetura cliente/servidor. Ferramentas CASE. Linguagens de programação: Java; Object Pascal, C, C++. Programação Java em arquitetura J2EE. Elaboração de plano de testes, teste e manutenção de software. Testes de módulos e de integração. Qualidade de software. Noções gerais dos modelos de medição de qualidade ISO/IEEE e CMM. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e Bancos de Dados: conceitos e arquitetura para sistemas de bancos de dados, características de um SGBD. Modelagem de dados e projeto de banco de dados para ambiente relacional e modelagem multidimensional. Linguagens de definição e manipulação de dados: SQL, banco de dados ORACLE e MySQL. Noções de Datawarehousing e Datamining. Administração de Dados e Administração de Bancos de Dados: conceitos, objetivos, estruturas de bancos de dados, métodos de acesso, organização física de arquivos. Redes de Computadores: Topologias e arquiteturas

  3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (POR CÓDIGO/CARGO)

    1. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

    Sistemas Computacionais:
    Organização e Arquitetura de Computadores.

    Componentes de um computador:
    CPU, Memória, Barramento, Dispositivos E/S. Ciclo de execução de instrução, pipeline. Sistemas de numeração e representação de dados.

    Lógica de programação para a construção de roteiros (Scripts).
    Compiladores e Interpretadores.

    Sistemas Operacionais:
    Fundamentos, Escalonamento de Processos, Threads, Gerenciamento de Memória (paginação e segmentação). Sistemas de Arquivos.

    Ambiente Operacional Corporativo:
    Ambiente Linux. Conceitos de Kernel e Shell.
    Sistemas de Arquivos: Manipulação de arquivos ou diretórios, permissão e acesso a arquivos, redirecionamento de entrada e saída. Gerenciamento de Processos.

    Programação em bash shell. LDAP. Tunning e performance.

    Ambiente Windows ServerActive Directory;

    Segurança em Redes Windows:
    Autenticação, Permissões, Atribuições administrativas, Domínios, Unidades Organizacionais, Comunicações Seguras entre clientes e servidores Windows.

    Conceito de Máquinas Virtuais (VMWare).

    Comunicação de dados (abrangência, topologias e principais meios de transmissão: par trançado, fibra ótica e redes sem fio).

    Cabeamento estruturado.
    Modelo de referência OSI.
    Modelo TCP/IP.

    Protocolos de Transporte TCP e UDP.
    Endereçamento Ipv4 e Ipv6.
    Protocolo ICMP.
    Conceitos de SMTP, IMAP e POP3.

    Serviços e principais utilitários TCP/IP.
    Padrão IEEE 802.

    Protocolos Frame Relay; MPLS, FDDI e PPP.

    Elementos ativos de rede (HUBS, Switches e Roteadores etc.).
    Arquiteturas ponto a ponto e clientes/servidor.

    Conceitos de Intranet e Internet.

    Conceitos de VOIP.

    Conceitos de criptografia simétrica e assimétrica.

    Assinatura digital, certificados digitais (SSL).

    Firewall,
    NAT,
    PROXY e
    Redes privativas (VPN).

    Noções de banco de dados relacionais (MySQL e Postgresql).

    Noções de segurança na informação:
    fundamentos, vulnerabilidades, ameaças e riscos de ataques a sistemas computacionais.

    Dispositivos de segurança:
    Firewall,
    IDS,
    IPS,
    Proxy,
    NAT.

    Estratégias para criação de senhas seguras.

    Conceitos de raid de discos rígidos.

    Noções de roteamento – protocolos RIP e OSPF.

    Configuração do sistema operacional para conectividade TCP/IP.

    Configuração e gerenciamento dos serviços
    DNS (BIND 9),
    DHCP,
    Proxy (SQUID),
    servidor web, (apache e nginx),
    openssh, netfilter/iptables (Linux) e
    servidor de correio eletrônico (Postfix).
    (Retificado em 25 de outubro de 2016)

  4. Joel Costa disse:

    1. Sistemas Operacionais Livres e Proprietários (processos, escalonamento, chamadas de sistema, dispositivos de entrada e saída, gerenciamento de
    memória, sistemas de arquivos, articionamento, Logical Volume Management (LVM)); 2. Sistema Operacional Linux (Instalação, manutenção, compilação de
    programas a partir de código fonte, gerenciamento de pacotes, gerência de usuários, Firewall iptables); 3. Conceitos básicos de redes (camadas de rede,
    protocolos, serviços, arquitetura, noções de endereçamento, princípios de roteamento, modelos de camadas OSI e TCP/IP); 4. Backup de sistemas; 5.
    Recuperação de dados; 6. Serviço de impressão em rede; 7. Serviços de e-mail (SMTP, IMAP, POP); 8. Serviço de nomes (DNS); 9. Serviço Web (Apache);
    10. Serviço de diretório (LDAP); 11. NFS e compartilhamento de arquivos; 12. Equipamentos e segurança de redes e sistemas; 13. Gerenciamento de redes
    de computadores; 14. Integração de sistemas heterogêneos; 15. Elementos de interconexão de redes; 16. Vídeo Conferência (VC): preparo de sala de VC,
    acompanhamento e monitoramento de uma VC e solução de problemas técnicos

  5. Danilo Ramires disse:

    Fundamentos de computação. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware
    e software). Sistemas de entrada e saída. Princípios de sistemas operacionais. Ambientes Windows (XP, Vista, 7, 8),
    Windows Server (2003 e 2008) e Linux. Internet e Intranet. Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e
    procedimentos associados a Internet/Intranet. Conceitos de protocolos. Acesso à distância a computadores. Conceitos
    de proteção e segurança. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de
    cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Instalação de programas
    e periféricos em microcomputadores. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de
    material escrito e multimídia. Redes de Comunicação. Tecnologias de redes locais Ethernet/Fast Ethernet/Gigabit
    Ethernet. Cabeamento: par trançado -categoria 5E e 6, cabeamento estruturado (norma EIA/TIA 568); fibras ópticas:
    fundamentos, padrões 1000BaseSX e 1000BaseLX. WIRELESS. Elementos de interconexão de redes de computadores
    (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). Conceitos de Rede Local. Domínios (usuários, grupos
    locais e globais, políticas de grupos, Active Directory). Segurança da Informação. Linguagens de programação: Aspectos
    gerais das linguagens ASP, PHP, Delphi, Java.

  6. ETOMÁS disse:

    IFMG CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – INFRAESTRUTURA E REDES

    1. Tecnologia, Infraestrutura e organização das redes LAN, MAN e WAN;

    2. Tecnologia de cabeamento estruturado,
    2.1. Organização e
    2.2. Exigências de aplicação para um cabeamento de rede genérico: conceito e prática;
    2.3 transmissão e controle de sinalização;

    3. Arquitetura das redes de comunicação;
    3.1. Organização,
    3.2. Funcionamento e aplicação do Modelo de referência ISO/OSI;

    4. Tecnologias de interligação de redes;
    5. Pilha de serviços TCP-IP;
    6. Equipamentos (elementos ativos) de rede;
    7. Técnicas de modulação;
    7.1. Multiplexação;
    7.2. Comutação;

    8. Tecnologia de roteamento de pacotes;
    9. Gerência de redes;
    10. Auditoria de redes;
    11. Detecção e correção de problemas de nível físico e lógico;
    12. Serviços de diretório;
    13. Segurança de redes;
    14. Projeto físico e lógico.

  7. Fabricio Ribeiro disse:

    Conceitos de processamento de dados. Sistemas Operacionais e ferramentas (Windows 2003 e Windows 7). Conhecimentos básicos em redes de computadores. Elementos de Teleprocessamento. Cabos (metálicos e ópticos) e conectores de redes de computadores. Meios de comunicação de dados. Componentes de redes de computadores: Hubs, Switches, Repetidores e Roteadores. Cabeamento Estruturado. Protocolos de comunicação de dados. Modelos OSI e Internet. Principais Aplicações/Serviços do modelo Internet (TCP/IP). Montagem e configuração de Hardware e periféricos. Instalação e configuração de periféricos/adaptadores. Conhecimentos básicos de Organização e Arquitetura de Computadores. Instalação, suporte e customização de: Windows 7 e Windows 2003 Server, Clientes Telnet e SSH, Antivírus, Microsoft Office 2007 e Open Office, Microsoft Outlook 2007, Internet Explorer, Netscape e Opera. Domínio do ambiente Windows. Domínio das ferramentas do Microsoft Office 2007 e Open Office. Suporte a clientes utilizando módulos de controle remoto. Configuração local de redes de computadores em ambiente Windows. Criação e recuperação de Backup/cópias de segurança. Noções gerais de operação da planilha. Excel 2007: digitação e edição de dados, construção de fórmulas para cálculos de valores, formatação de dados e gráficos. Noções gerais de utilização de Internet. Utilização do correio eletrônico. Redes sem fio: Características, Segurança, Padrões. Política de segurança. Senhas. Firewall. Políticas para acesso remoto. Redes privadas virtuais.

  8. Concurso Público – TAE – Nível D – Edital 12/2016 – GR/IFCE

    EDITAL N° 12/GR-IFCE/2016
    ANEXO II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

    1. Sistemas operacionais Linux:
     instalação
     configuração
     administração

    2. Sistemas operacionais Windows:
     instalação
     configuração
     administração

    3. Fundamentos sobre Redes de Computadores.

    4. Padrões de Redes baseadas em Ethernet:
     Ethernet
     Fast Ethernet
     Gigabit Ethernet
     10 Gigabit Ethernet

    5. Padrões de Redes Locais sem Fio.

    6. Dispositivos de interconexão de Redes.

    7. Modelo de Referência OSI.

    8. Arquitetura TCP/IPv4 e v6.

    9. Fundamentos sobre segurança de Redes de Computadores.

    10. Arquiteturas de Firewalls.

    11. Sistemas de detecção de intrusão.

    12. Hardware:
     Aterramento Elétrico;
     Estabilizador,
     No-Break e
     Modulo Isolador Estabilizado;
     Gabinetes AT e ATX;

    13. Fontes de Alimentação: Instalação e teste
     ATX,
     ATX12V
     ATX24P

    14. Placa Mãe: Sockets
     LGA 1155,
     LGA 1156,
     LGA 1366,
     FM1 e
     FM2;

    15. Instalação de Placas periféricas:
     Vídeo,
     Áudio,
     Rede
     Modem

    16. Instalação de:
     Impressora
     Scanner
     Monitor

    17. Padrões de Interfaces:
     USB
     PCMCIA
     1394
     SD
     HDMI

    18. Instalação e configuração de HD:
     PATA
     SATA
     SSD

    19. Cabeamento:
    Par trançado sem blindagem – categoria 5e e 6;

    20. Cabeamento estruturado norma:
     ANSI
     EIA
     TIA568A
     ANSI
     EIA
     TIA568B

    21. Fibras ópticas: fundamentos, padrões
     1000BaseSX
     1000BaseLX

    22. Aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e
    realização de cópia de segurança (backup).

  9. luiz paulo disse:

    CONCURSO : DATAPREV
    CARGO : ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – DESENVOLVIMENTO
    BANCA: CETRO Concurso Pùblico

    Conhecimentos Gerais de TI (Desenvolvimento e Infraestrutura): Tecnologia da informação e sua aplicação; Análise, projeto, desenvolvimento e implementação de sistemas.
    Desenvolvimento Seguro; SAST/DAST; Vulnerabilidades de software (injections, referência insegura de objetos etc.). Controles internos e documentação de sistemas de informação; Estruturas de dados, conceitos e gerenciamento de bases de dados; Técnicas de extração, análise e comparação de dados; Processamento distribuído; Linguagens e procedimentos de programação de computadores; Sistemas operacionais – Conceitos básicos. Serviços de diretório. Interoperabilidade. Cloud Computing. Virtualização; Operações, comunicações e redes de computadores: protocolos, gerenciamento e arquitetura de gerenciamento, segurança em redes de computadores; Tecnologias e arquitetura de Datacenter. Serviços de armazenamento, padrões de disco e de interfaces. RAID.
    Gestão e Governança de TI: Governança de TICOBIT 4.1: Conceitos básicos e objetivos. Requisitos da informação. Recursos de tecnologia da informação. Domínios, processos e objetivos de controle; Qualidade de softwareCMMI e MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade. Processos e categorias de processos; Gerenciamento de serviços de TI – ITIL V3: Conceitos básicos e objetivos. Processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços. Gerenciamento de projetos de TI – PMBOK: Projetos e a Organização. Escritório de projetos: modelos e características. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento. Gestão de segurança da informação – ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006 e 27002:2005 – estrutura, objetivos e conceitos gerais. Sistema de Gestão da Segurança da Informação. Gestão de riscos: planejamento, identificação e análise de riscos, plano de continuidade de negócio; Política de segurança da informação: processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria.
    Banco de Dados: Conceitos e arquitetura de bancos de dados relacional: diagramas Entidade-Relacionamento, Procedures, Functions, Triggers, Restrições de Integridade, Visões, gerenciamento de transações, segurança em banco de dados; Principais instruções e manipulação de dados usando SQL/ANSI; Modelagem de Dados Relacional; Conceitos e arquitetura de Data Warehouse; Modelagem de Dados Dimensional; Conceitos em SGBD Oracle e PostgreSQL.
    Gestão de Projetos de Software: Conceitos; Planejamento, Acompanhamento e Controle de Projetos (Gerência de Escopo, Estrutura de Decomposição de Tarefa – EDT, Gerência de Tempo, de Custos, de Qualidade, de Recursos Humanos, de Comunicação, de Riscos, de Aquisição e Gerência de Integração); Análise de Pontos de Função; Corpo de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
    Engenharia de Software: Princípios de Engenharia de Software; Processos de Software – engenharia de sistemas e da informação; Engenharia de requisitos; Projeto (design); Verificação, Validação e testes; Processo de Testes de Software (Conceitos, Fases, Técnicas e Automação de Testes); Técnicas de Revisão de Software (Inspeção, Walkthrough, Pair Programming); Gerência de configuração; Planejamento, controle e garantia da qualidade e manutenção; Modelos de ciclo de vida (cascata, prototipação, evolutivo, incremental, espiral, iterativo); Processo de desenvolvimento de software unificado – Unified Process; Modelos de melhoria de qualidade de processo e produto – MPS.BR, CMM/CMMI, ISO 12207, ISO 9126.
    Metodologias ágeis de desenvolvimento: Scrum, XP, TDD, Modelagem Ágil, DDD, Kanban.
    Técnicas de Programação: Lógica formal; Algoritmos e estrutura de dados; Noções de complexidade de algoritmo; Estruturas sequenciais, condicionais e de repetição; Programação orientada a objetos (conceitos de orientação por objetos, herança, polimorfismo, propriedades, objetos, classes, interfaces, métodos, encapsulamento, sobrecarga); Programação por eventos.
    Linguagens de Programação: Linguagem Java, Expression Language, HTML4, HTML5, CSS e JavaScript. Arquitetura e padrões de projeto JEE. Desenvolvimento Web em Java. Servlets, Applet e Ajax. Frameworks JSF 2.0, EJB3 e JPA. IDE Eclipse. Conceito de servidor de aplicação Container web e EJB; Padrões e antipadrões de projeto Java EE; Padrão MVC de Projeto; Uso avançado da linguagem Java; Java Code Conventions, Spring Batch. Software para versionamento e guarda de fontes; Ferramentas case para Java. Desenvolvimento de aplicações e sistemas para dispositivos móveis. Maven. Interoperabilidade de sistemas. SOA e Web Services. Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e Soap. Segurança no desenvolvimento, OWASP Top 10. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas SQL. Sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo. Portais corporativos: arquitetura da informação, portlets e RSS. Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. Técnicas de Revisão de Software (Inspeção, Walkthrough, Pair Programming). Sistemas de suporte a decisão: Arquitetura, Projeto e Construção de Processos de DataWarehouse; Aplicações OLAP e ETL; Técnicas de Modelagem e otimização de Bases de Dados Multidimensionais; Conceitos de “Staging Area”, Cubos e Ferramentas OLAP e ETL. Big Data e Analytics.
    Teste de Software: Conceitos de teste: tipos, padrões, métodos e processos. Automatização de testes e ferramentas de suporte. Estratégias de teste. Ambiente de teste. Planejamento dos testes. Elaboração de testes. Execução dos testes. Gerenciamento dos defeitos. Relatórios de teste. Análise e avaliação de riscos em projetos de teste de software. Métricas e estimativas aplicadas a teste de software. Testes Unitários e Mock.

  10. Wesley vera disse:

    CONCURSO: IFPI 2016
    CARGO: Tecnico de loboratorio – informatica
    BANCA: Comissão de Seleção de Pessoal (CSEP)

    PORTUGUÊS
    Análise e interpretação de textos verbais e não verbais: compreensão geral do texto;
    elementos que compõem uma narrativa; tipos de discurso; ponto de vista ou ideia central defendida pelo
    autor; argumentação; elementos de coesão e coerência textuais; intertextualidade; inferências; estrutura e
    organização do texto e dos parágrafos. 2. Tipologia e gênero textuais. 3. Funções da linguagem. 4.
    Semântica: sinonímia e antonímia; homonímia e paronímia; conotação e denotação; ambiguidade;
    polissemia. 5. Emprego dos pronomes demonstrativos. 6. Colocação pronominal. 7. Sintaxe da oração e
    do período. 8. Vozes verbais. 9. Emprego do acento indicativo da crase. 10. Concordâncias verbal e nominal. 11. Regências verbal e nominal. 12. Pontuação. 13. Ortografia oficial.
    INFORMÁTICA 1.
    Conceitos relacionados a hardware, software, computadores e periféricos. 2. Conceitos relacionados ao
    ambiente Microsoft Windows (versões 7, 8 e 10), uso do ambiente gráfico, aplicativos, acessórios,
    execução de programas e suas funcionalidades: ícones, teclas de atalho, janelas, menus, arquivos,
    pastas e programas. 3. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas, recursos dos pacotes
    de aplicativos LibreOffice (versão 5) e Microsoft Office (versão 2016): editores de texto, de planilhas de
    cálculo/eletrônicas, de apresentações eletrônicas e gerenciador de e-mails. 4. Conceitos, arquitetura e
    utilização de intranet e internet: navegadores (Internet Explorer 11 e Mozilla Firefox 46), sites de busca e
    pesquisa, grupos de discussão, redes sociais, segurança em rede e na internet (antivírus, firewall e anti
    spyware), produção, manipulação e organização de e-mails. 5. Conceitos básicos de tarefas e
    procedimentos de informática: armazenamento de dados e realização de cópia de segurança (backup),
    organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, compartilhamentos, impressão e área de
    transferência.
    FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    1. Administração pública e governo:
    conceito e objetivos. 2. Evolução dos modelos de administração pública. 3. Regime jurídico-administrativo
    na Constituição Federal de 1988: princípios constitucionais do direito administrativo brasileiro. 4. Serviços
    públicos: conceito; características; classificação; titularidade; princípios. 5. Ética no serviço público:
    comportamento profissional, atitudes no serviço, organização do trabalho, prioridade em serviço. 6. Lei
    Federal nº 8.112/90. 7. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar;
    poder de polícia; uso e abuso do poder. 8. Lei Federal nº 8.429/92: dever de eficiência; dever de
    probidade; dever de prestar contas.
    TÉCNICO DE LABORATÓRIO-INFORMÁTICA
    1. Conceitos relacionados a hardware, software e
    periféricos. 2. Sistemas Computacionais: Organização e Arquitetura de Computadores. 3. Componentes
    de um computador: CPU, Memória, barramento, Dispositivos de E/S. 4. Linguagens de programação:
    Java e Python. 5. Compiladores e interpretadores. 6. A informação e sua representação: sistemas de
    numeração, conversão entre os sistemas de numeração e representação de dados. 7. Conceitos e
    conhecimentos na utilização das ferramentas e recursos dos pacotes de aplicativos LibreOffice e
    Microsoft Office. 8. Fundamentos de intranet e internet. 9. Sistemas operacionais: fundamentos;
    21 escalonamento de processos; threads; gerenciamento de memória (paginação, segmentação); modelos
    de entrada e saída (mapeada em memória, DMA); sistemas de arquivos. 10. Redes de Computadores:
    tipos e topologia de redes. 11. Redes geograficamente distribuídas, redes locais, redes adhoc, topologias
    ponto a ponto e multiponto. 12. Conceitos de Redes baseadas em Ethernet. 13. Fast ethernet. 14. Gigabit
    ethernet. 15. VLAN (IEEE802.1Q). 16. Protocolo ARP. 17. Endereçamento MAC. 18. Padrões de redes
    locais sem fio. 19. Equipamentos: repetidores, hubs, bridges, switches, roteadores, gateways. 20.
    Camadas de rede e de transporte: protocolo IP, endereçamento IP, CIDR. 21. Roteamento de pacotes. 22.
    Estabelecimento e liberação de conexão. 23. Controle de fluxo: UDP; TCP. 24. Protocolos de Camada de
    Aplicação. 25. Sistema operacional Windows (7, 8 e 10): sistemas de arquivos, instalação e configuração;
    Instalação de aplicativos e utilitários; Serviço de diretório Active Directory, autoridades administrativas,
    políticas de grupo e domínios; Administração de contas de usuários e grupos e cotas de disco;
    Configuração de serviços de rede e aplicação (HTTP, DHCP, DNS, NAT e roteamento). 26. Sistema
    operacional Linux Debian: Conceitos de kernel e Shell; Sistema de arquivos (comandos para manipulação
    de arquivos e diretórios, permissão e acesso a arquivos, redirecionamento de entrada e saída);
    Comandos para gerenciamento de processos; Cotas de disco; Programação básica em ambiente
    bashshell; Configuração de dispositivos de redes; Configuração e gerência de serviços de rede e
    aplicação (Roetamento, NAT, SSH, DHCP, NFS, SAMBA, DNS, FTP, HTTP, SMTP, Proxy SQUID). 27.
    Segurança da Informação: Fundamentos; Vulnerabilidades, ameaças e riscos de ataques a sistemas
    computacionais; Prevenção e tratamento de incidentes. 28. Dispositivos de Segurança: Firewall; IDS; IPS;
    VPN. 29. Malwares: vírus de computador; cavalo de Tróia; spyware; backdoors; keylogger; worms.

  11. Neilson da Silva Pereira disse:

    CONCURSO: IFRO 2016
    CARGO: PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO – INFORMÁTICA
    BANCA: INSTITUTO BRASIL

    Web: fundamentos, projetos, design, interação, programação, segurança, comércio eletrônico, técnicas avançadas.
    Recursos Multimídia: Rede de Computadores. Segurança em redes.
    JAVA WEB Desenvolvimento de software: métodos ágeis.
    Sistemas operacionais: teoria, implementação e administração de sistemas operacionais: Windows 2003 Server, Windows XP Professional,
    Linux.
    Linguagens de quarta geração, programação estruturada e orientada a objetos, interface gráfica.
    Sistemas de Informação: engenharia da informação, modelagem de dados (modelo E-R), modelagem de procedimentos, dicionário de dados, conceito e projeto de banco de dados
    relacionais.
    Sistemas de Computação: sistemas centralizados, descentralizados e distribuídos,
    arquitetura cliente/servidor: conceitos e características, tipos e implementações de modelos em arquitetura cliente/servidor, conceitos de conectividade, distribuição de dados, lógica e apresentação.
    Desenvolvimento de Aplicações: princípios de engenharia de software (análise e projeto: conceitos, princípios e métodos, produto e processo de software, modelos de ciclo de vida de software, planejamento e gerência de projetos, métrica de software).
    Modelos de desenvolvimento, análise e técnicas de levantamento de requisitos.
    Análise e projetos estruturados.
    Análise e projetos orientados a objetos.
    Conceitos básicos de UML (Unified Modeling Language).
    Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet.
    Arquitetura em três camadas.
    Arquitetura cliente/servidor.
    Ferramentas CASE.
    Linguagens de programação: Java; Object Pascal, C, C++.
    Programação Java em arquitetura J2EE.
    Elaboração de plano de testes, teste e manutenção de software.
    Testes de módulos e de integração.
    Qualidade de software.
    Noções gerais dos modelos de medição de qualidade ISO/IEEE e CMM.
    Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e Bancos de Dados: conceitos e arquitetura para sistemas de bancos de dados, características de um SGBD.
    Modelagem de dados e projeto de banco de dados para ambiente relacional e modelagem multidimensional.
    Linguagens de definição e manipulação de dados: SQL, banco de dados ORACLE e MySQL.
    Noções de Datawarehousing e Datamining.
    Administração de Dados e Administração de Bancos de Dados: conceitos, objetivos,
    estruturas de bancos de dados, métodos de acesso, organização física de arquivos.
    Redes de Computadores: Topologias e arquiteturas

  12. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Edital nº 197/2016

    CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ INFORMÁTICA

    1. Sistemas Operacionais Livres e Proprietários:
     processos
     escalonamento
     chamadas de sistema
     dispositivos de entrada e saída
     gerenciamento de memória
     sistemas de arquivos
     articionamento
     Logical Volume Management (LVM)
    2. Sistema Operacional Linux:
     Instalação,
     manutenção,
     compilação de programas a partir de código fonte,
     gerenciamento de pacotes,
     gerência de usuários,
     Firewall iptables;
    3. Conceitos básicos de redes:
     camadas de rede
     protocolos
     serviços
     arquitetura
     noções de endereçamento
     princípios de roteamento
     modelos de camadas OSI e
     TCP/IP
    4. Backup de sistemas
    5. Recuperação de dados
    6. Serviço de impressão em rede
    7. Serviços de e-mail
     SMTP
     IMAP
     POP
    8. Serviço de nomes (DNS)
    9. Serviço Web (Apache)
    10. Serviço de diretório (LDAP)
    11. NFS e compartilhamento de arquivos
    12. Equipamentos e segurança de redes e sistemas
    13. Gerenciamento de redes de computadores
    14. Integração de sistemas heterogêneos
    15. Elementos de interconexão de redes
    16. Vídeo Conferência (VC):
     preparo de sala de VC,
     acompanhamento e
     monitoramento de uma VC e
     solução de problemas técnicos.

  13. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Edital nº 197/2016
    Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação
    Campi da UFC em Crateús e em Fortaleza

    CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ INFORMÁTICA
    1. Sistemas Operacionais Livres e Proprietários (processos, escalonamento, chamadas de sistema, dispositivos de entrada e saída, gerenciamento de memória, sistemas de arquivos, articionamento, Logical Volume Management (LVM));
    2. Sistema Operacional Linux (Instalação, manutenção, compilação de programas a partir de código fonte, gerenciamento de pacotes, gerência de usuários, Firewall iptables);
    3. Conceitos básicos de redes (camadas de rede, protocolos, serviços, arquitetura, noções de endereçamento, princípios de roteamento, modelos de camadas OSI e TCP/IP);
    4. Backup de sistemas;
    5. Recuperação de dados;
    6. Serviço de impressão em rede;
    7. Serviços de e-mail (SMTP, IMAP, POP);
    8. Serviço de nomes (DNS);
    9. Serviço Web (Apache);
    10. Serviço de diretório (LDAP);
    11. NFS e compartilhamento de arquivos;
    12. Equipamentos e segurança de redes e sistemas;
    13. Gerenciamento de redes de computadores;
    14. Integração de sistemas heterogêneos;
    15. Elementos de interconexão de redes;
    16. Vídeo Conferência (VC): preparo de sala de VC, acompanhamento e monitoramento de uma VC e solução de problemas técnicos.

  14. EDIMAR TOMÁS disse:

    ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UFTM 2016

    Lógica de Programação e Algoritmos;
    Programação Orientada a Objetos (Classes, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento);
    Conceito de estrutura de dados: fila, pilha, lista.

    Lógica: definição; utilização; lógica booleana; lógica proposicional; tautologia; operadores lógicos; operadores aritméticos; operadores relacionais.

    Redes de Computadores: fundamentos; Características; Componentes; Topologias;
    Equipamentos; Rede Sem Fio.

    Sistemas de Informação: Definição; Características; Data Mining; Data Warehouse; Data Center; Sistemas de Informação Transacionais; Sistemas de Informação Gerenciais; Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas de Inteligência Artificial; Sistemas Especialistas; ERP; CRM; SCM; Sistemas Colaborativos.

    Desenvolvimento Web: PHP; HTML/HTML5; XML; JSON; CSS; Javascript, Jquery, Ajax; Apache; Segurança da Informação; Boas Práticas; Server Sent Evets; Sockets; Webservices; Padrões de projetos; Programação orientada a objetos.

    Banco de Dados PostgreSQL: Linguagem SQL; Recursos Avançados; Sintaxe SQL; Definição de Dados; Manipulação de Dados; Queries; Tipos de Dados; Funções e Operadores; Conversões de Tipos; Índices; Busca em Texto; ACID; Controle de Concorrência; Controle de Transações; Melhoramento de Desempenho; Information Schema; Extensibilidade SQL; Triggers, Event Triggers, Query Tree; Linguagens Procedurais; PL/pgSQL; PL/Tcl; PL/Perl; PL/Python; Server Programming Interface; Background Worker Processes; Logical Decoding; Modelagem de Dados.

    Segurança de Dados: Malwares; Hacking; Cracking; Pheaking; Back-up; Ferramentas Antivírus e anti-malware; Firewall.

    Sistemas de Numeração: Operações e Conversões.

    Governança de TI: conceitos; COBIT; ITIL.

    Gerência de Projetos: conceitos; processos de gestões; gestão da integração; gestão do escopo; gestão do tempo; gestão dos recursos; gestão dos custos; gestão da qualidade; gestão ambiental; gestão de pessoas; gestão de comunicações; gestão de riscos; gestão de suprimentos; PMI; Métodos Ágeis; SCRUM.

    Sistema Operacional Linux: Linha de comando (Terminal); Ambiente gráfico: instalação de aplicativos e configuração; Gerenciamento de usuário e do sistema; Redes, Internet, e-mail; Configuração de Hardware e drivers; Servidores: Web, Proxy, SAMBA, NFS, DHCP, LDAP, DNS; Segurança de Rede, certificados digitais, firewalls; Compartilhamento de arquivos.

    Virtualização de servidores.

    Certificação Digital: definições; criptografia simétrica; criptografia assimétrica; assinatura digital; certificado digital; PKI; ICP-Brasil; autoridade certificadora; autoridade de registro.

    Outsourcing.

    Cloud Computing.

    Engenharia de Software: Projeto e Análise orientados a objeto; UML; Análise de Desempenho; Técnicas de Teste de Software;

  15. Alessandra disse:

    TJPE 2011 Analista de Sistemas
    Gestão e Governança de TI:
    Gestão Estratégica. Conceitos básicos, planejamento estratégico, BSC (Balanced Scored Card), gerência de portfólio.
    Gestão de Segurança da Informação. Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002.
    Gerenciamento de projetosPMBOK 4ª edição. Conceitos básicos, estrutura e objetivos; projetos e a organização; ciclo de vida de projeto e de produto; processos, grupos de processo e áreas de conhecimento.
    Gerenciamento de serviçosITIL v3. Conceitos básicos e objetivos. Processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços.
    Governança de TICOBIT 4.1. Conceitos básicos e objetivos. Requisitos da informação. Recursos de tecnologia da informação. Domínios, processos e objetivos de controle.
    Qualidade de softwareCMMI. Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade. Processos e categorias de processos.

    Gestão por Processos:
    BPM CBOK 2ª Edição – 2009. Conceitos básicos, ciclo de vida BPM, tipos de processos, tipos de atividades. Modelagem do processo, análise do processo e desenho do processo. Papéis do gerenciamento de processos.
    BPMN v-1.2. Notação para representação de processos. Sistemas de gerenciamento de processos (BPMS). Conceitos, BPMA (Modelagem e Análise), BAM (Monitoramento), BRMS (Business Rules), ECM/GED.

    Contratação de Bens e Serviços de TI:
    Aspectos específicos da contratação de bens e serviços de TI. Instrução Normativa nº 4/2008 e sua revisão em 2010, do MPOG/SLTI. Elaboração de projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI.

    Engenharia de software:
    Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Técnicas de elicitação de requisitos. Gerenciamento e especificação de requisitos. Técnicas de validação de requisitos. Prototipação. Engenharia de usabilidade. Conceitos básicos. Critérios, recomendações e guias de estilo. Análise de requisitos de usabilidade. Métodos para avaliação de usabilidade. Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado (RUP): disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis (SCRUM, XP). Qualidade de software. Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Arquitetura orientada a serviços. Teste de Software. Conceitos básicos, tipos de testes. Projeto e execução de testes. Automação de testes.
    Gerência de Configuração de Software. Conceitos básicos, branches, tags, trunk, geração de builds e pacotes de liberação. Análise por pontos de função. Conceitos básicos e aplicações. Contagem em projetos de desenvolvimento: IFPUG e Nesma. Contagem em projetos de manutenção: IFPUG, Nesma e uso de deflatores.

    Linguagem de Programação Java:
    Projeto de Sistemas em Java. Arquitetura e padrões de projeto J2EE e J2SE. Desenvolvimento Web em Java. Java Server Faces (JSF), Richfaces, Facelets, JBoss Seam,AJAX, HTML, CSS e JavaScript. Desenvolvimento Corporativo em Java. JEE,
    EJB3, JCA, Hibernate, Log4j, Lucene, Java Persistent API (JPA). Servidores de Aplicação. JBoss e Weblogic: configuração, desenvolvimento e uso.

    Arquitetura de Software:
    Arquitetura de Sistemas. Cliente/Servidor duas camadas e multicamadas. Padrão MVC. Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Fundamentos, Princípios de Design, Padrões de Projeto SOA, Contratos, Versionamento. Padrões: XML, XSLT, XSD, UDDI, Webservices, SOAP, WSDL, WS-Secutiry, WS-Policy, RESTful Web services e Composição de Serviços (SCA). Interoperabilidade de sistemas. Barramento de Serviços Corporativos (ESB). Linguagens de orquestração de serviços BPEL, BPMN 2.0.

    Banco de Dados:
    Fundamentos. Conceitos e arquitetura de um SGBD. Modelagem de Dados. Triggers, procedures, functions e packages. Linguagens SQL e PL/SQL. Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas SQL. Business Inteligence (BI) Conceitos e estratégias de implantação. Modelagem multidimensional. Data Warehouse, Data Mart, Data Mining, OLAP.

    Segurança no Desenvolvimento de Software:
    Práticas de programação segura e revisão de código. Controles e testes de segurança para aplicações web. Projeto OWASP (Open Web Application Security Project). Criptografia e infraestrutrura de chave pública. Padrões de Autenticação e Autorização. Normas SSE-CMM, ISO/IEC 15408.

  16. Luiz Claudio Haas Filho disse:

    CONCURSO: EBSERH/PA
    BANCA: INSTITUTO AOCP
    CARGO:ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SUPORTE DE REDES
    1. Ambiente UNIX. 2.Instalação e suporte a TCP/IP, DHCP, DNS, NIS, CIFS, NFS, POP, IMAP, SMTP, FTP. 3. Serviços de arquivo
    e impressão em rede. 4. Integração com ambiente Windows. 5. Instalação e configuração dos serviços e servidores
    PROXY/SQUID. 6. Servidor de aplicação (APACHE e JBOSS). 7. LDAP. 8. Servidores de Correio (SENDMAIL, PROCMAIL e
    QMAIL). 9. Ambiente Microsoft Windows Server 2000/2003. 10. Active Directory, IIS, Terminal Service. 11. Infra estrutura de

    hardware: RISC, Intel, Storage, NAS, SAN. 12. Máquinas Virtuais. 13. Segurança da informação. 13.1. Classificação de
    informações. 13.2. Segurança física e lógica. 13.3. VPN. 13.4. Sistemas de detecção de intrusão. 13.5. Vulnerabilidades e ataques
    a sistemas computacionais. 13.6. Políticas de segurança e auditoria. 13.7. Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de
    criptografia e aplicações. 13.8. Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de
    dados e redes. 14. Administração de redes. 14.1. Infra estruturas de rede locais e remotas, protocolos de rede, tecnologias de

    redes locais e de inter redes. 14.2. Arquiteturas e protocolos para redes de transmissão de dados (LAN/MAN). 14.3. Soluções de

    alta disponibilidade. 14.4. Projetos de redes rede locais e remotas. 14.5. Sistemas de gerenciamento de rede. 14.6. Softwares
    livres para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais. 14.7. Administração dos sistemas operacionais Windows,
    Unix e Linux. 15. Gerenciamento de serviçosITIL V2/V3. 15.1. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 15.2. Implementação do
    gerenciamento de serviços de TI.

  17. Luiz Claudio Haas Filho disse:

    CONCURSO: EBSERH/PARÁ
    BANCA: institutoaocp
    CARGO:ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SISTEMAS OPERACIONAIS
    1. Infra-estrutura de TI. 2. Sistemas operacionais Windows, Linux e Unix: conceitos básicos, noções de operação e administração.
    Administração, análise de performance, inventário e tunning de sistemas aplicativos nos ambientes de sistemas operacionais com
    plataformas Windows, Linux e Unix. 3. Infra-estruturas de rede locais e remotas, protocolos de rede, tecnologias de redes locais e
    de inter-redes. 4. Arquiteturas e protocolos para redes de transmissão de dados (LAN/MAN). 5. Soluções de alta disponibilidade.
    6. Sistemas de gerenciamento de rede: conceitos básicos, noções de operação e administração. 7. Software livre, especialmente
    quanto a ferramentas para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais. 8. Serviços de rede (correio eletrônico,
    SMTP, DNS, WINS, DHCP, FTP, HTTP/S, SSH, dentre outros). 9. Arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de
    dados (SAN). 10. Soluções de alta disponibilidade. 11.Backup e restore de dados. 12. Servidores Web e Servidores de aplicação
    J2EE e PHP: conceitos básicos, noções de operação e administração. 13. Gerenciamento de serviçosITIL V2/V3. 14.
    Gerenciamento de servidor de versionamento de código fonte e documentação – SVN. 15. Conceitos básicos, estrutura e
    objetivos. 16. Implementação do gerenciamento de serviços de TI. 17. Processos e funções de suporte de serviços. 18. Processos
    de entrega de serviços. 19. Processos de gerenciamento de infra-estrutura.

  18. Luiz Claudio Haas Filho disse:

    CONCURSO: EBSERH/PARÁ
    BANCA: institutoaocp
    CARGO:ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROCESSOS
    1. Análise de processos. 1.1. Governança de TI: COBIT 4.1 e ITIL V2/V3. 1.2 ISO/IEC 20000. 1.3. Conceitos de engenharia de
    software. 1.4. Processos de software: RUP, Scrum, Programação Extrema. 1.5. UML 2.0. 1.5 Análise de negócios e requisitos. 1.6.
    Conceitos de qualidade de software. 1.7. Modelagem de dados. 1.8. Estruturas organizacionais. 1.9. Modelagem de processos.
    1.10. Automação de processos. 2. Gerenciamento eletrônico de documentos e processos. 3. Análise de requisitos. 4. Métricas de
    software: pontos de função e pontos de caso de uso. 5. Desenvolvimento de programas. 5.1. Arquitetura de aplicações para o
    ambiente web. 5.2. Arquitetura cliente/servidor. 5.3. Arquitetura OLAP. SOA e web services. 5.4. Modelo relacional e normalização
    de dados. 5.5. Linguagens de definição e manipulação de dados. 5.6. Linguagem de consulta – SQL. 5.7. Banco de Dados
    PostgreSql e Oracle. 5.8. Linguagem de programação JAVA e PHP. 6. Orientação a objetos. 6.1. Conceitos fundamentais, análise,
    modelagem e padrões de projeto. 6.2. Análise de requisitos funcionais e não funcionais. 6.3. Técnicas e estratégias de validação.
    6.4. Modelagem de dados e projeto lógico para ambiente relacional. 7. Visão conceitual sobre ferramentas CASE.

  19. João Paulo Lima disse:

    CONCURSO: EsFCEx 2016 – QCO– INFORMÁTICA

    1. Microinformática
    a. Sistema operacional Linux: Comandos básicos e avançados (incluindo shell script e expressões regulares); Instalação, configuração e administração (incluindo gerenciamento de processos e serviços) dos seguintes subsistemas: núcleo do sistema, interface com usuário, arquivos e dispositivos de armazenamento de dados, segurança, usuários e grupos de usuários, comunicação de dados (incluindo redes) e periféricos;

    b. Microcomputadores baseados na arquitetura IBM-PC com microprocessadores Intel:
    Conceitos sobre os principais periféricos (monitor de vídeo, teclado, dispositivos apontadores,
    impressoras, scanners, câmeras de vídeo, dispositivos de áudio); Conceitos sobre memórias
    eletrônicas (RAM, ROM, EPROM, FLASH), magnética (discos e fitas), ópticas (CD, DVD);
    Firmware (BIOS); Interfaces de comunicação de dados (incluindo USB, Bluetooth, Ethernet, VGA,
    DVI, HDMI, DisplayPort e Thunderbolt); Barramentos; Sistemas de refrigeração, energia e
    nobreak; Operação e administração dos sistemas de armazenamento (interfaces IDE, SCSI, SATA e SAS, discos magnéticos e de estado sólido, configurações RAID).

    2. Sistemas de computação

    a. Representação da informação: Sistemas de numeração (incluindo bases numéricas e
    conversão entre bases); Representação de números, caracteres e símbolos;
    b. Estrutura de Computadores: Álgebra booleana e Lógica binária; Portas lógicas; Circuitos
    Combinacionais; Circuitos Sequenciais;
    c. Arquitetura de Computadores: Aritmética binária para números inteiros e para número reais
    (ponto fixo e ponto flutuante); Elementos de um processador; Modos de endereçamento;
    Paradigmas RISC e CISC; Barramentos; Sistema de memória (organização, tipos e hierarquia);
    Sistema de entrada/saída; Arquiteturas avançadas (pipeline e cache);
    d. Sistemas operacionais locais e distribuídos: gerenciamento de processos; escalonamento,
    sincronização e intercomunicação de processos; gerenciamento de memória; gerenciamento de
    arquivos; gerenciamento de entrada/saída; Virtualização;
    e. Computação de alto desempenho: Conceitos; Arquiteturas paralelas (incluindo multicore,
    clusters e GPU); Ambientes e linguagens para programação em arquiteturas de alto desempenho (incluindo MPI, OpenMP, OpenCL, OpenGL e CUDA);
    f. Computação em nuvem: Conceitos; Tipos de serviço; Segurança; Desenvolvimento de
    Aplicações;
    g. Segurança: Certificação digital; Políticas e Protocolos de segurança; Mecanismos de
    detecção e proteção contra ataques e invasões; Normas de Segurança da Informação no âmbito
    nacional (aprovadas pela ABNT); Criptografia; Antivírus

    3. Comunicação de dados

    a. Sistemas de Transmissão de Dados: conceitos, componentes e topologia; modulação; modos
    de transmissão de dados;
    b. Redes de computadores: conceitos, topologias e principais componentes; Qualidade de
    Serviços; Protocolos de comunicação e roteamento (incluindo os padrões OSI/ISO, TCP/IP e ITUT); Redes sem fio; Protocolos e serviços para Voz sobre IP (VoIP) e streaming de áudio e vídeo;
    c. Segurança de redes: Políticas, Equipamentos e Protocolos de segurança para redes
    (incluindo Virtual Private Network – VPN); Mecanismos de detecção e proteção contra ataques e
    invasões; Monitoramento e análise de tráfego

    4. Técnicas de programação

    a. Lógica aplicada: algoritmos, técnicas de construção de algoritmos, resolução de problemas.
    b. Estrutura de dados: vetores, matrizes, cadeia de caracteres, listas lineares, pilhas, filas,
    árvores, grafos, pesquisa de dados, classificação de dados, estruturas e tipos abstratos de dados, recursividade, eficiência e complexidade.
    c. Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas em blocos, estruturas de
    controle de fluxo, programação modular, rotinas, subrotinas, procedimentos e funções (Linguagem C).
    d. Programação orientada a objetos: classes e objetos, polimorfismo, herança, interface,
    linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++, Python e Java).
    e. Linguagens de programação para a internet: JAVA, J2EE, PHP, EJB, JSP, SERVLETS,
    JNDI, JDBC e XML.

    5. Análise, projeto de sistemas e serviços de TI

    a. Sistemas de informação: conceitos e definições básicas, componentes de sistemas de
    informação, sistemas de informação operacional e gerencial, sistema de apoio a decisão, ciclo de
    vida de sistemas de informação.
    b. Levantamento de sistemas: técnicas de levantamento – observação pessoal, questionário,
    entrevista e JAD.
    c. Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da
    modelagem essencial, atividades essenciais, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), construção e
    utilização de dicionário de dados, tabelas e árvores de decisão.
    d. Projeto estruturado de sistemas: conceitos e definições básicas, ferramentas do projeto
    estruturado, especificação estruturada, métodos para especificação de módulos, acoplamento,
    coesão, análise de transformação, análise de transação, packaging, implementação, otimização e administração do projeto estruturado.
    e. Análise e projeto orientados a objeto: Linguagem UML (UnifiedModelingLanguage) e
    diagramas relacionados.
    f. Qualidade de Software: Processo de Software (CMM, CMMI e desenvolvimento ágil),
    qualidade (ISO), metodologias e padrões, teste de software.
    g. Gerenciamento de Serviços de TI: Conceitos da Biblioteca ITIL.
    h. Governança de TI: Modelo COBIT
    i. Gerenciamento de projetos com PMBOK.
    j. Análise de pontos de função.
    k. Atos normativos do MPOG/SLTI: Instrução Normativa nº 2/2008 (alterada pela Instrução
    Normativa nº 3/2009); Instrução Normativa nº 4/2010

    6. Arquivos e banco de dados

    a. Organização de arquivos: conceito e definições, estruturas de armazenamento de dados;
    modelo relacional, modelo hierárquico, modelo de rede, comparação entre os três modelos, modelo orientado a objetos, arquivos com organização sequencial, sequencial indexado, relativo, direto, invertido, árvore B e compressão de dados.
    b. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): princípios, conceitos e objetivos dos
    sistemas de banco de dados, usuários de bancos de dados.
    c. Modelo de dados: Modelagem de dados conceitual, lógica e física; Modelo de EntidadeRelacionamento (ER); modelagem semântica, mapeamento de projetos de banco de dados ER em um projeto relacional, normalização (formas normais).
    d. Linguagem SQL: Linguagem de Manipulação de Dados; Linguagem de Definição de Dados;
    Linguagem de Controle de Dados; Linguagem de Transação de Dados; Linguagem de Consulta de Dados; Conceitos relativos a objetos do banco de dados: Visões, Procedimentos Armazenados, Gatilhos, Funções.
    e. Administração de sistemas de banco de dados: componentes do SGBD, segurança de dados,
    gerenciamento de transações e controle de concorrência, indexação, recuperação à falhas,
    otimização de consultas.
    f. Bancos de Dados Multidimensionais: BD Relacionais x BD Multidimensionais; Conceitos de
    OLTP, OLAP, MOLAP, ROLAP; Definições: Fatos, Dimensões; Modelagem Multidimensional e
    Conceitos de Datawarehouse; Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados (Data Mining)

  20. Rivelde Lopes disse:

    CONCURSO: IFAL/AL – Analista de Tecnologia da Informação

    FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO:
    1. Organização e arquitetura de computadores.
    2. Componentes de um computador (hardware e software).
    3. Sistemas de entrada, saída e armazenamento.
    4. Sistemas de numeração e codificação.
    5. Aritmética computacional.
    6. Princípios de sistemas operacionais.
    7. Características dos processadores e suas arquiteturas.
    8. Aplicações de informática e microinformática.
    9. Ambientes Windows e Linux.
    REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS:
    10. Modelos OSI/ISO e Internet.
    11. LAN e WAN e Topologias.
    12. Equipamentos de rede: Switches, Roteadores, Gateways, Modems, Repetidores, Amplificadores e Multiplexadores.
    13. Cabeamento estruturado e redes Wireless.
    14. Noções de segurança: VPN, Firewall, Proxy, Criptografia, Assinatura Digital e Autenticação; configurações em ambientes MS Windows/NT/200X/XP/Vista/7/8/10 e LINUX.
    15. UNIX.
    16. Instalação e customização de MS Windows/NT/200X/XP/Vista/7/8/10, de distribuições LINUX e demais ambientes baseados em UNIX, Clientes de acesso remoto, Antivírus, suítes de escritório (MS Office e Libreoffice) e softwares em rede.
    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS:
    17. Metodologias de desenvolvimento.
    18. Algoritmos.
    19. Estruturas de dados.
    20. Ferramentas para o desenvolvimento de software e ferramentas CASE.
    21. Análise orientada a objetos: Princípios e conceitos do paradigma de orientação a objetos, classes, herança, interfaces, polimorfismo, encapsulamento, coesão, acoplamento, modularidade e reuso.
    22. Modelagem de dados.
    23. Linguagens Java, Java Script, Python, HTML5, XML e PHP.
    24. Integração com ferramentas de gerência de requisitos e configuração.
    25. Fluxogramas.
    26. Programação estruturada e programação orientada a objetos.
    27. Sistemas gerenciadores de banco de dados (MySQL e PostgreSQL) e linguagem SQL.
    INTERNET:
    28. Protocolos de comunicação em seus diversos níveis.
    29. Serviços da camada de aplicação do modelo Internet (http, DNS, SMTP, POP3, IMAP, FTP).
    30. Navegadores Web: configuração e utilização.
    31. Segurança na Internet.
    32. Servidores WEB.
    LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO:
    33. Tipos de dados elementares e estruturados.
    34. Montadores, compiladores, ligadores e interpretadores.
    35. Linguagens de programação Java, C++ e Python.
    36. Ambientes de desenvolvimento visual (Java).
    37. Ambientes de desenvolvimento WEB (PHP, JSP e Python).
    MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS:
    38. Montagem, instalação e configuração de hardware e periféricos.
    39. Configuração de recursos utilizando os sistemas operacionais MS Windows/NT/200X/XP/Vista/7/8/10 e LINUX.
    40. Processo de escolha de tecnologias de hardware.
    41.Conhecimentos sobre técnicas de armazenamento, backup e mídias. ENGENHARIA DE SOFTWARE:
    42. Engenharia de Requisitos.
    43. Padrões de Projeto.
    44. Testes de Software.
    45. Gerenciamento de Projetos de Software.
    46. Documentação de software.
    47. Qualidade de softwareCMMI, ISO e MPS.BR.
    48. Processos de desenvolvimento de software: RUP, SCRUM e XP.

  21. Valdir Silva disse:

    TÉCNICO JUDICIÁRIO – TJPE – ESPECIALIDADE SUPORTE TÉCNICO

    Gestão e Governança de TI: Gestão de Segurança da Informação. Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Gerenciamento de projetos – PMBOK
    4ª edição. Conceitos básicos, estrutura e objetivos; projetos e a organização; ciclo de vida de projeto e de produto; processos, grupos de
    processo e áreas de conhecimento. Gerenciamento de serviçosITIL v3. Conceitos básicos e objetivos. Processos e funções de estratégia,
    desenho, transição e operação de serviços. Governança de TICOBIT 4.1. Conceitos básicos e objetivos. Requisitos da informação. Recursos de
    tecnologia da informação. Domínios, processos e objetivos de controle. Sistemas Computacionais: Organização e Arquitetura de Computadores.
    Componentes de um computador: CPU, Memória, barramento, Dispositivos de E/S. Ciclo de execução de instrução, pipeline. Linguagem de
    programação. Compiladores e interpretadores. Sistemas de numeração e representação de dados. Aritmética computacional. Memória RAM,
    Flash, EEPROM, cache L1/L2. Registradores. Sistemas operacionais. Fundamentos, escalonamento de processos, threads, gerenciamento de
    memória (paginação, segmentação), modelos de entrada e saída (mapeada em memória, DMA), sistemas de arquivos. Ambiente Operacional
    Corporativo: Ambiente Windows 2008 TCP/IP, DHCP, DNS, NAT. Diretório de Serviços Active Directory, planejamento, convenção de nomes,
    autoridades administrativas, Schema Policy, Group Policy. Administração de contas de usuários e grupos. Clustering. Segurança em Redes
    Windows: Autenticação, Permissões, atribuições administrativas, domínios, unidades organizacionais, comunicações seguras entre clientes e
    servidores Windows. Ambiente Unix HP-UX/Linux Conceitos de kernel e Shell. Sistema de arquivos: comandos para manipulação de arquivos e
    diretórios, permissão e acesso a arquivos, utilização de LVM, redirecionamento de entrada e saída. Comandos para gerenciamento de processos.
    Utilização de kerberos e LDAP para autenticação. Programação em bash shell para HP-UX e Linux. Tunning e performance. Armazenamento
    de dados e cópias de segurança Conceitos de DAS, SAN e NAS. Componentes de uma rede SAN. RAID. Conceitos de Fibre Channel, FCoE
    (FiberChannel over Ethernet), CNA (Converged Network Adapter). Replicações síncronas e assíncronas. Conceitos de cópias de segurança Lan free e Server free. Tape Library. Cópias totais, incrementais e diferenciais. SnapShot, Business Copy, Desduplicação, VTL (Virtual Tape
    Library). Redes de Computadores: Tipos e topologia de redes. Redes geograficamente distribuídas, redes locais, redes adhoc, topologias ponto
    a ponto e multiponto. Repetidores, hubs, bridges, switches, roteadores, gateways. Topologias full-meshed e hub-and-spoke. Camadas Física e
    de Enlace. Fibras ópticas multimodo e monomodo. Cabeamento Estruturado. Quadro, controle de fluxo, controle de erro, detecção e correção de
    erros, protocolos de janela deslizante, sub-camada de acesso ao meio (MAC), Protocolo Ethernet (CSMA/CD). Fast ethernet. Gigabit ethernet.
    Comutação (switching) na camada de enlace de dados. Spanning tree protocol (IEEE 802.1d). VLAN (IEEE 802.1Q). Camadas de Rede e
    de Transporte. Roteamento de pacotes. Protocolos de roteamento: menor caminho; flooding; distance vector; EIGRP, OSPF, BGP, RIP, VRRP.
    Algoritmos de controle de congestionamento. O protocolo IP: endereçamento IPv4, IPv6, CIDR, DHCP. Estabelecimento e liberação de conexão.
    Controle de fluxo; UDP; TCP. Qualidade de Serviço (QoS). Requisitos de latência, jitter, largura de banda, perda de pacote e disponibilidade para
    voz, vídeo interativo, video streaming e dados. Técnicas de obtenção de qualidade de serviço, Serviços integrados, Serviços diferenciados, Classe
    de serviço (CoS) IEEE-802.1 Q/p, Tipo de serviço (ToS). Redes MPLS. Arquitetura. Operação em frame-mode e cell-mode, alocação de rótulos
    e distribuição. VolP e Telefonia IP. Conceitos, requisitos para a convergência de voz e dados, latência; perda de pacotes, largura de banda, jitter,
    codificação de voz, padrões G711 e G729-A do ITU-T. Redes sem fio. Padrão IEEE 802.11g/n Wireless LAN. CSMA/CA. Controladores e Access
    Points. Autenticação 802.1X, Servidores Radius e Integração com Serviço de NAC. Gerência de Rede. Conceitos, protocolos e implantação.
    SNMP, Trap, RMON. Segurança da Informação: Fundamentos. Vulnerabilidades, ameaças e riscos de ataques a sistemas computacionais.
    Prevenção e tratamento de incidentes. Dispositivos de Segurança. Firewall, IDS, IPS, Proxy, NAT e VPN. Firewalls e regras de isolamento e
    proteção de redes. Métodos de Ataque. Spoofing, hijacking, buffer overflow, flood, DoS, DDoS, phishing. Malwares: vírus de computador, cavalo
    de tróia, spyware, backdoors, keylogger, worms. Criptografia. Conceitos básicos e aplicações. Criptografia simétrica e assimétrica. Assinatura e
    certificação digital. Algoritmos e protocolos de criptografia: RSA, DES, 3DES, SHA 1, PKCS#7, AES.

  22. Paulo disse:

    CARGO: ANALISTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
    BANCA: CETREDE

    Princípios de engenharia de software;
    Conceitos de gerência de projetos;
    Arquitetura de aplicações para ambiente internet;
    Conceitos de Lógica de Programação;
    Conceitos de Programação Orientada a Objetos;
    Especificação de Requisitos de Software;
    Diagramas de orientação a objetos (UMLUnified Modeling Language);
    Conceitos de Banco de Dados (SQL, DML, DDL, DCL);
    Modelagem de Dados Relacional – MER;
    Modelagem de negócio (BPM – Business Process Modelling);
    Linguagem Java: API, estrutura e comandos básicos, tipos de dados, métodos, classes e objetos;
    Conceitos básicos em Sistemas Operacionais.

  23. Alexandre Barreto disse:

    TJ – RR
    CARGO 1: ANALISTA DE SISTEMAS
    1 Informática. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. 1.3 Sistemas de numeração, aritmética de complementos e ponto flutuante. 1.4 Organização e arquitetura e componentes funcionais de computadores. 1.5 Características físicas dos principais periféricos e dispositivos de armazenamento secundário. 1.6 Representação e armazenamento da informação. 1.7 Organização lógica e física de arquivos. 1.8 Métodos de acesso. 1.9 Arquitetura de microcomputadores: arquitetura interna de microprocessador genérico, barramentos externos (endereço, dados e controle). 1.10 Arquitetura básica de uma workstation. 1.11 Arquitetura de computadores RISC e CISC. 1.12 Estrutura e organização do hardware de teleprocessamento. 1.13 Controlador de terminais. 1.14 Estrutura e organização do hardware de redes de comunicação de dados. 1.15 Conceitos e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 1.16 Internet: modelo hipermídia de páginas e elos, world wide web, padrões da tecnologia web, intranets.
    2 Programação. 2.1 Construção de algoritmos: tipos de dados simples e estruturados, variáveis e constantes, comandos de atribuição, avaliação de expressões, comandos de entrada e saída, funções pré-definidas, conceito de bloco de comandos, estruturas de controle, subprogramação, passagem de parâmetros, recursividade; programação estruturada. 2.2 Estrutura de dados: conceitos básicos sobre tipos abstratos de dados, estruturas lineares e não-lineares, contiguidade versus encadeamento, estudo de listas, pilhas, filas, árvores, deques, métodos de busca, insersão e ordenação, hashing. 2.3 Orientação a objetos: conceitos fundamentais, princípios de programação orientada a objetos. 2.4 Linguagens orientadas a objetos: C#SHARP, Visual Basic e Java.
    3 Fundamentos de sistemas operacionais. 3.1 Conceito, funções, características, componentes e classificação dos sistemas operacionais. 3.2 Sistemas de arquivos: facilidades esperadas, diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e segurança, integridade; interrupções: conceito, tipos e tratamento. 3.3 Escalonamento de tarefas: conceitos de processo, estados e identificador, objetivos e políticas de escalonamento. 3.4 Gerenciamento de memória: organização, administração e hierarquia de memória, sistemas mono e multiprogramados, memória virtual. 3.5 Escalonamento de discos: políticas de otimização, considerações sobre desempenho. 3.6 Interoperação de sistemas operacionais. 3.7 Sistemas distribuídos: clusters e redes. 3.8 Interfaces gráficas (GUI). 3.9 Família Windows. 3.10 Sistemas UNIX. 3.11 VMS. 3.12 Sistemas operacionais de rede de mainframes.
    4 Desenvolvimento de aplicações e bancos de dados. 4.1 Princípios de engenharia de software. 4.2 Ciclo de vida de um software-produto. 4.3 Ciclo de desenvolvimento de um software-produto. 4.4 Modelos de desenvolvimento. 4.5 Análise e técnicas de levantamento de requisitos. 4.6 Análise essencial e projeto de sistemas. 4.7 Técnicas e estratégias de validação. 4.8 Gerência de projetos: estudo de viabilidade técnica e econômica, análise de risco, métricas para estimativas de prazo e custo. 4.9 Visão conceitual sobre ferramentas CASE. 4.10 Linguagens visuais e orientação por eventos. 4.11 Projeto de interfaces. 4.12 Análise e projeto orientados a objetos. 4.13 Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet. 4.14 Modelagem de dados e projeto lógico para ambiente relacional. 4.15 Modelo entidades/relacionamentos. 4.16 Álgebra relacional. 4.17 Modelo relacional. 4.18 SQL. 4.19 Arquitetura cliente-servidor: tecnologia usada em clientes e em servidores, tecnologia usada em redes, arquitetura e políticas de armazenamento de dados e funções, Triggers e procedimentos armazenados, controle e processamento de transações. 4.20 Bancos de dados distribuídos. 4.21 Arquitetura OLAP.
    5 Comunicação de dados, redes e conectividade. 5.1 Evolução dos sistemas de computação. 5.2 Evolução das arquiteturas. 5.3 Redes de computadores. 5.4 Topologias: linhas de comunicação, redes geograficamente distribuídas, topologias em estrela, anel e barra, hubs e switches. 5.5 Transmissão de informação: banda passante, taxa de transmissão máxima de um canal, formas de distorção de sinais em transmissão. 5.6 Multiplexação e modulação: multiplexação na frequência, técnicas de modulação, sistemas em banda larga e banda básica. 5.7 Comutação de circuitos, mensagens e pacotes. 5.8 Codificação e transmissão de sinais em banda básica: transmissão síncrona e assíncrona. 5.9 Meios de transmissão: par trançado, cabo coaxial, fibras ópticas, outros meios de comunicação. 5.10 Ligação ao meio: ponto a ponto, multiponto, redes de fibra óptica. 5.11 Arquiteturas de redes de computadores. 5.12 Modelo OSI da ISO. 5.13 Principais funções dos níveis físico, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. 5.14 Padrão IEEE 802. 5.15 Arquitetura da Internet TCP/IP. 5.16 Considerações sobre o nível de rede: endereçamento, roteamento, tipos de serviço, controle de congestionamento, protocolo X-25, protocolo IP (Internet Protocol). 5.17 Ligação inter-redes: repetidores, pontes, roteadores e gateways. 5.18 Considerações sobre o nível de transporte: endereçamento, multiplexação e splitting, serviços oferecidos, estabelecimento e encerramento de conexões. 5.19 Protocolos de transporte da arquitetura TCP/IP. 5.20 Níveis de aplicação Internet TCP/IP: DNS, FTP, NFS, TELNET, SMTP, WWW, SNMP. 5.21 Sistemas operacionais de redes: conceito de redirecionador, arquitetura pier-to-pier e cliente-servidor, módulo cliente, módulo servidor; redes ATM: limitações do STM, ATM e RDSI-FL, ATM em redes locais, primitivas de serviço da camada ATM, formato de células ATM, comutação de células ATM, sinalização, comutadores ATM.
    6 Segurança em redes de computadores. 6.1 Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. 6.2 Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria. 6.3 Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de criptografia e aplicações. 6.4 Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dados, redes, inclusive firewalls e proxies, pessoas e ambiente físico. 6.5 Legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. 6.6 Ferramentas IDS.
    7 Planejamento de sistemas de informação. 7.1 Conceitos. 7.2 Métodos de planejamento. 7.3 Planejamento estratégico empresarial. 7.4 Planejamento estratégico de informação. 7.5 Integração dos elementos das camadas de planejamento. 7.6 Identificação de necessidades de informação. 7.7 Arquitetura de sistemas de informação. 7.8 Plano de informática. 7.9 Componentes e priorização.
    8 Formalização e controle. 8.1 Organização e métodos. 8.2 Gerência de projetos. 8.3 Técnicas de entrevista. 8.4 Técnicas de reunião

  24. Rafael disse:

    1. Arquitetura e Organização de Computadores
    1.1. Conceitos;
    1.2. Processadores;
    1.3. Memórias;
    1.4. Entrada e saída;
    1.5. Processamento;
    1.6. Armazenamento;
    1.7. Montagem e manutenção de computadores;
    2. Sistemas Operacionais
    2.1. Conceitos;
    2.2. Processos;
    2.3. Memória;
    2.4. Arquivos;
    2.5. Entrada e saída;
    2.6. Sistemas Operacionais Windows 8: Conceitos e serviços;
    2.7. Sistemas Operacionais Linux: Conceitos e serviços;
    3. Redes de Computadores
    3.1. Topologias;
    3.2. Modelos de referência;
    3.3. Tecnologias de Redes Lan;
    3.4. Arquiteturas e Protocolos;
    3.5. Roteamento;
    4. Engenharia de Software
    4.1. Análise e projeto de software orientado a objetos;
    4.2. Linguagem de especificação de software orientado a objetos UML 2 (UnifiedModelingLanguage);
    5. Banco de Dados
    5.1. Conceitos;
    5.2. Projeto de banco de dados relacional (conceitual, lógico e físico);
    5.3. Linguagem de Definição de Dados (DDL), Linguagem de Manipulação de Dados (DML), Linguagem de Consulta de Dados (DQL) e Linguagem de Controle de Dados (DCL), Linguagem SQL Padrão ANSI 1999;
    5.4. Conceito e aplicabilidade de procedimentos armazenados no banco e gatilhos;
    5.5. Administração de bancos de dados;
    6. Linguagens de Programação
    6.1. Programação Orientada a Objetos (Conceitos);
    6.2. Linguagem de Programação Python (sintaxe da linguagem, mecanismos de entrada e saída, manipulação de cadeiras de caracteres, tratamento de exceções e estruturas de dados);
    6.3. Programação de sistemas WEB;
    7. Segurança da Informação: fundamentos de segurança
    7.1. Noções de integridade e controle de acesso;
    7.2. Fundamentos de segurança de redes;

  25. Rodrigo disse:

    UFCG – Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Sistemas:

    1. Fundamentos de computação.
    2. Organização e arquitetura de computadores.
    3. Componentes de um computador (hardware e software).
    4. Princípios de sistemas operacionais.
    5. Aplicações de informática e microinformática.
    6. Ambiente Windows e Linux.
    7. Arquitetura de um SGBD.
    8. Bancos de dados.
    9. Modelos de Bancos de Dados.
    10. Projeto de Banco de Dados.
    11. Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento.
    12. Linguagem de consulta estruturada (SQL).
    13. Redes de computadores.
    14. Fundamentos de comunicação de dados.
    15. Meios físicos de transmissão.
    16. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores).
    17. Estações e servidores.
    18. Tecnologias de redes locais e de longa distância.
    19. Arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação.
    20. Arquitetura TCP/IP.
    21. Arquitetura cliente-servidor.
    22. Conceitos de Internet e Intranet.
    23. Administração de Informática: funções da administração e fatores críticos de sucesso.
    24. Sistemas de Informação: conceitos e tipologia (Sistema de Informação Gerencial, Executivo e Empresarial, Sistema Transacional, Sistema de Apoio à Decisão).
    25. Intranet, Groupware, Data Warehouse e Data Mining.
    26. Gerenciamento de processos, Cadeia de valor do negócio.
    27. Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio, Business Process Modeling Notation (BPMN), Modelagem de processos de negócio.
    28. Engenharia de Software: Evolução e características, Ciclo de vida, Metodologias e técnicas de especificação.
    29. Metodologia de Desenvolvimento de Software SCRUM, XP e RUP.
    30. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco.
    31. Teste e medidas de software.
    32. Análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases, ferramentas, diagramas e notações da Análise Estruturada, Engenharia da Informação.
    33. Análise e Projeto Orientados a Objetos (UML).
    34. Métricas de Software, Análise por Ponto de Função (APF), CMMI, MPS-BR.
    35. Algoritmos e programação estruturada: constantes, variáveis, comentários, expressões aritméticas, expressões lógicas, comandos de atribuição, comandos de entrada e saída.
    36. Estrutura seqüencial, estrutura condicional e estrutura de repetição.
    37. Estruturas de dados: variáveis compostas homogêneas (vetores e matrizes), variáveis compostas heterogêneas (registros), filas, e pilhas.
    38. Procedimentos e funções.
    39. Definição do problema.
    40. Desenvolvimento de algoritmo.
    41. Linguagem de programação: PHP 5 e JAVA 8

  26. Eduardo disse:

    TRT 21 – RN
    CARGO 11: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA
    INFORMAÇÃO – I BANCO DE DADOS: 1 Estruturas de informação: tipos básicos de estruturas; árvores;
    pilhas; grafos; pesquisa de dados; operações básicas sobre estruturas; classificação de dados e tipos
    abstratos de dados. 2 Sistemas operacionais Windows, Linux e BSB; desenvolvimento de aplicações
    WEB; Oracle; ferramentas CASE. 3 Mapeamento de dados (lógico e físico), modelagem relacional de
    dados; administração de dados; elaboração e implantação de projeto de banco de dados; elaboração de
    planos de manutenção; backup; tunning de banco de dados. II DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: 1
    Sistemas transacionais; arquitetura e padrões de projeto JEE; desenvolvimento Web: servlets, JSP e Ajax;
    frameworks JSF e Hibernate. 2 Bancos de dados; técnicas de análise de desempenho e otimização de
    consultas SQL. 3 Sistemas de suporte a decisão; conceitos básicos; arquiteturas e aplicações de
    datawarehousing, ETL, Olap e data mining; técnicas de modelagem e otimização de bases de dados
    multidimensionais. 4 Sistemas de gestão de conteúdo; arquitetura de informação: conceitos básicos e
    aplicações; portais corporativos: conceitos básicos e aplicações, portlets, RSS; acessibilidade na Web:
    conceitos básicos, recomendações W3C, e-Mag; workflow e gerenciamento eletrônico de documentos.
    5 Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web services: conceitos básicos e aplicações; padrões XML,
    XSLT, UDDI, WSDL e Soap; arquitetura e-Ping. 6 Programação e tecnologias Java, HTML, CSS, Javascript,
    DHTML, XML/XSD, JBoss Seam, JPA, Facelets, JNDI, JDBC. III SUPORTE TÉCNICO: 1 Ferramentas
    automatizadas de gestão de infraestrutura. 2 Sistemas operacionais Windows, Unix, Linux e BSD. 3
    Aplicações Web. 4 Banco de dados SQL Server. 5 Protocolos de roteamento RIP v.1 e v.2, OSPF e BGP. 6
    Tecnologias ethernet, frame-relay, ATM e MPLS. 7 Tecnologia de roteamentoswitches layer 3 e
    roteadores. 8 QOS e segurança em ambiente WAN. 9 Implantação de VOIP e VPN nas modalidades de
    acesso remoto LANtoLAN, WEBVPN etc. 10 Firewall e segurança de perímetro. 11 Ferramentas de
    gerenciamento de rede. 12 Estrutura SNA e protocolos para implantação de serviço SNA. 13 Projetos de
    cabeamento estruturado. 14 Instalação, configuração e administração de sistemas operacionais
    Windows Server Advanced e Enterprise, CentOS 4.4 Linux e Ubuntu Linux 6.06. 15 Infraestrutura de rede
    ethernet. 16 Protocolo TCP/IP. 17 Infraestrutura para servidores. 18 Servidores de correio eletrônico. 19
    Backup/restore. 20 Antivírus. 21 Antispam. 22 Servidor de aplicação. 23 Servidor de arquivos. 24 SQL. 25
    Radius. 26 RAID. 27 Administração de ativos de rede (switches, roteadores, concentradores). 28
    Administração de aplicação para monitoramento de servidores e serviços. 29 Administração de
    unidades de fita LTO. IIV GESTÃO E GOVERNANÇA DE TI: 1 Gestão estratégica; planejamento estratégico
    de negócio; planejamento estratégico de TI; alinhamento estratégico entre TI e negócio. 2
    Gerenciamento de projetosPMBOK; conceitos básicos; estrutura e objetivos; projetos e organização;
    ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto; processos, grupos de processos e áreas de
    conhecimento. 3 Gerenciamento de serviçosITIL v3; conceitos básicos, estrutura e objetivos;
    processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços. 4 Governança de TI
    COBIT; conceitos básicos, estrutura e objetivos; requisitos da informação; recursos de tecnologia da
    informação; domínios, processos e objetivos de controle. 5 Qualidade de softwareCMMI; conceitos
    básicos, estrutura e objetivos; disciplinas e formas de representação; níveis de capacidade e
    maturidade; processos e categorias de processos. V SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de
    segurança da informação; normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; classificação e controle de ativos de
    informação; segurança de ambientes físicos e lógicos; controles de acesso; definição, implantação e
    26
    gestão de políticas de segurança e auditoria. 2 Gestão de riscos; normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005;
    planejamento, identificação e análise de riscos; plano de continuidade de negócio. 3 Ataques a redes de
    computadores; prevenção e tratamento de incidentes. VI Regimento Interno do Tribunal Regional do
    Trabalho da 21.a Região.
    13.4 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
    Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4
    Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe
    da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal.
    11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
    Noções de Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas
    e apresentações. 1.1 Ambiente Microsoft Office. 1.2 Sistema operacional e ambiente Windows. 1.3
    Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 1.4 Conceitos básicos, ferramentas,
    aplicativos e procedimentos de Internet. 1.5 Sistema operacional e ambiente Linux. 1.6 Edição de textos,
    planilhas e apresentações em ambiente Linux. 1.7 BrOffice: editores de texto (Writer) e planilhas
    eletrônicas (Calc). 2 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de
    correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 Conceitos básicos e modos de
    utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4
    Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de Informações e conceitos básicos de segurança da
    informação.
    Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e
    conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade;
    equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de
    contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e
    matriciais.

    13.2 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
    Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4
    Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe
    da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal.
    11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
    Noções de Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas
    e apresentações. 1.1 Ambiente Microsoft Office. 1.2 Sistema operacional e ambiente Windows. 1.3
    Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 1.4 Conceitos básicos, ferramentas,
    aplicativos e procedimentos de Internet. 1.5 Sistema operacional e ambiente Linux. 1.6 Edição de textos,
    planilhas e apresentações em ambiente Linux. 1.7 BrOffice: editores de texto (Writer) e planilhas
    eletrônicas (Calc). 2 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de
    correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 Conceitos básicos e modos de
    16
    utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4
    Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de Informações e conceitos básicos de segurança da
    informação.
    Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e
    conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade;
    equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de
    contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e
    matriciais.

  27. Eli disse:

    CONCURSO: TRT/RN
    BANCA: CESPE
    CARGO 11: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA
    INFORMAÇÃO – I
    BANCO DE DADOS: 1 Estruturas de informação: tipos básicos de estruturas; árvores;
    pilhas; grafos; pesquisa de dados; operações básicas sobre estruturas; classificação de dados e tipos
    abstratos de dados. 2 Sistemas operacionais Windows, Linux e BSB; desenvolvimento de aplicações
    WEB; Oracle; ferramentas CASE. 3 Mapeamento de dados (lógico e físico), modelagem relacional de
    dados; administração de dados; elaboração e implantação de projeto de banco de dados; elaboração de
    planos de manutenção; backup; tunning de banco de dados. II DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: 1
    Sistemas transacionais; arquitetura e padrões de projeto JEE; desenvolvimento Web: servlets, JSP e Ajax;
    frameworks JSF e Hibernate. 2 Bancos de dados; técnicas de análise de desempenho e otimização de
    consultas SQL. 3 Sistemas de suporte a decisão; conceitos básicos; arquiteturas e aplicações de
    datawarehousing, ETL, Olap e data mining; técnicas de modelagem e otimização de bases de dados
    multidimensionais. 4 Sistemas de gestão de conteúdo; arquitetura de informação: conceitos básicos e
    aplicações; portais corporativos: conceitos básicos e aplicações, portlets, RSS; acessibilidade na Web:
    conceitos básicos, recomendações W3C, e-Mag; workflow e gerenciamento eletrônico de documentos.
    5 Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web services: conceitos básicos e aplicações; padrões XML,
    XSLT, UDDI, WSDL e Soap; arquitetura e-Ping. 6 Programação e tecnologias Java, HTML, CSS, Javascript,
    DHTML, XML/XSD, JBoss Seam, JPA, Facelets, JNDI, JDBC. III SUPORTE TÉCNICO: 1 Ferramentas
    automatizadas de gestão de infraestrutura. 2 Sistemas operacionais Windows, Unix, Linux e BSD. 3
    Aplicações Web. 4 Banco de dados SQL Server. 5 Protocolos de roteamento RIP v.1 e v.2, OSPF e BGP. 6
    Tecnologias ethernet, frame-relay, ATM e MPLS. 7 Tecnologia de roteamentoswitches layer 3 e
    roteadores. 8 QOS e segurança em ambiente WAN. 9 Implantação de VOIP e VPN nas modalidades de
    acesso remoto LANtoLAN, WEBVPN etc. 10 Firewall e segurança de perímetro. 11 Ferramentas de
    gerenciamento de rede. 12 Estrutura SNA e protocolos para implantação de serviço SNA. 13 Projetos de
    cabeamento estruturado. 14 Instalação, configuração e administração de sistemas operacionais
    Windows Server Advanced e Enterprise, CentOS 4.4 Linux e Ubuntu Linux 6.06. 15 Infraestrutura de rede
    ethernet. 16 Protocolo TCP/IP. 17 Infraestrutura para servidores. 18 Servidores de correio eletrônico. 19
    Backup/restore. 20 Antivírus. 21 Antispam. 22 Servidor de aplicação. 23 Servidor de arquivos. 24 SQL. 25
    Radius. 26 RAID. 27 Administração de ativos de rede (switches, roteadores, concentradores). 28
    Administração de aplicação para monitoramento de servidores e serviços. 29 Administração de
    unidades de fita LTO. IIV GESTÃO E GOVERNANÇA DE TI: 1 Gestão estratégica; planejamento estratégico
    de negócio; planejamento estratégico de TI; alinhamento estratégico entre TI e negócio. 2
    Gerenciamento de projetosPMBOK; conceitos básicos; estrutura e objetivos; projetos e organização;
    ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto; processos, grupos de processos e áreas de
    conhecimento. 3 Gerenciamento de serviçosITIL v3; conceitos básicos, estrutura e objetivos;
    processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços. 4 Governança de TI
    COBIT; conceitos básicos, estrutura e objetivos; requisitos da informação; recursos de tecnologia da
    informação; domínios, processos e objetivos de controle. 5 Qualidade de softwareCMMI; conceitos
    básicos, estrutura e objetivos; disciplinas e formas de representação; níveis de capacidade e
    maturidade; processos e categorias de processos. V SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de
    segurança da informação; normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; classificação e controle de ativos de
    informação; segurança de ambientes físicos e lógicos; controles de acesso; definição, implantação e
    26
    gestão de políticas de segurança e auditoria. 2 Gestão de riscos; normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005;
    planejamento, identificação e análise de riscos; plano de continuidade de negócio. 3 Ataques a redes de
    computadores; prevenção e tratamento de incidentes. VI Regimento Interno do Tribunal Regional do
    Trabalho da 21.a Região.
    13.2 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
    Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4
    Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe
    da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal.
    11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
    Noções de Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas
    e apresentações. 1.1 Ambiente Microsoft Office. 1.2 Sistema operacional e ambiente Windows. 1.3
    Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 1.4 Conceitos básicos, ferramentas,
    aplicativos e procedimentos de Internet. 1.5 Sistema operacional e ambiente Linux. 1.6 Edição de textos,
    planilhas e apresentações em ambiente Linux. 1.7 BrOffice: editores de texto (Writer) e planilhas
    eletrônicas (Calc). 2 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de
    correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 3 Conceitos básicos e modos de
    16
    utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. 4
    Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de Informações e conceitos básicos de segurança da
    informação.
    Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e
    conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade;
    equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de
    contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e
    matriciais.

  28. DANILO COSTA disse:

    IFS – ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – ÁREA: SUPORTE EM INFRAESTRUTURA E REDES Computadores – (IFS – INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)

    LÍNGUA PORTUGUESA
    Compreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais. Tipologia textual. (sequências,narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal). Elementos de coesão e coerência textual.Funções da linguagem. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego e descrição das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. (ênfase em concordância e regência). Significação das palavras e inferência lexical através do contexto.
    LÍNGUA INGLESA
    Compreensão de textos escritos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.
    RACIOCÍNIO LÓGICO
    Lógica: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, área, volume, massa e tempo. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem, proporcionalidade direta e inversa, regras de três, juros simples e compostos. Sequências e reconhecimento de padrões. Princípios de contagem e noção de probabilidade. Tratamento da informação: noções básicas de estatística, tabelas e gráficos.
    NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO
    Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da
    União, das autarquias e das fundações públicas federais. Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

  29. DANILO COSTA disse:

    IFS – ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – ÁREA: SUPORTE EM INFRAESTRUTURA E REDES Computadores – (IFS – INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)

    arquitetura de computadores; componentes de um computador (hardware e software). Linguagens de programação; compiladores e interpretadores; sistemas de numeração e representação de dados numéricos, textuais e estruturados; aritmética computacional. Sistemas operacionais: funções básicas; sistemas de arquivos e gerenciamento de memória. Orientação a objetos: classes e objetos; herança e polimorfismo; encapsulamento. Conhecimentos de HTML, XML (e seus derivativos). Redes de computadores e sistemas distribuídos: arquiteturas de rede; topologias; tecnologias de rede LAN, WAN e wireless; equipamentos de conexão e transmissão; QOS; modelo OSI da ISO; arquitetura e protocolos TCP/IP; nível de aplicação TCP/IP: DNS, FTP, NFS, TELNET, SMTP, HTTP, LDAP,DHCP, IPSEC, SSH, SNMP e NAT; noções básicas de IPv6; conceitos de storage (NAS e SAN). Segurança em redes de computadores: prevenção e tratamento de incidentes; dispositivos de segurança: firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT e VPN; tipos de ataques: spoofing, flood, DoS, DDoS, phishing; malwares: vírus de computador, cavalo de Troia, adware, spyware, backdoors, keylogger, worms. Criptografia: conceitos básicos e aplicações; protocolos criptográficos; criptografia simétrica e assimétrica; principais algoritmos; assinatura e certificação digital. Serviços de rede: serviços de nomes (BIND e Windows DNS Server); serviços de diretório (Microsoft Active Directory). Servidores de páginas (Apache e IIS). Servidores de correio eletrônico. Servidores de aplicação Java Platform, Enterprise Edition (JEE) Servidores DHCP. Servidores de arquivos. Redes virtuais privadas (VPN). Ambientes operacionais: Microsoft Windows 2008, 2012, 8 e Linux. Linguagens de controle. Conceitos, estruturas, utilitários, comandos, configuração e implementação. Administração e configuração de grupos, usuários, direitos de acesso, domínios, relações entre os componentes. Sistemas de arquivos: FAT e variações, NTFS. Permissões de acesso (ACL). Gerenciamento ló- gico de volumes (LVM). Conceitos, estruturas, definição, alocação, organização de arquivos, proteção, tipos de registros, métodos de acesso. Serviços de diretório: Active Directory e LDAP; interoperabilidade. Tecnologias e arquitetura de Datacenter: conceitos básicos; serviços de armazenagem, padrões de disco e de interfaces; RAID; tecnologias de armazenagem DAS, NAS e SAN; tecnologias de backup; de duplicação; ILM – Information Lifecycle Management. Serviços de rede: serviços de nomes (BIND e Windows DNS Server); serviços de diretório. Servidores de páginas em HTML (Apache e IIS). Virtualização: Conceitos, técnicas e práticas. VMware, Hyper-V. Boas práticas de TI: fundamentos de ITIL v3. Fundamentos de CobIT4.1. Conhecimentos de banco de dados. Administração, SQL. Sistemas gerenciadores de bancos de dados. Oracle 11g ou posterior, MS SQL Server 2005, MS SQL Server 2012.

  30. DANILO COSTA disse:

    CODEBA – ANALISTA PORTUÁRIO – ANALISTA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO – FGV

    Organização básica de computadores. Componentes de um computador (hardware e software).
    Linguagens de programação; compiladores e interpretadores; sistemas de numeração e representação de dados numéricos, textuais e estruturados; aritmética computacional. Estruturas de dados. Algoritmos fundamentais: busca, inserção, atualização e remoção em diversas estruturas (listas, árvores, árvores balanceadas, heaps). Algoritmos de ordenação. Tabelas de dispersão (hashing). Noções de C e Java.
    Sistemas operacionais: funções básicas; sistemas de arquivos e gerenciamento de memória. 3. Sistema operacional Windows 7 e posterior: manipulação de janelas, programas e arquivos; instalação e desinstalação de programas; principais utilitários; telas de controle e menus típicos; mecanismos de ajuda; mecanismos de busca. Administração de usuários. Servidores Web. Redes de computadores: fundamentos de comunicação de dados; meios físicos; serviços de comunicação; redes locais e redes geograficamente distribuídas; TCP/IP; protocolos e serviços. Segurança em redes de computadores: prevenção e tratamento de incidentes; dispositivos de segurança: firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT e VPN; Ataques: tipos de ataque e prevenção. Criptografia: Conceitos básicos e aplicações. Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Conhecimentos de HTML, XML e XML schema. Modelagem de dados, conceitual e semântica. Modelo de Entidades e Relacionamentos. Notação IDEF1X. Projeto de bancos de dados: teoria. Projetos lógico e físico. Dependências funcionais. Normalização. Operações. Linguagem SQL. Consultas e subconsultas. Comandos de manipulação de dados. Outros comandos para manipulação (DML), controle (DCL) e descrição de dados (DDL). Segurança em bancos de dados. Distribuição de dados e transações. Conhecimentos de MS SQL Server 2012. Interfaces de utilização: principais propriedades e características das bibliotecas e componentes mais difundidos. Engenharia de software. Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Métricas e estimativas de software. Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Técnicas de elicitação de requisitos. Gerenciamento de requisitos. Especificação de requisitos. Técnicas de validação de requisitos. Prototipação. Arquitetura Orientada a Serviços (SOA-Service Oriented Architecture). Aplicativos de escritório. Editores de texto: formatação, configuração de páginas, impressão, títulos, fontes, tabelas, corretores ortográficos, manipulação de figuras, cabeçalhos, rodapés, anotações e outras funcionalidades de formatação. Manipulação de arquivos: leitura e gravação; controle de alterações; uso de senhas para proteção. Formatos para gravação. Mala direta. Macros. Impressão. Criação e manipulação de formulários. MS Word 2010 BR ou superior. 5. Planilhas: criação, manipulação de dados, fórmulas, cópia e recorte de dados, formatação de dados e outras funcionalidades para operação. Manipulação de arquivos: leitura e gravação. Macros. Recursos para impressão. Importação e exportação de dados. Proteção de dados e planilhas. MS Excel 2010 BR ou superior.

  31. DANILO COSTA disse:

    IFBAIANO – Técnico de Tecnologia da Informação – FUNRIO

    Hardware: processadores, barramentos, memórias, placa-mãe, BIOS, placas de periféricos: vídeo, áudio, rede; portas de comunicação serial e paralela; periféricos de informática; dispositivos de armazenamento: disco rígido SAS, SATA e SCSI; CD e DVD.
    Redes de computadores: conceitos de Intranet e Internet; modelo OSI e TCP/IP; especificações IEEE 802.3, 802.11, 802.1x, 802.1q; Padrões de cabeamento estruturado; fibras ópticas; redes sem fio (wireless). Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores); protocolo TCP/IP; Conceitos básicos de “firewall”; Prevenção de intrusão; auditoria; sistemas de criptografia e suas aplicações.; Conceitos e funcionamento dos serviços de rede em sistemas Linux: DNS, HTTP, LDAP, SAMBA, DHCP, SSH; Conceitos de armazenamento: backup, RAID, administração de unidades de fita LTO; cabeamento de redes: fundamentos, cabos, instalação e conectores; equipamentos de rede: comutadores (switches), roteadores, firewall e pontos de acesso sem fio. Sistemas operacionais de rede: Linux, Windows XP e Windows 7; Administração de usuários, grupos e políticas de controle de acesso; compartilhamento de arquivos e impressoras; instalação e configuração de aplicativos de usuário (ex: navegadores, leitor de e-mail, suítes de escritório, antivírus, firewall). Sistemas operacionais: Linux e Windows. Aplicativos Office: LibreOffice (Writer, Calc e Impress) e Microsoft Office (Word, Excel e Power Point)

  32. DANILO COSTA disse:

    ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SISTEMAS OPERACIONAIS -INSTITUTOAOCP

    1. Infra-estrutura de TI.
    2. Sistemas operacionais Windows, Linux e Unix: conceitos básicos, noções de operação e administração. Administração, análise de performance, inventário e tunning de sistemas aplicativos nos ambientes de sistemas operacionais com plataformas Windows, Linux e Unix.
    3. Infra-estruturas de rede locais e remotas, protocolos de rede, tecnologias de redes locais e de inter-redes.
    4. Arquiteturas e protocolos para redes de transmissão de dados (LAN/MAN).
    5. Soluções de alta disponibilidade.
    6. Sistemas de gerenciamento de rede: conceitos básicos, noções de operação e administração.
    7. Software livre, especialmente quanto a ferramentas para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais.
    8. Serviços de rede (correio eletrônico, SMTP, DNS, WINS, DHCP, FTP, HTTP/S, SSH, dentre outros).
    9. Arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados (SAN).
    10. Soluções de alta disponibilidade.
    11.Backup e restore de dados.
    12. Servidores Web e Servidores de aplicação J2EE e PHP: conceitos básicos, noções de operação e administração.
    13. Gerenciamento de serviçosITIL V2/V3.
    14. Gerenciamento de servidor de versionamento de código fonte e documentação – SVN.
    15. Conceitos básicos, estrutura e objetivos.
    16. Implementação do gerenciamento de serviços de TI.
    17. Processos e funções de suporte de serviços.
    18. Processos de entrega de serviços.
    19. Processos de gerenciamento de infra-estrutura

  33. DANILO COSTA disse:

    Analista de Tecnologia da Informação – Infraestrutura – FUNRIO

    1. ENGENHARIA DE SOFTWARE: Ciclo de vida; Metodologias de desenvolvimento; Engenharia de requisitos; Análise e Projeto de sistemas; Arquitetura de software; Interoperabilidade; Padrões de projeto; UML; Estratégias e técnicas de teste de software; Gerenciamento e controle de versões de software;

    2. PROGRAMAÇÃO: Estrutura de dados e algoritmos; Conceitos fundamentais de programação orientada a objetos; Implementação de conceitos sobre programação orientada a objetos em Java; Conceitos sobre tecnologias Java JSF, JPA e JEE; Javascript; HTML; Linguagem PHP;
    3. BANCO DE DADOS: Conceitos básicos e definições; Modelo Entidade – Relacionamento; Linguagem SQL; Restrições de integridade; Sistemas de Gerenciamento de Bancos Dados (SGBD): Conceitos, Alta disponibilidade, Segurança, Gerência de transações, Gerência de bloqueios e Gerência de desempenho;
    4. GOVERNANÇA DE TI: Gerenciamento de Serviços de TI com ITIL 2011 (conceitos, estratégia de serviço, desenho de serviço, transição de serviço, operação de serviço e melhoria contínua de serviço); Gerenciamento de projetos com PMBOK 5a edição (conceitos, grupos de processos, áreas de conhecimento e processos); Gestão da Segurança da Informação: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006 e ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005;
    5. ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES: Organização de sistemas de computadores; Componentes básicos de hardware e software; Tipos de memória, hierarquia de memória; Sistemas de entrada e saída; Sistemas de numeração e codificação; Aritmética computacional; Arquitetura de computadores RISC e CISC; Paralelismo;
    6. SISTEMAS OPERACIONAIS: Gerência de processos, memória, dispositivos de I/O; Conceitos de concorrência, paralelismo; Cluster e computação em grade (grid); Computação em Nuvem; Sistemas de arquivos; Características dos sistemas operacionais corporativos da família Windows e Linux: Fundamentos, administração, comandos básicos, linguagens de script;
    7. REDES DE COMPUTADORES: Fundamentos de redes de computadores; Modelo de referência OSI e TCP/IP; Topologias e tipos de redes; Arquitetura e protocolos da família TCP/IP; Equipamentos de rede; Endereçamento físico e lógico – IPv4 e IPv6; Roteamento; Segmentação: subrede, VLAN; Acesso e Compartilhamento de Arquivos Remotos; Servidores Web: Apache e IIS; Serviço de diretório: LDAP, Active Directory; VoIP; Redes sem fio (wireless): conceitos e protocolos; Gerenciamento de redes de computadores: conceitos, protocolo SNMP, MIB, agentes e gerentes; Tecnologias de redes de longa distância; Qualidade de Serviço (QoS);
    8. SEGURANÇA DE REDES: Criptografia: Conceitos básicos e aplicações, protocolos criptográficos; Criptografia simétrica e assimétrica; Principais algoritmos criptográficos; Assinatura e Certificação Digital; Dispositivos de segurança: Firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT e VPN; Tipos de ataques: spoofing, flood, DoS, DDoS e phishing;
    9. TECNOLOGIAS E ARQUITETURAS DE DATA CENTER: Conceitos básicos; Serviços de armazenamento, padrões de disco e de interfaces; RAID; Tecnologias de armazenamento DAS, NAS e SAN; Tecnologias de backup, políticas de backup; Deduplicação; Virtualização e Clusterização de servidores; Soluções de alta disponibilidade: Balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado.

  34. Valdir Silva disse:

    Conceitos básicos sobre redes de computadores: comunicação de dados; Internet; classificação; topologias. Modelos de camada TCP/IP; OSI.

    Meios de transmissão: cabo de par trançado; cabo coaxial; fibra ótica; comunicação sem fio. Camada física: conceitos de sinais; modos de transmissão; codificação; modulação; multiplexação; espalhamento espectral; comutação; cabeamento estruturado.

    Camada de enlace. Detecção de erros; controle de erro e fluxo; controle de acesso; padrão Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet; interligando LANs (Repetidores, hub e switches); VLANs.

    Camada de rede. Endereçamento IPv4 e IPv6; roteamento; Protocolo IP; Protocolo ARP; Protocolo ICMP; Protocolo Ipv6.

    padrão wireless (IEEE 802.11);

  35. Carlos disse:

    UFPB – Técnico de Tecnologia da Informação – IDECAN

    1 Instalação, configuração e utilização de sistemas operacionais Linux, Windows XP e Vista/7.
    “2 Instalação, configuração e utilização de aplicativos Microsoft Office XP, 2003 e 2010
    (Word, Excel, PowerPoint e Access) e LibreOffice 3.5 ou superior.”
    3 Instalação, configuração e manutenção de infraestrutura de rede local: cabeamento estruturado, wireless,
    equipamentos e dispositivos de rede e protocolos de comunicação em redes.
    4 Instalação, configuração e utilização de impressoras com tecnologia laser e scanners.
    “5 Manutenção de periféricos e microcomputadores: processadores, barramentos, memórias,
    placas‐mãe, setup, placas de vídeo, placas de som e placas de rede.”
    6 Armazenamento e recuperação de dados: discos rígidos SCSI, RAID e hot swap.
    7 Instalação e montagem de microcomputadores.
    8 Redes de computadores: tipos, componentes e tipos de servidores.
    9 Protocolos: conceitos básicos, modelo OSI, padrão IEEE 802
    TCP/IP: fundamentos, camadas e endereçamento IP.
    Protocolos de aplicação: DNS, Telnet, FTP, TFTP, SMTP e HTTP.
    10 Cabeamento de rede: cabos, instalação e conectores.
    11 Redes sem fio: fundamentos e IEEE 802.1.
    12 Equipamentos de redes: repetidores, pontes, switches e roteadores.
    13 Arquivos e impressoras: compartilhamento, instalação e acessos.
    “14 Administração de usuários: gerenciamento, usuários e grupos, política de segurança
    e configurações de segurança.”
    15 Conceitos de internet e intranet.
    16 Ferramentas e aplicações de informática: browsers de internet.
    17 Instalação, configuração e utilização de correio eletrônico.
    18 Segurança da informação.
    19 Cópia de segurança.
    20 Vírus: características, métodos de combate, formas de ataque e nomenclatura.

  36. Edson Costa disse:

    CONCURSO: TRF/RJ – ANALISTA JUDICIÁRIO – INFORMÁTICA
    BANCA:FCC

    Arquitetura de computadores
    Organização e funcionamento dos componentes principais: processadores, sistemas de memória, sistemas de armazenamento e periféricos de entrada e saída; execução de instruções.

    Segurança da informação
    Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005; gestão de risco e políticas de segurança da informação; segurança de equipamentos servidores, estações de trabalho, redes e dispositivos móveis; SSL/TLS, IPsec, VPNs; criptografia e suas aplicações, PKI e a infraestrutura brasileira de chaves públicas; plano de continuidade do negócio.

    Bancos de dados
    Fundamentos em SGBDs; diagrama de Entidade-Relacionamento, modelo relacional: tabelas, views, DDL, DML, chaves, índices, integridade e restrições; normalização de dados; linguagem SQL básica e avançada; conceitos de data warehouse e data mining; transações e seu gerenciamento; política de back-up. Conceitos de Arquitetura do SGDB ORACLE, Administração de Base de Dados ORACLE.

    Sistemas operacionais
    Conceituação, gerenciamento de processadores, gerenciamento de memória, gerenciamento de entrada/saída, sistemas de arquivos; Microsoft Windows Server 2003/2008, Active Directory; administração de contas; Unix; virtualização; gerenciamento de sistemas de arquivos CIFS e NFS.

    Redes de computadores
    Meios de transmissão; técnicas básicas de comunicação de dados; arquitetura e protocolos de redes de comunicação de dados; modelo de referência OSI; tecnologias de rede local Ethernet/Fast Ethernet/Gigabit Ethernet; redes sem fio (wireless); elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores); redes locais virtuais (IEEE 802.1Q); qualidade de serviço (QoS), priorização de pacotes (IEEE 802.1p) protocolo TCP/IP; protocolo ICMP; técnicas de roteamento de pacotes de dados; serviços de nomes de domínios (DNS); serviço DHCP; serviços HTTP e HTTPS; serviço de transferência de mensagens SMTP; firewall, filtro de conteúdo, NAT, VPN, IPS/IDS;

    Engenharia de software
    Processos de software: Conceitos de ciclo de vida e ciclo de desenvolvimento, RUP, SCRUM; XP; análise e projeto estruturado; orientação a objetos: classes e objetos, método, herança, polimorfismo, interfaces, estados, pacotes e mensagens; ferramentas CASE: noções básicas; UML: visão geral, modelos e diagramas; testes (planos de testes, casos de testes; tipos de testes, técnicas de teste), homologação e implantação de sistemas; métricas de software: pontos de função; qualidade de software: conformidade, tolerância a falhas, interoperabilidade, usabilidade, acessibilidade; arquitetura de sistemas: cliente/servidor, multicamadas, webserver e orientada a serviços (SOA); padrões de projetos (design patterns). Conceitos gerais linguagem JAVA, JSP, Servlet, JSF, JBPM, Javascript, caracterização JZEE, Mapeamento de Persistência objeto/relacional.

    Gestão de tecnologia da Informação:
    Fundamentos de ITIL e COBIT; gerenciamento de projetos: conceitos, gestão de integração do projeto, gestão do escopo do projeto, gestão de tempo do projeto, gestão de custos do projeto, gestão da qualidade do projeto, gestão de recursos humanos do projeto, gestão das comunicações do projeto, gestão de riscos do projeto, gestão de aquisições do projeto; Instrução Normativa 04, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, de 12 de novembro de 2010. MO Req – JUS (Resolução 91 do Conselho Nacional de Justiça, de 29 de setembro de 2009).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *